Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NICOCHELLI, Érica Gois
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1313
Resumo: O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. Partindo dos princípios do ensino de Língua Inglesa na escola pública, das políticas educacionais e, de certo modo, a formação docente embasada na reflexão sobre a ação, torna-se necessário evidenciar o professor enquanto pesquisador como forma de compreensão da práxis pedagógica. A pesquisa teve como objetivo principal: analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Considerando a abordagem da investigação adotada para este estudo, os seguintes aspectos foram contemplados: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores e, sobretudo, quanto ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Além do mais, foram apresentados exemplos práticos no interior das narrativas a fim de comprovar que há ensino e aprendizagem da língua inglesa, se respeitadas as singularidades de cada estudante, efetivação do protagonismo estudantil, a afetividade e empatia mediante as atividades realizadas. A partir daí, fica evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções realizadas em sala de aula, mas também ao considerar as trocas de ideias, experiências entre os pares e gestão escolar. Vale destacar que o professor, independente da área de formação, venha a refletir acerca das ações educativas tornando-se assim um pesquisador não somente dos conhecimentos científicos, mas também a partir do que ocorre na sala de aula, na escola e na educação de um modo geral. Ademais, por meio desta pesquisa, tornou-se possível compreender que os aspectos pessoais interferem direta e indiretamente nos aspectos profissionais de modo que, mesmo diante de incertezas, conflitos, instabilidades, ausência de recursos didático-pedagógicos e políticas contraditórias o processo educativo pode transcorrer de maneira efetiva.
id UOES_be4027cbbf7f23074c763c08e882a1c5
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1313
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditóriasTrajectory of an english teacher in the middle of contraditional guidelines and policiesEscola PúblicaEnsino de InglêsPolíticas EducacionaisNarrativas AutobiográficasFormação DocentePublic SchoolEnglish TeachingEducational PoliciesAutobiographies NarrativesTeaching TrainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. Partindo dos princípios do ensino de Língua Inglesa na escola pública, das políticas educacionais e, de certo modo, a formação docente embasada na reflexão sobre a ação, torna-se necessário evidenciar o professor enquanto pesquisador como forma de compreensão da práxis pedagógica. A pesquisa teve como objetivo principal: analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Considerando a abordagem da investigação adotada para este estudo, os seguintes aspectos foram contemplados: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores e, sobretudo, quanto ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Além do mais, foram apresentados exemplos práticos no interior das narrativas a fim de comprovar que há ensino e aprendizagem da língua inglesa, se respeitadas as singularidades de cada estudante, efetivação do protagonismo estudantil, a afetividade e empatia mediante as atividades realizadas. A partir daí, fica evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções realizadas em sala de aula, mas também ao considerar as trocas de ideias, experiências entre os pares e gestão escolar. Vale destacar que o professor, independente da área de formação, venha a refletir acerca das ações educativas tornando-se assim um pesquisador não somente dos conhecimentos científicos, mas também a partir do que ocorre na sala de aula, na escola e na educação de um modo geral. Ademais, por meio desta pesquisa, tornou-se possível compreender que os aspectos pessoais interferem direta e indiretamente nos aspectos profissionais de modo que, mesmo diante de incertezas, conflitos, instabilidades, ausência de recursos didático-pedagógicos e políticas contraditórias o processo educativo pode transcorrer de maneira efetiva.This study is part of the Graduate Program in Education of the University of Oeste Paulista (Unoeste), in Research Line 01: Public Policies in Education, training processes and diversity. Starting from the principles of English Language teaching in public schools, educational policies and, in a certain way, teacher training based on reflection on action, it becomes necessary to highlight the teacher as a researcher as a way of understanding pedagogical praxis. The research had as main objective: to analyze the path and the teaching challenges faced through the proposition of the educational policies related to the teaching of English in the state public school in an autobiographical perspective. Considering the research approach adopted for this study, the following aspects were contemplated: the state of knowledge; documental analysis; writing of narratives by the researcher herself. As a way to anchor this study, a critical-reflexive analysis of the instabilities and setbacks presented by current and previous educational policies and, above all, regarding English language teaching in the context of the state public school was outlined. In addition, practical examples were presented within the narratives in order to prove that there is teaching and learning of the English language, if the