O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2131 |
Resumo: | Com a expansão do mercado digital, empresas concentram esforços para encontrar métodos que maximizem seus resultados dentro desse meio. É o caso da Amazon, instituição multinacional de tecnologia. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar quais são as estratégias de marketing digital utilizadas por ela em seu Instagram para impulsionar as vendas em seu ecommerce. Além disso, constatar quais dessas estratégias são replicáveis para as pequenas empresas. É uma pesquisa das modalidades exploratória e descritiva e tem sua abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso único da Amazon Brasil. A análise dos dados foi feita por meio do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. O perfil da instituição e 10 publicações, selecionadas conforme a relevância do conteúdo, compuseram o material analisado que, posteriormente, foi categorizado com base em padrões apresentados. As estratégias mais utilizadas são o Call to Action e os links de redirecionamento para plataforma de vendas online, também há uma fidelização do cliente por meio do Amazon Prime, plano mensal de assinatura que oferece serviços e benefícios. O espaço de acessibilidade para deficientes visuais é sempre incluso. Verificou-se que o engajamento varia conforme a estratégia adotada. Onze boas práticas que o pequeno empreendedor pode reproduzir visando melhorar seu desempenho no Instagram foram observadas. |
id |
UPF_c3bc81aa89855ab9ae89a836490cbc57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/2131 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2022-02-02T13:10:34Z2022-02-022022-02-02T13:10:34Z2021-12-07COLETTO, Giancarlo. O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon. 2021. 41 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2131Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2022-02-02T13:10:34Z No. of bitstreams: 1 PF2021GiancarloColetto.pdf: 1895697 bytes, checksum: b289c95fb889b640af8ad21e57db7d54 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-02T13:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021GiancarloColetto.pdf: 1895697 bytes, checksum: b289c95fb889b640af8ad21e57db7d54 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07Com a expansão do mercado digital, empresas concentram esforços para encontrar métodos que maximizem seus resultados dentro desse meio. É o caso da Amazon, instituição multinacional de tecnologia. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar quais são as estratégias de marketing digital utilizadas por ela em seu Instagram para impulsionar as vendas em seu ecommerce. Além disso, constatar quais dessas estratégias são replicáveis para as pequenas empresas. É uma pesquisa das modalidades exploratória e descritiva e tem sua abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso único da Amazon Brasil. A análise dos dados foi feita por meio do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. O perfil da instituição e 10 publicações, selecionadas conforme a relevância do conteúdo, compuseram o material analisado que, posteriormente, foi categorizado com base em padrões apresentados. As estratégias mais utilizadas são o Call to Action e os links de redirecionamento para plataforma de vendas online, também há uma fidelização do cliente por meio do Amazon Prime, plano mensal de assinatura que oferece serviços e benefícios. O espaço de acessibilidade para deficientes visuais é sempre incluso. Verificou-se que o engajamento varia conforme a estratégia adotada. Onze boas práticas que o pequeno empreendedor pode reproduzir visando melhorar seu desempenho no Instagram foram observadas.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidade PropagandaPublicidade e propagandaMarketing DigitalInstagranEstratégiaAmazonO Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHermes, Lisiane Caroline RodriguesColetto, Giancarloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2131/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021GiancarloColetto.pdfPF2021GiancarloColetto.pdfTrabalho Final de Graduação Giancarlo Colettoapplication/pdf1895697http://localhost:8080/bitstream/riupf/2131/1/PF2021GiancarloColetto.pdfb289c95fb889b640af8ad21e57db7d54MD51riupf/21312022-02-11 17:07:42.921oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-11T19:07:42Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
title |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
spellingShingle |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon Coletto, Giancarlo Publicidade Propaganda Publicidade e propaganda Marketing Digital Instagran Estratégia Amazon |
title_short |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
title_full |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
title_fullStr |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
title_full_unstemmed |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
title_sort |
O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon |
author |
Coletto, Giancarlo |
author_facet |
Coletto, Giancarlo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coletto, Giancarlo |
contributor_str_mv |
Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Publicidade e propaganda Marketing Digital Instagran Estratégia Amazon |
topic |
Publicidade Propaganda Publicidade e propaganda Marketing Digital Instagran Estratégia Amazon |
description |
Com a expansão do mercado digital, empresas concentram esforços para encontrar métodos que maximizem seus resultados dentro desse meio. É o caso da Amazon, instituição multinacional de tecnologia. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar quais são as estratégias de marketing digital utilizadas por ela em seu Instagram para impulsionar as vendas em seu ecommerce. Além disso, constatar quais dessas estratégias são replicáveis para as pequenas empresas. É uma pesquisa das modalidades exploratória e descritiva e tem sua abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso único da Amazon Brasil. A análise dos dados foi feita por meio do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. O perfil da instituição e 10 publicações, selecionadas conforme a relevância do conteúdo, compuseram o material analisado que, posteriormente, foi categorizado com base em padrões apresentados. As estratégias mais utilizadas são o Call to Action e os links de redirecionamento para plataforma de vendas online, também há uma fidelização do cliente por meio do Amazon Prime, plano mensal de assinatura que oferece serviços e benefícios. O espaço de acessibilidade para deficientes visuais é sempre incluso. Verificou-se que o engajamento varia conforme a estratégia adotada. Onze boas práticas que o pequeno empreendedor pode reproduzir visando melhorar seu desempenho no Instagram foram observadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-02T13:10:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-02 2022-02-02T13:10:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COLETTO, Giancarlo. O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon. 2021. 41 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2131 |
identifier_str_mv |
COLETTO, Giancarlo. O Instagram como ferramenta de redirecionamento para plataforma de vendas: um estudo de caso da Amazon. 2021. 41 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2131/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/2131/1/PF2021GiancarloColetto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c b289c95fb889b640af8ad21e57db7d54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813992934178816 |