O uso dos jogos digitais na formação continuada de docentes para o ensino de música na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OGATA, Beatriz de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1323
Resumo: Este estudo está vinculado a linha de pesquisa Formação e ação do profissional docente e práticas educativas do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Com a aprovação da Lei n.º 13.278 de 2016, a música, o teatro, as artes visuais e a dança, tornaram-se conteúdos obrigatórios na educação básica. Além disso, a lei menciona a necessidade de uma adequada formação docente em um prazo de cinco anos, e para isso, meios alternativos são necessários. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa viável. Os jogos digitais, hoje muito utilizados por crianças, jovens e adultos, são potenciais na educação como mostram diversos estudos. Destarte, a pesquisa buscou analisar o potencial pedagógico de jogos digitais para a formação continuada de docentes responsáveis pelo ensino de música no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo colaborativa que foi realizada em uma escola de ensino básico privada. Os participantes deste estudo foram 01 docente responsável pelo ensino de música, 10 estudantes do 5º ano e 10 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para responder as questões que nortearam esta pesquisa, alguns procedimentos foram estipulados. Primeiro foi realizada uma formação continuada com o docente utilizando jogos digitais para o ensino de música, depois os mesmos jogos serviram de recursos nas aulas de música durante um período de uma semana. Para a coleta dos dados foram empregados os seguintes instrumentos: coleta de documentos, observação, entrevista e questionário. Para a análise desses dados foi utilizada a análise textual discursiva. Como resultado, foi constatado que as respostas dos estudantes apresentaram maior qualidade em detalhes no desenvolvimento cognitivo e perceptivo nos parâmetros físicos do som. A utilização desses jogos como recurso metodológico se mostrou uma forma de envolver os estudantes em um processo de aprendizagem de forma autônoma. O docente, relatou a melhora na interação, participação e motivação dos estudantes ao utilizar os jogos. Além disso, sentiu-se motivado em realizar outras formações continuadas. Logo, concluiu-se que os jogos digitais analisados são potenciais para a formação continuada de docentes em música.
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spelling O uso dos jogos digitais na formação continuada de docentes para o ensino de música na educação básicaThe use of digital games in the continuing education of teachers for teaching music in basic educationEducação MusicalFormação ContinuadaJogos DigitaisLei n. 13.278/16Music EducationContinuing Teachers FormationDigital GamesLaw n.. 13278/16CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo está vinculado a linha de pesquisa Formação e ação do profissional docente e práticas educativas do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Com a aprovação da Lei n.º 13.278 de 2016, a música, o teatro, as artes visuais e a dança, tornaram-se conteúdos obrigatórios na educação básica. Além disso, a lei menciona a necessidade de uma adequada formação docente em um prazo de cinco anos, e para isso, meios alternativos são necessários. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa viável. Os jogos digitais, hoje muito utilizados por crianças, jovens e adultos, são potenciais na educação como mostram diversos estudos. Destarte, a pesquisa buscou analisar o potencial pedagógico de jogos digitais para a formação continuada de docentes responsáveis pelo ensino de música no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo colaborativa que foi realizada em uma escola de ensino básico privada. Os participantes deste estudo foram 01 docente responsável pelo ensino de música, 10 estudantes do 5º ano e 10 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para responder as questões que nortearam esta pesquisa, alguns procedimentos foram estipulados. Primeiro foi realizada uma formação continuada com o docente utilizando jogos digitais para o ensino de música, depois os mesmos jogos serviram de recursos nas aulas de música durante um período de uma semana. Para a coleta dos dados foram empregados os seguintes instrumentos: coleta de documentos, observação, entrevista e questionário. Para a análise desses dados foi utilizada a análise textual discursiva. Como resultado, foi constatado que as respostas dos estudantes apresentaram maior qualidade em detalhes no desenvolvimento cognitivo e perceptivo nos parâmetros físicos do som. A utilização desses jogos como recurso metodológico se mostrou uma forma de envolver os estudantes em um processo de aprendizagem de forma autônoma. O docente, relatou a melhora na interação, participação e motivação dos estudantes ao utilizar os jogos. Além disso, sentiu-se motivado em realizar outras formações continuadas. Logo, concluiu-se que os jogos digitais analisados são potenciais para a formação continuada de docentes em música.This study is linked to the line of research Training and action of the teaching professional and educational practices of the Master's Program in Education at the University of Oeste Paulista - UNOESTE. With the approval of Law No. 13,278 of 2016, music, theater, visual arts and dance have become mandatory content in basic education. In addition, the law mentions the need for adequate teacher training within five years, and for this, alternative means are necessary. In this sense, continuing education can be a viable alternative. Digital games, now widely used by children, youth and adults, are potential in education as shown by several studies. Thus, the research sought to analyze the pedagogical potential of digital games for the continuing education of teachers responsible for teaching music in elementary school. It is a qualitative research of the collaborative type that was carried out in a private elementary school. The participants in this study were 01 teacher responsible for teaching music, 10 students from the 5th year and 10 students from the 9th year of Elementary School. To answer the questions that guided this research, some procedures were stipulated. First, continuous training was carried out with the teacher using digital games for teaching music, then the same games served as resources in music classes for a period of one week. For data collection, the following instruments were used: document collection, observation, interview and questionnaire. For the analysis of these data, discursive textual analysis was used. As a result, it was found that the students' responses showed greater quality in detail in the cognitive and perceptual development in the physical parameters of the sound. The use of these games as a methodological resource proved to be a way of involving students in an autonomous learning process. The teacher reported the improvement in student interaction, participation and motivation when using the games. In addition, he felt motivated to undertake further training. Therefore, it was concluded that the digital games analyzed are potential for the continuing education of teachers in music.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoSousa, Sidinei de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0001-7101-8214http://lattes.cnpq.br/7073152836015033Gitahy, Raquel Rosan Christinohttp://orcid.org/0000-0002-5387-9536http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Constantino, Paulo Roberto Pradohttp://lattes.cnpq.br/8435853599892598OGATA, Beatriz de Oliveira2021-03-12T18:07:58Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOGATA, Beatriz de Oliveira. 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