Transformação digital no sistema bancário: o impacto dos bancos digitais no mercado financeiro no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paloma dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2542
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto dos bancos digitais no sistema financeiro brasileiro, com foco nas mudanças significativas ocorridas nos últimos anos e os desafios associados a essa transformação. Para alcançar esse propósito, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, visando à mensuração e análise dos fenômenos relacionados ao estudo, para coletar os dados quantitativos, foi empregado um questionário de perguntas fechadas. O estudo investigou duas variáveis principais: a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelos bancos digitais e a percepção de segurança no uso desses serviços. Os resultados revelaram que a percepção dos clientes quanto à segurança dos bancos digitais, com a maioria dos clientes se sentindo relativamente confortável em fornecer informações pessoais, embora com algum grau de desconfiança. A falta de treinamento em segurança digital ao usar serviços de banco digital foi identificada como uma área que requer aprimoramento em termos de educação do cliente. No entanto, os clientes demonstraram uma percepção positiva da segurança dos bancos digitais e confiança nas medidas de segurança implementadas. Este estudo fornece uma visão abrangente dos impactos dos bancos digitais no sistema bancário brasileiro.
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O estudo investigou duas variáveis principais: a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelos bancos digitais e a percepção de segurança no uso desses serviços. Os resultados revelaram que a percepção dos clientes quanto à segurança dos bancos digitais, com a maioria dos clientes se sentindo relativamente confortável em fornecer informações pessoais, embora com algum grau de desconfiança. A falta de treinamento em segurança digital ao usar serviços de banco digital foi identificada como uma área que requer aprimoramento em termos de educação do cliente. No entanto, os clientes demonstraram uma percepção positiva da segurança dos bancos digitais e confiança nas medidas de segurança implementadas. Este estudo fornece uma visão abrangente dos impactos dos bancos digitais no sistema bancário brasileiro.The present study aims to analyze the impact of digital banks on the Brazilian financial system, focusing on the significant changes that have occurred in recent years and the challenges associated with this transformation. To achieve this purpose, the research adopted a quantitative approach, aiming to measure and analyze the phenomena related to the study. To collect quantitative data, a questionnaire with closed questions was used. The study investigated two main variables: customer satisfaction in relation to the services offered by digital banks and the perception of security when using these services. The results revealed that customers' perceptions of the security of digital banks, with the majority of customers feeling relatively comfortable providing personal information, although with some degree of distrust. The lack of digital security training when using digital banking services has been identified as an area requiring improvement in terms of customer education. However, customers demonstrated a positive perception of the security of digital banks and confidence in the security measures implemented. This study provides a comprehensive view of the impacts of digital banks on the Brazilian banking system.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-30T18:26:21Z No. of bitstreams: 1 PF2023PalomadosSantos.pdf: 350016 bytes, checksum: acd5332f4da2c62695349413baeeaad5 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-30T18:26:21Z (GMT). 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