Estratégias de atração e retenção de clientes: um estudo na Farmácia Cacique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1359 |
Resumo: | Com o alto desenvolvimento das organizações expande-se, cada vez mais, o número de concorrentes e as empresas tendem a buscar diferenciais competitivos, para melhor atender os clientes. O presente estudo teve como objetivo identificar estratégias para que a Farmácia Cacique possa melhorar a atração e retenção de clientes. Referente à metodologia, o procedimento técnico foi caracterizado como um estudo de caso, constituindo pesquisa exploratória descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista com os gestores, utilizando a técnica focus group. Também foi aplicado um questionário a 76 clientes da farmácia, selecionados por acessibilidade, possuindo questões objetivas e descritivas. Outra técnica de coleta de dados realizada foi o cliente oculto com o objetivo de analisar a concorrência. Apesar dos resultados gerados com as coletas de dados terem sido, em grande parte, positivos algumas recomendações foram sugeridas para contribuir com a empresa. Foi sugerido a utilização de redes sociais, mais divulgação dos produtos manipulados, pois são o grande diferencial competitivo, realizar mais promoções, além da reorganização da distribuição dos panfletos e no ambiente da farmácia. |
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Com o alto desenvolvimento das organizações expande-se, cada vez mais, o número de concorrentes e as empresas tendem a buscar diferenciais competitivos, para melhor atender os clientes. O presente estudo teve como objetivo identificar estratégias para que a Farmácia Cacique possa melhorar a atração e retenção de clientes. Referente à metodologia, o procedimento técnico foi caracterizado como um estudo de caso, constituindo pesquisa exploratória descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista com os gestores, utilizando a técnica focus group. Também foi aplicado um questionário a 76 clientes da farmácia, selecionados por acessibilidade, possuindo questões objetivas e descritivas. Outra técnica de coleta de dados realizada foi o cliente oculto com o objetivo de analisar a concorrência. Apesar dos resultados gerados com as coletas de dados terem sido, em grande parte, positivos algumas recomendações foram sugeridas para contribuir com a empresa. Foi sugerido a utilização de redes sociais, mais divulgação dos produtos manipulados, pois são o grande diferencial competitivo, realizar mais promoções, além da reorganização da distribuição dos panfletos e no ambiente da farmácia. |
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