O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente - SP, e tem como objetivo compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, as concepções e práticas para o ensino da linguagem escrita na pré-escola, dois últimos anos da Educação Infantil de uma rede pública de um município de porte médio do interior paulista. Essas teorias apresentam contribuições que consideramos essenciais à pesquisa ao discutir o desenvolvimento psíquico atrelado às condições objetivas de vida e educação. Realizamos revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022, elegendo como bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos artigos, dissertações e teses apontaram a necessidade de mais pesquisas, ressaltaram a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento de bebês e crianças e a variedade de assuntos e abordagens que coadunam esse processo. Realizamos também entrevista semiestruturada realizada com dez professoras. Por meio do método do materialismo histórico-dialético empreendemos as análises a partir de duas categorias analíticas, a saber: a) linguagem escrita: concepções e práticas; e b) implicações dos documentos norteadores e dos recursos didáticos na prática docente. Concluímos que as participantes compreendem a escrita como um conteúdo mais amplo do que somente a técnica da escrita e a alfabetização, propriamente dita, como objetivo do ensino fundamental. Contudo, é preciso aprofundar discussões sobre a não naturalização do desenvolvimento humano. Apontamos, nesse sentido, questões fundamentais para serem aprofundadas na formação em serviço, como a periodização do desenvolvimento psíquico; a pré-história da escrita, destacadamente a brincadeira de papéis sociais; os conteúdos de formação operacional e formação teórica; relações entre o ensino da linguagem escrita e o ensino do sistema de escrita; relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a consciência fonológica, de modo especial, a consciência fonêmica por meio da análise sonora da palavra. Ressaltamos a necessidade de análise criteriosa dos documentos e materiais didáticos oriundos de programas federais ou estaduais, para que seja realizada, se for o caso, apropriação por superação, questão fundamental para uma Rede de ensino que pretende avançar coletivamente para alcançar o máximo desenvolvimento de bebês e crianças. A apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, contudo, a educação infantil deve investir na criação das bases para essa apropriação.
id UOES_be025da79558c8a3e955f6098b9e4533
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1524
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-CulturalThe teaching of written language in preschool: an analysis in the Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural PsychologyEducação infantilPré-escolaLinguagem escritaPedagogia Histórico-CríticaPsicologia Histórico-CulturalEarly childhood educationPreschoolWritten languageHistorical-Critical PedagogyHistorical-Cultural PsychologyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente - SP, e tem como objetivo compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, as concepções e práticas para o ensino da linguagem escrita na pré-escola, dois últimos anos da Educação Infantil de uma rede pública de um município de porte médio do interior paulista. Essas teorias apresentam contribuições que consideramos essenciais à pesquisa ao discutir o desenvolvimento psíquico atrelado às condições objetivas de vida e educação. Realizamos revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022, elegendo como bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos artigos, dissertações e teses apontaram a necessidade de mais pesquisas, ressaltaram a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento de bebês e crianças e a variedade de assuntos e abordagens que coadunam esse processo. Realizamos também entrevista semiestruturada realizada com dez professoras. Por meio do método do materialismo histórico-dialético empreendemos as análises a partir de duas categorias analíticas, a saber: a) linguagem escrita: concepções e práticas; e b) implicações dos documentos norteadores e dos recursos didáticos na prática docente. Concluímos que as participantes compreendem a escrita como um conteúdo mais amplo do que somente a técnica da escrita e a alfabetização, propriamente dita, como objetivo do ensino fundamental. Contudo, é preciso aprofundar discussões sobre a não naturalização do desenvolvimento humano. Apontamos, nesse sentido, questões fundamentais para serem aprofundadas na formação em serviço, como a periodização do desenvolvimento psíquico; a pré-história da escrita, destacadamente a brincadeira de papéis sociais; os conteúdos de formação operacional e formação teórica; relações entre o ensino da linguagem escrita e o ensino do sistema de escrita; relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a consciência fonológica, de modo especial, a consciência fonêmica por meio da análise sonora da palavra. Ressaltamos a necessidade de análise criteriosa dos documentos e materiais didáticos oriundos de programas federais ou estaduais, para que seja realizada, se for o caso, apropriação por superação, questão fundamental para uma Rede de ensino que pretende avançar coletivamente para alcançar o máximo desenvolvimento de bebês e crianças. A apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, contudo, a educação infantil deve investir na criação das bases para essa apropriação.This dissertation is linked to the line of research “Public Policies in Education, Training Processes and Diversity”, from the graduation program in Education (PPGE) of UNOESTE, Presidente Prudente Campus, and aims to understand the historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology, the conceptions and practices for teaching written language in preschool, the last two years of early childhood education in a public school in a medium-sized city in the countryside of São Paulo. These presented theories contributions that are considered essential to the research when discussing the psychic development linked to the objective conditions of life and education. In order to carry out the research, it was used a systematic literature review from 2018 to 2022, and we chose as databases the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The analyses of the articles, dissertations and theses pointed out the need for further research, highlighted the importance of written language for the development of babies and children and the variety of subjects and approaches that coincide with this process. It was also used semi-structured interviews with ten teachers. Through the method of historical-dialectical materialism, it had been undertaken the analyzes based on two analytical categories, namely: a) written language: conceptions and practices; and b) psychology of guiding documents and didactic resources in teaching