The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
DOI: | 10.5335/rbceh.2012.132 |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/132 |
Resumo: | Compreender o processo de envelhecimento é um dos desafios do século XXI, em busca de novos caminhos para uma população que mundialmente se torna cada vez mais idosa. Desse modo, na presente pesquisa objetivou-se investigar a concepção de infância de um grupo de idosos e a importância do brincar no processo cultural, histórico e educativo do homem. Realizou-se revisão da literatura referente a situação do idoso na sociedade atual e a importância do brincar para o desenvolvimento humano. Na pesquisa de campo participaram 18 idosos, com idade superior a 65 anos, freqüentadores de um clube social da cidade de Bauru, estado de São Paulo. Na primeira etapa da pesquisa, por meio da técnica de entrevista semi-estruturada, coletaramse depoimentos dos idosos referentes a: i) conceito de infância; ii) brincadeiras infantis; iii) brincadeiras que realizaram em sua infância; iv) jogos e brincadeiras que gostariam de reviver. Na segunda, foram estruturadas vivências de brincadeiras socioculturais, pautadas no conteúdo das entrevistas, as quais foram compartilhadas com crianças. Ao refletir sobre a importância do brincar e as contribuições do lúdico em processos educativos e vivenciais, recuperam- se práticas de expressão corporal, cooperação, coletividade, liderança e autoconhecimento, que se apresentam como um aparato de estratégias educativas para todas as gerações. Constatou- se que: a) a concepção de infância apontada pelos participantes precisa de intervenções lúdicas que promovam a valorização sociocultural; b) o encontro entre gerações pode favorecer o desenvolvimento infantil; c) estratégias lúdicas ultrapassam a barreira da idade, caracterizando-se como instrumento para prática educativa. |
id |
UPF-3_ab8410e4d36afa62a89672703e7238cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/132 |
network_acronym_str |
UPF-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
spelling |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practiceO brincar em diferentes gerações: compartilhando experiências e atividades lúdicas na prática educativaCompreender o processo de envelhecimento é um dos desafios do século XXI, em busca de novos caminhos para uma população que mundialmente se torna cada vez mais idosa. Desse modo, na presente pesquisa objetivou-se investigar a concepção de infância de um grupo de idosos e a importância do brincar no processo cultural, histórico e educativo do homem. Realizou-se revisão da literatura referente a situação do idoso na sociedade atual e a importância do brincar para o desenvolvimento humano. Na pesquisa de campo participaram 18 idosos, com idade superior a 65 anos, freqüentadores de um clube social da cidade de Bauru, estado de São Paulo. Na primeira etapa da pesquisa, por meio da técnica de entrevista semi-estruturada, coletaramse depoimentos dos idosos referentes a: i) conceito de infância; ii) brincadeiras infantis; iii) brincadeiras que realizaram em sua infância; iv) jogos e brincadeiras que gostariam de reviver. Na segunda, foram estruturadas vivências de brincadeiras socioculturais, pautadas no conteúdo das entrevistas, as quais foram compartilhadas com crianças. Ao refletir sobre a importância do brincar e as contribuições do lúdico em processos educativos e vivenciais, recuperam- se práticas de expressão corporal, cooperação, coletividade, liderança e autoconhecimento, que se apresentam como um aparato de estratégias educativas para todas as gerações. Constatou- se que: a) a concepção de infância apontada pelos participantes precisa de intervenções lúdicas que promovam a valorização sociocultural; b) o encontro entre gerações pode favorecer o desenvolvimento infantil; c) estratégias lúdicas ultrapassam a barreira da idade, caracterizando-se como instrumento para prática educativa.Editora UPF2007-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13210.5335/rbceh.2012.132Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 4 n. 2 (2007)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/132/104Barbosa, Neusa Maria CarvalhoHunger, Dagmar Aparecida Cynthia FrançaPereira, Veronica Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:24Zoai:seer.upf.br:article/132Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:24Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice O brincar em diferentes gerações: compartilhando experiências e atividades lúdicas na prática educativa |
title |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice |
spellingShingle |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice Barbosa, Neusa Maria Carvalho Barbosa, Neusa Maria Carvalho |
title_short |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice |
title_full |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice |
title_fullStr |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice |
title_full_unstemmed |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice |
title_sort |
The playing on different generations: sharing experiences and game activities on the educational practice |
author |
Barbosa, Neusa Maria Carvalho |
author_facet |
Barbosa, Neusa Maria Carvalho Barbosa, Neusa Maria Carvalho Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França Pereira, Veronica Aparecida Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França Pereira, Veronica Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França Pereira, Veronica Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Neusa Maria Carvalho Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França Pereira, Veronica Aparecida |
description |
Compreender o processo de envelhecimento é um dos desafios do século XXI, em busca de novos caminhos para uma população que mundialmente se torna cada vez mais idosa. Desse modo, na presente pesquisa objetivou-se investigar a concepção de infância de um grupo de idosos e a importância do brincar no processo cultural, histórico e educativo do homem. Realizou-se revisão da literatura referente a situação do idoso na sociedade atual e a importância do brincar para o desenvolvimento humano. Na pesquisa de campo participaram 18 idosos, com idade superior a 65 anos, freqüentadores de um clube social da cidade de Bauru, estado de São Paulo. Na primeira etapa da pesquisa, por meio da técnica de entrevista semi-estruturada, coletaramse depoimentos dos idosos referentes a: i) conceito de infância; ii) brincadeiras infantis; iii) brincadeiras que realizaram em sua infância; iv) jogos e brincadeiras que gostariam de reviver. Na segunda, foram estruturadas vivências de brincadeiras socioculturais, pautadas no conteúdo das entrevistas, as quais foram compartilhadas com crianças. Ao refletir sobre a importância do brincar e as contribuições do lúdico em processos educativos e vivenciais, recuperam- se práticas de expressão corporal, cooperação, coletividade, liderança e autoconhecimento, que se apresentam como um aparato de estratégias educativas para todas as gerações. Constatou- se que: a) a concepção de infância apontada pelos participantes precisa de intervenções lúdicas que promovam a valorização sociocultural; b) o encontro entre gerações pode favorecer o desenvolvimento infantil; c) estratégias lúdicas ultrapassam a barreira da idade, caracterizando-se como instrumento para prática educativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/132 10.5335/rbceh.2012.132 |
url |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/132 |
identifier_str_mv |
10.5335/rbceh.2012.132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/132/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 4 n. 2 (2007) 2317-6695 1679-7930 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br |
_version_ |
1822129827041247232 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5335/rbceh.2012.132 |