Atributos para a oferta de um curso de administração orientado para o mercado: um estudo em uma universidade do Rio Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4750 |
Resumo: | Em razão do atual contexto competitivo no mercado de ensino, o artigo apresenta a metodologia e os resultados de um estudo desenvolvido com o intuito de avaliar e construir um curso de administração a partir de atores presentes no mercado. Para tanto, a pesquisa exploratória foi dividida em duas etapas: a primeira, qualitativa, para identificar atributos relacionados a um curso de administração; na segunda, esses atributos foram quantificados de acordo com a percepção dos atores da pesquisa. Dentre os atributos identificados está a necessidade de proximidade do curso com o mercado de trabalho e de um corpo docente que utilize uma didática de ensino que aproxime os conceitos teóricos à prática da administração. Por fim, implicações da orientação para o mercado e dos atributos encontrados são discutidas para aplicação em instituições de ensino e formulação de cursos de administração. Palavras-chave: Instituições de ensino superior. Administração. Método de pesquisa. Orientação para o mercado. |
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Atributos para a oferta de um curso de administração orientado para o mercado: um estudo em uma universidade do Rio Grande do SulEm razão do atual contexto competitivo no mercado de ensino, o artigo apresenta a metodologia e os resultados de um estudo desenvolvido com o intuito de avaliar e construir um curso de administração a partir de atores presentes no mercado. Para tanto, a pesquisa exploratória foi dividida em duas etapas: a primeira, qualitativa, para identificar atributos relacionados a um curso de administração; na segunda, esses atributos foram quantificados de acordo com a percepção dos atores da pesquisa. Dentre os atributos identificados está a necessidade de proximidade do curso com o mercado de trabalho e de um corpo docente que utilize uma didática de ensino que aproxime os conceitos teóricos à prática da administração. Por fim, implicações da orientação para o mercado e dos atributos encontrados são discutidas para aplicação em instituições de ensino e formulação de cursos de administração. Palavras-chave: Instituições de ensino superior. Administração. Método de pesquisa. Orientação para o mercado.UPF Editora2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/475010.5335/rtee.v15i32.4750Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 15 n. 32 (2009): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4750/3184Antoni, Verner LuisBasso, Kennyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:17Zoai:seer.upf.br:article/4750Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:17Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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