Estruturas de governança em produtos de marcas de distribuidor no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sulzbach, Mayra Taiza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Denardin, Valdir Frigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4749
Resumo: Os produtos de marca do distribuidor (MDD) com nomenclatura semelhante à do distribuidor são identificados pelo consumidor como se fossem fabricados pelo próprio distribuidor. A simples informação de quem fabrica o produto para a economia institucional é de fundamental importância, pois amplia o conhecimento teórico dos estudos sobre as transações econômicas, bem como demanda respostas a várias perguntas, tais como: Como se caracterizam as estruturas de fabricação e distribuição de produtos de MDD? Quais são os agentes envolvidos? De que forma essas estruturas se apresentam? Quais as vantagens na elaboração dessas? Nesse sentido, este artigo tem como objetivo demonstrar que os produtos alimentícios industrializados de marca do distribuidor varejista exigem formas de organização de produção específicas, atendendo aos determinantes dos custos de produção e de transação. Palavras-chave: Custos de transação. Estrutura de governança. Contratos de produção. Marca do distribuidor.
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