Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mateus de Oliveira Lucena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50979
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em mapear e discutir a produção e a difusão do conhecimento acadêmico brasileiro acerca dos exergames, como artefato cultural com potencial pedagógico, na Educação Física escolar. A revisão foi realizada na base de dados SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “exergames”, “jogos eletrônicos”, “video games” e “educação física”. Foram escolhidos 04 artigos que cumpriram os critérios de inclusão para compor este estudo. Os resultados encontrados nessa revisão mostram que a utilização de exergames na Educação Física se mostra como alternativa relevante principalmente nos quesitos de engajamento dos alunos e como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Porém, é necessário ressaltar a escassez de pesquisas envolvendo o tema.
id UFRN_d63e67085d8fb754b563fb1e28077875
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50979
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vieira, Mateus de Oliveira LucenaBezerra, Judson CavalcanteSurdi, Aguinaldo CesarTinôco, Rafael de GoisBezerra, Judson Cavalcante2023-01-17T20:49:35Z2023-01-17T20:49:35Z2022-12-13VIEIRA, Mateus de Oliveira Lucena. Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50979Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em Educação FísicaUFRNBrasilDepartamento de Educação FísicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAExergamesJogos eletrônicosEducação FísicaConhecimentoOs jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO objetivo deste trabalho consiste em mapear e discutir a produção e a difusão do conhecimento acadêmico brasileiro acerca dos exergames, como artefato cultural com potencial pedagógico, na Educação Física escolar. A revisão foi realizada na base de dados SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “exergames”, “jogos eletrônicos”, “video games” e “educação física”. Foram escolhidos 04 artigos que cumpriram os critérios de inclusão para compor este estudo. Os resultados encontrados nessa revisão mostram que a utilização de exergames na Educação Física se mostra como alternativa relevante principalmente nos quesitos de engajamento dos alunos e como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Porém, é necessário ressaltar a escassez de pesquisas envolvendo o tema.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOsjogoseletrônicos_Vieira_2022.pdfOsjogoseletrônicos_Vieira_2022.pdfapplication/pdf310090https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50979/1/Osjogoseletr%c3%b4nicos_Vieira_2022.pdf542dea9bd0647bb652ed5b897c5c992aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50979/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/509792023-01-17 17:49:36.253oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-17T20:49:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
title Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
spellingShingle Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
Vieira, Mateus de Oliveira Lucena
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Exergames
Jogos eletrônicos
Educação Física
Conhecimento
title_short Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
title_full Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
title_fullStr Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
title_sort Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
author Vieira, Mateus de Oliveira Lucena
author_facet Vieira, Mateus de Oliveira Lucena
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bezerra, Judson Cavalcante
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Tinôco, Rafael de Gois
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mateus de Oliveira Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Judson Cavalcante
contributor_str_mv Bezerra, Judson Cavalcante
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Exergames
Jogos eletrônicos
Educação Física
Conhecimento
dc.subject.por.fl_str_mv Exergames
Jogos eletrônicos
Educação Física
Conhecimento
description O objetivo deste trabalho consiste em mapear e discutir a produção e a difusão do conhecimento acadêmico brasileiro acerca dos exergames, como artefato cultural com potencial pedagógico, na Educação Física escolar. A revisão foi realizada na base de dados SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “exergames”, “jogos eletrônicos”, “video games” e “educação física”. Foram escolhidos 04 artigos que cumpriram os critérios de inclusão para compor este estudo. Os resultados encontrados nessa revisão mostram que a utilização de exergames na Educação Física se mostra como alternativa relevante principalmente nos quesitos de engajamento dos alunos e como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Porém, é necessário ressaltar a escassez de pesquisas envolvendo o tema.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-17T20:49:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-17T20:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Mateus de Oliveira Lucena. Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50979
identifier_str_mv VIEIRA, Mateus de Oliveira Lucena. Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Licenciatura em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50979/1/Osjogoseletr%c3%b4nicos_Vieira_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50979/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 542dea9bd0647bb652ed5b897c5c992a
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117552914038784