Estratégias de atração e retenção de clientes: um estudo na Farmácia Cacique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1359 |
Resumo: | Com o alto desenvolvimento das organizações expande-se, cada vez mais, o número de concorrentes e as empresas tendem a buscar diferenciais competitivos, para melhor atender os clientes. O presente estudo teve como objetivo identificar estratégias para que a Farmácia Cacique possa melhorar a atração e retenção de clientes. Referente à metodologia, o procedimento técnico foi caracterizado como um estudo de caso, constituindo pesquisa exploratória descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista com os gestores, utilizando a técnica focus group. Também foi aplicado um questionário a 76 clientes da farmácia, selecionados por acessibilidade, possuindo questões objetivas e descritivas. Outra técnica de coleta de dados realizada foi o cliente oculto com o objetivo de analisar a concorrência. Apesar dos resultados gerados com as coletas de dados terem sido, em grande parte, positivos algumas recomendações foram sugeridas para contribuir com a empresa. Foi sugerido a utilização de redes sociais, mais divulgação dos produtos manipulados, pois são o grande diferencial competitivo, realizar mais promoções, além da reorganização da distribuição dos panfletos e no ambiente da farmácia. |
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O presente estudo teve como objetivo identificar estratégias para que a Farmácia Cacique possa melhorar a atração e retenção de clientes. Referente à metodologia, o procedimento técnico foi caracterizado como um estudo de caso, constituindo pesquisa exploratória descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista com os gestores, utilizando a técnica focus group. Também foi aplicado um questionário a 76 clientes da farmácia, selecionados por acessibilidade, possuindo questões objetivas e descritivas. Outra técnica de coleta de dados realizada foi o cliente oculto com o objetivo de analisar a concorrência. Apesar dos resultados gerados com as coletas de dados terem sido, em grande parte, positivos algumas recomendações foram sugeridas para contribuir com a empresa. Foi sugerido a utilização de redes sociais, mais divulgação dos produtos manipulados, pois são o grande diferencial competitivo, realizar mais promoções, além da reorganização da distribuição dos panfletos e no ambiente da farmácia.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasEstratégiasAtraçãoRetençãoClientesEstratégias de atração e retenção de clientes: um estudo na Farmácia Caciqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGardelin, João PauloPasinato, Ana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1359/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALLVE2017Ana Claudia Pasinato.pdfLVE2017Ana Claudia Pasinato.pdfMonografia Ana Cláudia Pasinatoapplication/pdf610467http://localhost:8080/bitstream/riupf/1359/1/LVE2017Ana%20Claudia%20Pasinato.pdf44bc850ed2539e162c9dedec2de32f6fMD51riupf/13592018-04-10 03:34:01.653oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-04-10T06:34:01Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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