Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bianca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1355
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo conhecer as expectativas dos clientes da empresa Auto Posto Tio Biba, bem como relacionar as mesmas com o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, foram realizadas três pesquisas, primeiro com os clientes, depois com os colaboradores e por fim com os gestores do posto. A pesquisa com os clientes é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. As pesquisas desenvolvidas com os funcionários e com os gestores podem ser caracterizadas como descritiva de abordagem quantitativa. Os resultados obtidos da pesquisa com os clientes demonstram que eles levam em consideração para sua decisão de compra e recompra em um posto de combustível o bom atendimento, interesse em ajudar, o uso de saudações cordiais, presteza, agilidade, entre outros fatores apontados como relevantes como, por exemplo, ambiente da empresa agradável, produto confiável e receptividade. Na auto avalição realizada pelos colaboradores sobre seu desempenho, tendo como base os atributos gerados na pesquisa anterior, obteve-se um resultado positivo, sendo a percepção de desempenho centrada nos pontos 4 e 5, mais altos da escala. No que diz respeito à mesma avaliação realizada por parte dos gestores, constatou-se que por mais que os colaboradores avaliaram seu desempenho como sendo positivo, há pontos importantes a serem melhorados, como por exemplo, interesse em ajudar, maturidade e flexibilidade. Diante dos resultados observados nas pesquisas, sugere-se a empresa algumas ações para qualificar o desempenho dos colaboradores e consequentemente a satisfação dos clientes, como a realização de atividades de formação com periodicidade mensal, apresentação de feedback individual das avaliações realizadas pelos gestores, implementação de uma política de remuneração por mérito, e atividades de integração com os colaboradores.
id UPF_cdbde57019429876459e1f773df6a433
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1355
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-04-10T05:26:22Z2018-04-112018-04-10T05:26:22Z2017-11-30FERREIRA, Bianca. Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba. 2017. 48 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2017.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1355Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-10T05:26:22Z No. of bitstreams: 1 SOL2017Bianca Ferreira.pdf: 949749 bytes, checksum: 2e87d51a410093fa74c74c3f7b881b16 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-10T05:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2017Bianca Ferreira.pdf: 949749 bytes, checksum: 2e87d51a410093fa74c74c3f7b881b16 (MD5) Previous issue date: 2017-11-30O presente trabalho teve como objetivo conhecer as expectativas dos clientes da empresa Auto Posto Tio Biba, bem como relacionar as mesmas com o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, foram realizadas três pesquisas, primeiro com os clientes, depois com os colaboradores e por fim com os gestores do posto. A pesquisa com os clientes é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. As pesquisas desenvolvidas com os funcionários e com os gestores podem ser caracterizadas como descritiva de abordagem quantitativa. Os resultados obtidos da pesquisa com os clientes demonstram que eles levam em consideração para sua decisão de compra e recompra em um posto de combustível o bom atendimento, interesse em ajudar, o uso de saudações cordiais, presteza, agilidade, entre outros fatores apontados como relevantes como, por exemplo, ambiente da empresa agradável, produto confiável e receptividade. Na auto avalição realizada pelos colaboradores sobre seu desempenho, tendo como base os atributos gerados na pesquisa anterior, obteve-se um resultado positivo, sendo a percepção de desempenho centrada nos pontos 4 e 5, mais altos da escala. No que diz respeito à mesma avaliação realizada por parte dos gestores, constatou-se que por mais que os colaboradores avaliaram seu desempenho como sendo positivo, há pontos importantes a serem melhorados, como por exemplo, interesse em ajudar, maturidade e flexibilidade. Diante dos resultados observados nas pesquisas, sugere-se a empresa algumas ações para qualificar o desempenho dos colaboradores e consequentemente a satisfação dos clientes, como a realização de atividades de formação com periodicidade mensal, apresentação de feedback individual das avaliações realizadas pelos gestores, implementação de uma política de remuneração por mérito, e atividades de integração com os colaboradores.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasClientesPesquisaDesempenho dos funcionáriosRelação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Bibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedeiros, Janine Fleith deFerreira, Biancainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1355/3/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD53ORIGINALSOL2017Bianca Ferreira.pdfSOL2017Bianca Ferreira.pdfapplication/pdf949749http://localhost:8080/bitstream/riupf/1355/2/SOL2017Bianca%20Ferreira.pdf2e87d51a410093fa74c74c3f7b881b16MD52riupf/13552018-04-10 02:26:22.119oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-04-10T05:26:22Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
title Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
spellingShingle Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
Ferreira, Bianca
Administração de empresas
Clientes
Pesquisa
Desempenho dos funcionários
title_short Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
title_full Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
title_fullStr Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
title_full_unstemmed Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
title_sort Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba
author Ferreira, Bianca
author_facet Ferreira, Bianca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bianca
contributor_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Clientes
Pesquisa
Desempenho dos funcionários
topic Administração de empresas
Clientes
Pesquisa
Desempenho dos funcionários
description O presente trabalho teve como objetivo conhecer as expectativas dos clientes da empresa Auto Posto Tio Biba, bem como relacionar as mesmas com o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, foram realizadas três pesquisas, primeiro com os clientes, depois com os colaboradores e por fim com os gestores do posto. A pesquisa com os clientes é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. As pesquisas desenvolvidas com os funcionários e com os gestores podem ser caracterizadas como descritiva de abordagem quantitativa. Os resultados obtidos da pesquisa com os clientes demonstram que eles levam em consideração para sua decisão de compra e recompra em um posto de combustível o bom atendimento, interesse em ajudar, o uso de saudações cordiais, presteza, agilidade, entre outros fatores apontados como relevantes como, por exemplo, ambiente da empresa agradável, produto confiável e receptividade. Na auto avalição realizada pelos colaboradores sobre seu desempenho, tendo como base os atributos gerados na pesquisa anterior, obteve-se um resultado positivo, sendo a percepção de desempenho centrada nos pontos 4 e 5, mais altos da escala. No que diz respeito à mesma avaliação realizada por parte dos gestores, constatou-se que por mais que os colaboradores avaliaram seu desempenho como sendo positivo, há pontos importantes a serem melhorados, como por exemplo, interesse em ajudar, maturidade e flexibilidade. Diante dos resultados observados nas pesquisas, sugere-se a empresa algumas ações para qualificar o desempenho dos colaboradores e consequentemente a satisfação dos clientes, como a realização de atividades de formação com periodicidade mensal, apresentação de feedback individual das avaliações realizadas pelos gestores, implementação de uma política de remuneração por mérito, e atividades de integração com os colaboradores.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-10T05:26:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-11
2018-04-10T05:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Bianca. Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba. 2017. 48 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1355
identifier_str_mv FERREIRA, Bianca. Relação entre expectativas dos clientes e desempenho dos colaboradores da empresa Auto Posto Tio Biba. 2017. 48 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2017.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1355/3/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1355/2/SOL2017Bianca%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
2e87d51a410093fa74c74c3f7b881b16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492617752707072