practice. We concluded that the participants understand writing as a broader content than just the writing technique and literacy, itself, as a goal of elementary school. However, it is necessary to deepen discussions about the non-naturalization of human development, in order not to understand it as a domain of previously given powers. In this sense, it was pointed out fundamental issues to be deepened in in-service training, such as the periodization of psychic development; the prehistory of writing, notably the playing of social roles; the contents of operational training and theoretical training; relations between the teaching of written language and the teaching of the writing system; relationship between oral language and written language and also phonological awareness, in particular, phonemic awareness through sound analysis of the word. It is possible to highlight the importance of the cities having their own curriculum, elaborated collectively. This work emphasizes the need for careful analysis of documents and teaching materials originating from federal or state programs, so that appropriation by overcoming, if necessary, is carried out, a fundamental issue for a teaching network that intends to advance collectively to achieve the maximum development of babies and children. The appropriation of written language will be fully realized in elementary school, however, early childhood education must invest in creating the basis for this appropriation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoShimazaki, Elsa Midorihttps://orcid.org/0000-0002-2225-5667http://lattes.cnpq.br/9372609347074339Anjos, Ricardo Eleutério doshttps://orcid.org/0000-0001-7432-556Xhttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943Francisco, Marcos Viniciushttps://orcid.org/0000-0002-5410-2374http://lattes.cnpq.br/7996858773030239NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do2023-10-13T14:36:20Z2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do. O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023 .http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2023-10-14T04:03:29Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2023-10-14T04:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
The teaching of written language in preschool: an analysis in the Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology
title O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
spellingShingle O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do
Educação infantil
Pré-escola
Linguagem escrita
Pedagogia Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Early childhood education
Preschool
Written language
Historical-Critical Pedagogy
Historical-Cultural Psychology
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
title_full O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
title_fullStr O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
title_full_unstemmed O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
title_sort O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
author NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do
author_facet NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shimazaki, Elsa Midori
https://orcid.org/0000-0002-2225-5667
http://lattes.cnpq.br/9372609347074339
Anjos, Ricardo Eleutério dos
https://orcid.org/0000-0001-7432-556X
http://lattes.cnpq.br/1844230833604943
Francisco, Marcos Vinicius
https://orcid.org/0000-0002-5410-2374
http://lattes.cnpq.br/7996858773030239
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pré-escola
Linguagem escrita
Pedagogia Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Early childhood education
Preschool
Written language
Historical-Critical Pedagogy
Historical-Cultural Psychology
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Pré-escola
Linguagem escrita
Pedagogia Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Early childhood education
Preschool
Written language
Historical-Critical Pedagogy
Historical-Cultural Psychology
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente - SP, e tem como objetivo compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, as concepções e práticas para o ensino da linguagem escrita na pré-escola, dois últimos anos da Educação Infantil de uma rede pública de um município de porte médio do interior paulista. Essas teorias apresentam contribuições que consideramos essenciais à pesquisa ao discutir o desenvolvimento psíquico atrelado às condições objetivas de vida e educação. Realizamos revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022, elegendo como bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos artigos, dissertações e teses apontaram a necessidade de mais pesquisas, ressaltaram a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento de bebês e crianças e a variedade de assuntos e abordagens que coadunam esse processo. Realizamos também entrevista semiestruturada realizada com dez professoras. Por meio do método do materialismo histórico-dialético empreendemos as análises a partir de duas categorias analíticas, a saber: a) linguagem escrita: concepções e práticas; e b) implicações dos documentos norteadores e dos recursos didáticos na prática docente. Concluímos que as participantes compreendem a escrita como um conteúdo mais amplo do que somente a técnica da escrita e a alfabetização, propriamente dita, como objetivo do ensino fundamental. Contudo, é preciso aprofundar discussões sobre a não naturalização do desenvolvimento humano. Apontamos, nesse sentido, questões fundamentais para serem aprofundadas na formação em serviço, como a periodização do desenvolvimento psíquico; a pré-história da escrita, destacadamente a brincadeira de papéis sociais; os conteúdos de formação operacional e formação teórica; relações entre o ensino da linguagem escrita e o ensino do sistema de escrita; relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a consciência fonológica, de modo especial, a consciência fonêmica por meio da análise sonora da palavra. Ressaltamos a necessidade de análise criteriosa dos documentos e materiais didáticos oriundos de programas federais ou estaduais, para que seja realizada, se for o caso, apropriação por superação, questão fundamental para uma Rede de ensino que pretende avançar coletivamente para alcançar o máximo desenvolvimento de bebês e crianças. A apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, contudo, a educação infantil deve investir na criação das bases para essa apropriação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13T14:36:20Z
2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do. O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023 .
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524
identifier_str_mv NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do. O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023 .
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100156574040064