singularities of each student are respected, the effectiveness of the student's protagonism, affectivity and empathy through the activities performed. From this, it becomes evident the need for the teacher to have a voice in the school environment, not only through the interventions carried out in class, but also by considering the exchange of ideas, experiences among peers and school management. It is worth mentioning that the teacher, independent of the area of education, will reflect about educational actions, thus becoming a researcher not only of scientific knowledge, but also of what occurs in the classroom, at school and in education in general. Moreover, through this research, it has become possible to understand that personal aspects interfere directly and indirectly in professional aspects so that even in the face of uncertainties, conflicts, instabilities, lack of didactic-pedagogical resources and contradictory policies, the educational process can run effectively.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoDi Giorgi, Cristiano Amaral Garbogginihttps://orcid.org/0000-0002-3977-3217http://lattes.cnpq.br/7340016437698240Ortega , Eliane Maria Vanihttp://lattes.cnpq.br/6505123408970934Schlünzen, Elisa Tomoe Moriyahttps://orcid.org/0000-0003-1138-8541http://lattes.cnpq.br/7346754405819238NICOCHELLI, Érica Gois2021-02-10T17:22:05Z2020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNICOCHELLI, Érica Gois. Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1313porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2021-02-11T03:00:29Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2021-02-11T03:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
Trajectory of an english teacher in the middle of contraditional guidelines and policies
title Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
spellingShingle Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
NICOCHELLI, Érica Gois
Escola Pública
Ensino de Inglês
Políticas Educacionais
Narrativas Autobiográficas
Formação Docente
Public School
English Teaching
Educational Policies
Autobiographies Narratives
Teaching Training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_full Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_fullStr Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_full_unstemmed Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
title_sort Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias
author NICOCHELLI, Érica Gois
author_facet NICOCHELLI, Érica Gois
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
https://orcid.org/0000-0002-3977-3217
http://lattes.cnpq.br/7340016437698240
Ortega , Eliane Maria Vani
http://lattes.cnpq.br/6505123408970934
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
https://orcid.org/0000-0003-1138-8541
http://lattes.cnpq.br/7346754405819238
dc.contributor.author.fl_str_mv NICOCHELLI, Érica Gois
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública
Ensino de Inglês
Políticas Educacionais
Narrativas Autobiográficas
Formação Docente
Public School
English Teaching
Educational Policies
Autobiographies Narratives
Teaching Training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Escola Pública
Ensino de Inglês
Políticas Educacionais
Narrativas Autobiográficas
Formação Docente
Public School
English Teaching
Educational Policies
Autobiographies Narratives
Teaching Training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. Partindo dos princípios do ensino de Língua Inglesa na escola pública, das políticas educacionais e, de certo modo, a formação docente embasada na reflexão sobre a ação, torna-se necessário evidenciar o professor enquanto pesquisador como forma de compreensão da práxis pedagógica. A pesquisa teve como objetivo principal: analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Considerando a abordagem da investigação adotada para este estudo, os seguintes aspectos foram contemplados: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores e, sobretudo, quanto ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Além do mais, foram apresentados exemplos práticos no interior das narrativas a fim de comprovar que há ensino e aprendizagem da língua inglesa, se respeitadas as singularidades de cada estudante, efetivação do protagonismo estudantil, a afetividade e empatia mediante as atividades realizadas. A partir daí, fica evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções realizadas em sala de aula, mas também ao considerar as trocas de ideias, experiências entre os pares e gestão escolar. Vale destacar que o professor, independente da área de formação, venha a refletir acerca das ações educativas tornando-se assim um pesquisador não somente dos conhecimentos científicos, mas também a partir do que ocorre na sala de aula, na escola e na educação de um modo geral. Ademais, por meio desta pesquisa, tornou-se possível compreender que os aspectos pessoais interferem direta e indiretamente nos aspectos profissionais de modo que, mesmo diante de incertezas, conflitos, instabilidades, ausência de recursos didático-pedagógicos e políticas contraditórias o processo educativo pode transcorrer de maneira efetiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
2021-02-10T17:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NICOCHELLI, Érica Gois. Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1313
identifier_str_mv NICOCHELLI, Érica Gois. Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100162115764224