Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/320 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo de investigação, a campanha publicitária nomeada Pegada Ecológica da Organização Não Governamental, WWF, através de um estudo de caso que traz uma abordagem sobre a necessidade de repensar os atuais hábitos de consumo. Nesse sentido, o propósito do estudo é o de compreender sob o olhar da ecopropaganda quais os fatores estão presentes na campanha Pegada Ecológica. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica. Para tanto, o primeiro capítulo resgata conceitos básicos relacionados à comunicação, comunicação organizacional e publicidade/propaganda, abordando seus conceitos e atuações. O capítulo seguinte aborda o consumo, consumo consciente e os atuais hábitos de consumo, explorando seus conceitos e sua relação com a comunicação. Já o terceiro capítulo trata sobre as consequências e as alternativas para os atuais hábitos de consumo, através da sustentabilidade, relacionando comunicação e sustentabilidade e termina apresentando a ecopropaganda. O quarto capítulo aborda a ONG WWF e sua atuação mundial. Também no quinto capítulo são analisadas as peças da campanha Pegada Ecológica. E por fim, no sexto capítulo é apresentada a relação entre os fatores de ecopropaganda com a campanha Pegada Ecológica. |
id |
UPF_7f75f1a1e3e877701fd910c500ba1e63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/320 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2014-08-29T12:23:33Z2014-08-29T12:23:33Z2014-08-29DIAS, Fabiano Tumelero. Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda. 2013. 67 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/320Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2014-08-29T12:23:33Z No. of bitstreams: 1 PF2013Fabiano_Tumelero.pdf: 4426634 bytes, checksum: 51e5f56ef250792622d86ace3311b2a4 (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-29T12:23:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Fabiano_Tumelero.pdf: 4426634 bytes, checksum: 51e5f56ef250792622d86ace3311b2a4 (MD5)O presente trabalho tem como objetivo de investigação, a campanha publicitária nomeada Pegada Ecológica da Organização Não Governamental, WWF, através de um estudo de caso que traz uma abordagem sobre a necessidade de repensar os atuais hábitos de consumo. Nesse sentido, o propósito do estudo é o de compreender sob o olhar da ecopropaganda quais os fatores estão presentes na campanha Pegada Ecológica. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica. Para tanto, o primeiro capítulo resgata conceitos básicos relacionados à comunicação, comunicação organizacional e publicidade/propaganda, abordando seus conceitos e atuações. O capítulo seguinte aborda o consumo, consumo consciente e os atuais hábitos de consumo, explorando seus conceitos e sua relação com a comunicação. Já o terceiro capítulo trata sobre as consequências e as alternativas para os atuais hábitos de consumo, através da sustentabilidade, relacionando comunicação e sustentabilidade e termina apresentando a ecopropaganda. O quarto capítulo aborda a ONG WWF e sua atuação mundial. Também no quinto capítulo são analisadas as peças da campanha Pegada Ecológica. E por fim, no sexto capítulo é apresentada a relação entre os fatores de ecopropaganda com a campanha Pegada Ecológica.porComunicaçãoPublicidadeSustentabilidadeEcopropagandaPegada ecológica : um estudo a partir da ecopropagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoDias, Fabiano Tumeleroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Fabiano_Tumelero.pdfPF2013Fabiano_Tumelero.pdfMonografia Fabiano Tumelero Diasapplication/pdf4426634http://localhost:8080/bitstream/riupf/320/1/PF2013Fabiano_Tumelero.pdf51e5f56ef250792622d86ace3311b2a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/320/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/3202017-05-26 09:53:46.065oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:53:46Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
title |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
spellingShingle |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda Dias, Fabiano Tumelero Comunicação Publicidade Sustentabilidade Ecopropaganda |
title_short |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
title_full |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
title_fullStr |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
title_full_unstemmed |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
title_sort |
Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda |
author |
Dias, Fabiano Tumelero |
author_facet |
Dias, Fabiano Tumelero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gusatti, Ciro Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Fabiano Tumelero |
contributor_str_mv |
Gusatti, Ciro Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Publicidade Sustentabilidade Ecopropaganda |
topic |
Comunicação Publicidade Sustentabilidade Ecopropaganda |
description |
O presente trabalho tem como objetivo de investigação, a campanha publicitária nomeada Pegada Ecológica da Organização Não Governamental, WWF, através de um estudo de caso que traz uma abordagem sobre a necessidade de repensar os atuais hábitos de consumo. Nesse sentido, o propósito do estudo é o de compreender sob o olhar da ecopropaganda quais os fatores estão presentes na campanha Pegada Ecológica. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica. Para tanto, o primeiro capítulo resgata conceitos básicos relacionados à comunicação, comunicação organizacional e publicidade/propaganda, abordando seus conceitos e atuações. O capítulo seguinte aborda o consumo, consumo consciente e os atuais hábitos de consumo, explorando seus conceitos e sua relação com a comunicação. Já o terceiro capítulo trata sobre as consequências e as alternativas para os atuais hábitos de consumo, através da sustentabilidade, relacionando comunicação e sustentabilidade e termina apresentando a ecopropaganda. O quarto capítulo aborda a ONG WWF e sua atuação mundial. Também no quinto capítulo são analisadas as peças da campanha Pegada Ecológica. E por fim, no sexto capítulo é apresentada a relação entre os fatores de ecopropaganda com a campanha Pegada Ecológica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-29T12:23:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-29T12:23:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Fabiano Tumelero. Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda. 2013. 67 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/320 |
identifier_str_mv |
DIAS, Fabiano Tumelero. Pegada ecológica : um estudo a partir da ecopropaganda. 2013. 67 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/320/1/PF2013Fabiano_Tumelero.pdf http://localhost:8080/bitstream/riupf/320/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51e5f56ef250792622d86ace3311b2a4 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492608712933376 |