Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/876 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a repercussão do programa “Ir Além” como avaliação de desempenho dos trabalhadores em uma emissora de telecomunicação. Inicialmente, através da fundamentação teórica, buscou-se o embasamento teórico para o estudo, com foco em gestão de pessoas, avaliação de desempenho, retenção de trabalhadores e suas estratégias para retê-los e a dimensão relacionadas à satisfação dos trabalhadores. Constitui-se numa pesquisa descritiva e caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo e quantitativo. A etapa quantitativa foi realizada por meio da aplicação de questionário em 35 trabalhadores, a qualitativa se deu por meio de entrevista realizada com seus gestores da emissora de telecomunicação. Os resultados encontrados demonstram que o indicador de desempenho e investimento profissional dos trabalhadores, apresentou certo nível de insatisfação com o programa “Ir Além”, os trabalhadores gostariam que os feedbacks fossem trimestralmente, devido não conhecer muito bem sobre a forma que deve ser trocado os feedbacks, pois os mesmos devem ser dados constantemente; eles também gostariam que o programa estivesse focado em resultados, mas também nas pessoas, no quesito de valorizar melhor seus trabalhadores, oportunizando crescimento profissional. Neste sentido, fica em evidência que o programa de avaliação de desempenho poderia ser bem mais aproveitado, sendo utilizado também para melhorar a renda salarial, conforme os resultados obtidos pelos feedbacks recebidos, buscando reconhecer os trabalhadores, como valorizar o crescimento dos mesmos, focando não só nos aumento salarial, mas como também no crescimento individual e da equipe. Nos demais itens pesquisados, a maior partes dos trabalhadores encontram-se satisfeitos. Diante dos resultados desta pesquisa sugestões consideradas pertinentes foram apresentadas. |
id |
UPF_04ec367dd8036a0943234fc818abd125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/876 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2017-08-03T18:50:37Z2017-08-032017-08-03T18:50:37Z2016-06-22PACHECO, Vanessa Alves. Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação. 2016. 80 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/876Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2017-08-03T18:50:37Z No. of bitstreams: 1 PF2016Vanessa Pacheco.pdf: 2548604 bytes, checksum: 1a25cde81423e4d5788f891b53272eaf (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-03T18:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Vanessa Pacheco.pdf: 2548604 bytes, checksum: 1a25cde81423e4d5788f891b53272eaf (MD5) Previous issue date: 2016-06-22Este estudo tem como objetivo analisar a repercussão do programa “Ir Além” como avaliação de desempenho dos trabalhadores em uma emissora de telecomunicação. Inicialmente, através da fundamentação teórica, buscou-se o embasamento teórico para o estudo, com foco em gestão de pessoas, avaliação de desempenho, retenção de trabalhadores e suas estratégias para retê-los e a dimensão relacionadas à satisfação dos trabalhadores. Constitui-se numa pesquisa descritiva e caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo e quantitativo. A etapa quantitativa foi realizada por meio da aplicação de questionário em 35 trabalhadores, a qualitativa se deu por meio de entrevista realizada com seus gestores da emissora de telecomunicação. Os resultados encontrados demonstram que o indicador de desempenho e investimento profissional dos trabalhadores, apresentou certo nível de insatisfação com o programa “Ir Além”, os trabalhadores gostariam que os feedbacks fossem trimestralmente, devido não conhecer muito bem sobre a forma que deve ser trocado os feedbacks, pois os mesmos devem ser dados constantemente; eles também gostariam que o programa estivesse focado em resultados, mas também nas pessoas, no quesito de valorizar melhor seus trabalhadores, oportunizando crescimento profissional. Neste sentido, fica em evidência que o programa de avaliação de desempenho poderia ser bem mais aproveitado, sendo utilizado também para melhorar a renda salarial, conforme os resultados obtidos pelos feedbacks recebidos, buscando reconhecer os trabalhadores, como valorizar o crescimento dos mesmos, focando não só nos aumento salarial, mas como também no crescimento individual e da equipe. Nos demais itens pesquisados, a maior partes dos trabalhadores encontram-se satisfeitos. Diante dos resultados desta pesquisa sugestões consideradas pertinentes foram apresentadas.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasAvaliação de desempenhoGestão de pessoasFeedbackAvaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMozzato, Anelise RebelatoPacheco, Vanessa Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/876/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2016Vanessa Pacheco.pdfPF2016Vanessa Pacheco.pdfMonografia Vanessa Alves Pachecoapplication/pdf2548604http://localhost:8080/bitstream/riupf/876/1/PF2016Vanessa%20Pacheco.pdf1a25cde81423e4d5788f891b53272eafMD51riupf/8762017-08-03 15:50:37.873oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-03T18:50:37Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
title |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação Pacheco, Vanessa Alves Administração de empresas Avaliação de desempenho Gestão de pessoas Feedback |
title_short |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
title_full |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
title_sort |
Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação |
author |
Pacheco, Vanessa Alves |
author_facet |
Pacheco, Vanessa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mozzato, Anelise Rebelato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Vanessa Alves |
contributor_str_mv |
Mozzato, Anelise Rebelato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Avaliação de desempenho Gestão de pessoas Feedback |
topic |
Administração de empresas Avaliação de desempenho Gestão de pessoas Feedback |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar a repercussão do programa “Ir Além” como avaliação de desempenho dos trabalhadores em uma emissora de telecomunicação. Inicialmente, através da fundamentação teórica, buscou-se o embasamento teórico para o estudo, com foco em gestão de pessoas, avaliação de desempenho, retenção de trabalhadores e suas estratégias para retê-los e a dimensão relacionadas à satisfação dos trabalhadores. Constitui-se numa pesquisa descritiva e caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo e quantitativo. A etapa quantitativa foi realizada por meio da aplicação de questionário em 35 trabalhadores, a qualitativa se deu por meio de entrevista realizada com seus gestores da emissora de telecomunicação. Os resultados encontrados demonstram que o indicador de desempenho e investimento profissional dos trabalhadores, apresentou certo nível de insatisfação com o programa “Ir Além”, os trabalhadores gostariam que os feedbacks fossem trimestralmente, devido não conhecer muito bem sobre a forma que deve ser trocado os feedbacks, pois os mesmos devem ser dados constantemente; eles também gostariam que o programa estivesse focado em resultados, mas também nas pessoas, no quesito de valorizar melhor seus trabalhadores, oportunizando crescimento profissional. Neste sentido, fica em evidência que o programa de avaliação de desempenho poderia ser bem mais aproveitado, sendo utilizado também para melhorar a renda salarial, conforme os resultados obtidos pelos feedbacks recebidos, buscando reconhecer os trabalhadores, como valorizar o crescimento dos mesmos, focando não só nos aumento salarial, mas como também no crescimento individual e da equipe. Nos demais itens pesquisados, a maior partes dos trabalhadores encontram-se satisfeitos. Diante dos resultados desta pesquisa sugestões consideradas pertinentes foram apresentadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-03T18:50:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-03 2017-08-03T18:50:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PACHECO, Vanessa Alves. Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação. 2016. 80 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/876 |
identifier_str_mv |
PACHECO, Vanessa Alves. Avaliação de desempenho: análise da prática em uma emissora de telecomunicação. 2016. 80 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/876/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/876/1/PF2016Vanessa%20Pacheco.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 1a25cde81423e4d5788f891b53272eaf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492613415796736 |