A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Jelson Becker
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/776
Resumo: The present study deals with the formation of moral character according to Kant s pedagogical doctrine, taking the notion of dignity of humanity (Würde der Menschheit) as a guiding of the educational process. As a formative conception, founded on the idea of the autonomy of the will, Kant's pedagogical doctrine seeks to consolidate the moral character through respect for the dignity of humanity. To the extent that it involves multiple aspects of his philosophical system, the kantian pedagogical conception is defined as an anthropological application of a priori principles. Thus, it argues that the dignity of humanity constitutes a link between the formal and empirical dimensions of Kant's moral philosophy. The dignity of humanity as a regulative idea of practical reason is defined as a motive (Bewegunsgsgrund) to act from duty , not merely in conformity with duty . It means to say that the idea of the dignity of humanity is implicit in the formula of humanity, imposing duties to oneself, as well as duties to others. So, Kant argues the primacy of duties to oneself in relation to duties to others. In short, the idea of the dignity of humanity must be brought to the consciousness of the pupil in the process of formation of the moral character becoming a normative element of his moral conduct
id UPF-1_2959cbab55d6a2713562b15d65649883
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/776
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Dalbosco, Claudio AlmirCPF:42457190010http://lattes.cnpq.br/1671875455751185CPF:64401707087http://lattes.cnpq.br/5894737131701976Salomão, Jelson Becker2018-01-10T18:06:50Z2015-08-272013-09-06SALOMÃO, Jelson Becker. A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/776The present study deals with the formation of moral character according to Kant s pedagogical doctrine, taking the notion of dignity of humanity (Würde der Menschheit) as a guiding of the educational process. As a formative conception, founded on the idea of the autonomy of the will, Kant's pedagogical doctrine seeks to consolidate the moral character through respect for the dignity of humanity. To the extent that it involves multiple aspects of his philosophical system, the kantian pedagogical conception is defined as an anthropological application of a priori principles. Thus, it argues that the dignity of humanity constitutes a link between the formal and empirical dimensions of Kant's moral philosophy. The dignity of humanity as a regulative idea of practical reason is defined as a motive (Bewegunsgsgrund) to act from duty , not merely in conformity with duty . It means to say that the idea of the dignity of humanity is implicit in the formula of humanity, imposing duties to oneself, as well as duties to others. So, Kant argues the primacy of duties to oneself in relation to duties to others. In short, the idea of the dignity of humanity must be brought to the consciousness of the pupil in the process of formation of the moral character becoming a normative element of his moral conductO presente estudo trata da formação do caráter moral, a partir da doutrina pedagógica de Kant, tomando a noção de dignidade da humanidade (Würde der Menschheit) como elemento norteador desse processo educativo. Enquanto concepção formativa fundada na ideia da autonomia da vontade, a doutrina pedagógica kantiana objetiva a consolidação do caráter moral mediante o respeito à dignidade da humanidade. Na medida em que comporta múltiplos aspectos do seu sistema filosófico, a concepção pedagógica de Kant define-se como uma aplicação antropológica de princípios a priori. Admite-se, nessa linha, que a dignidade da humanidade se estabelece como elemento de ligação entre as dimensões formal e empírica da filosofia moral de Kant. A dignidade da humanidade, tomada como ideia regulativa da razão prática, apresenta-se como motivo (Bewegunsgsgrund) para o agir por dever e não meramente conforme ao dever . Significa dizer que a ideia de dignidade da humanidade está implícita na fórmula da humanidade, impondo ao sujeito moral tanto deveres para consigo como também deveres para com os demais. O filósofo, nessa linha, defende a primazia dos deveres para consigo em relação aos deveres para com outrem. Dessa forma, no processo de formação do caráter moral, a ideia da dignidade da humanidade deve ser levada à consciência do educando, constituindo-se elemento normativo da sua conduta moralMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013JelsonBeckerSalomao.pdf: 554477 bytes, checksum: 5127640e16c87b22aed995fe944c4203 (MD5) Previous issue date: 2013-09-06application/pdfporUniversidade de Passo FundoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUPFBREducaçãoKant, Immanuel, 1724-1804DignidadeÉticaEducação - FilosofiaEducação moralKant, Immanuel, 1724-1804DignityEthicsEducation - PhilosophyMoral educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOA dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis3669756466600600600988965641946569841365info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2013JelsonBeckerSalomao.pdf2013JelsonBeckerSalomao.pdfapplication/pdf539338http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/776/2/2013JelsonBeckerSalomao.pdf80385547de81241639d9f4fcd21ae852MD52tede/7762023-05-11 20:56:23.481oai:tede.upf.br:tede/776Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2023-05-11T23:56:23Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
title A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
spellingShingle A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
Salomão, Jelson Becker
Kant, Immanuel, 1724-1804
Dignidade
Ética
Educação - Filosofia
Educação moral
Kant, Immanuel, 1724-1804
Dignity
Ethics
Education - Philosophy
Moral education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
title_full A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
title_fullStr A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
title_full_unstemmed A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
title_sort A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral
author Salomão, Jelson Becker
author_facet Salomão, Jelson Becker
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalbosco, Claudio Almir
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:42457190010
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1671875455751185
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:64401707087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5894737131701976
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Jelson Becker
contributor_str_mv Dalbosco, Claudio Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Kant, Immanuel, 1724-1804
Dignidade
Ética
Educação - Filosofia
Educação moral
topic Kant, Immanuel, 1724-1804
Dignidade
Ética
Educação - Filosofia
Educação moral
Kant, Immanuel, 1724-1804
Dignity
Ethics
Education - Philosophy
Moral education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Kant, Immanuel, 1724-1804
Dignity
Ethics
Education - Philosophy
Moral education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
description The present study deals with the formation of moral character according to Kant s pedagogical doctrine, taking the notion of dignity of humanity (Würde der Menschheit) as a guiding of the educational process. As a formative conception, founded on the idea of the autonomy of the will, Kant's pedagogical doctrine seeks to consolidate the moral character through respect for the dignity of humanity. To the extent that it involves multiple aspects of his philosophical system, the kantian pedagogical conception is defined as an anthropological application of a priori principles. Thus, it argues that the dignity of humanity constitutes a link between the formal and empirical dimensions of Kant's moral philosophy. The dignity of humanity as a regulative idea of practical reason is defined as a motive (Bewegunsgsgrund) to act from duty , not merely in conformity with duty . It means to say that the idea of the dignity of humanity is implicit in the formula of humanity, imposing duties to oneself, as well as duties to others. So, Kant argues the primacy of duties to oneself in relation to duties to others. In short, the idea of the dignity of humanity must be brought to the consciousness of the pupil in the process of formation of the moral character becoming a normative element of his moral conduct
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALOMÃO, Jelson Becker. A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/776
identifier_str_mv SALOMÃO, Jelson Becker. A dignidade da humanidade em kant : um estudo sobre a formação do caráter moral. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3669756466
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 98896564194
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 6569841365
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/776/2/2013JelsonBeckerSalomao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80385547de81241639d9f4fcd21ae852
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1801045435865890816