O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Geison
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1008
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense no Facebook e as ações de marketing que procura promover. Assim, definiu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual o conteúdo do marketing esportivo na rede social Facebook do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense? Para responder ao problema, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória, a partir de estudo de caso. Buscou-se analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, as características do marketing e do marketing esportivo, bem como destacar as principais peculiaridades e a função das redes sociais no processo de comunicação e relacionamentos entre clubes e seguidores. A pesquisa empírica envolveu o estudo de caso sobre o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, sendo que a pesquisa será com base nas postagens feitas no Facebook durante uma semana, no período de 13 a 20 de abril de 2016. Os resultados apontaram que o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook está relacionado à promoção da imagem do clube, enfatizando aspectos relativos ao clube em si, jogos, competições, produtos, adesão como sócio e torcedores. O conteúdo das postagens apresenta linguagem simples e frases de impacto, buscando o fortalecimento da marca e da imagem do clube perante seus seguidores.
id UPF_cde594e73907c085829b8714b3d40a0e
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1008
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2017-08-07T19:11:34Z2017-08-072017-08-07T19:11:34Z2016-12-07RECH, Geison. O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook. 2016. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1008Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-07T19:11:34Z No. of bitstreams: 1 PF2016Geison Rech.pdf: 2282178 bytes, checksum: 419e005c5effc8d1f61e7e510e8f9347 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-07T19:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Geison Rech.pdf: 2282178 bytes, checksum: 419e005c5effc8d1f61e7e510e8f9347 (MD5) Previous issue date: 2016-12-07Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense no Facebook e as ações de marketing que procura promover. Assim, definiu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual o conteúdo do marketing esportivo na rede social Facebook do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense? Para responder ao problema, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória, a partir de estudo de caso. Buscou-se analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, as características do marketing e do marketing esportivo, bem como destacar as principais peculiaridades e a função das redes sociais no processo de comunicação e relacionamentos entre clubes e seguidores. A pesquisa empírica envolveu o estudo de caso sobre o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, sendo que a pesquisa será com base nas postagens feitas no Facebook durante uma semana, no período de 13 a 20 de abril de 2016. Os resultados apontaram que o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook está relacionado à promoção da imagem do clube, enfatizando aspectos relativos ao clube em si, jogos, competições, produtos, adesão como sócio e torcedores. O conteúdo das postagens apresenta linguagem simples e frases de impacto, buscando o fortalecimento da marca e da imagem do clube perante seus seguidores.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaMarketing esportivoRedes sociaisConteúdoComunicaçãoO Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisKlein, Otavio JoséRech, Geisoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1008/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2016Geison Rech.pdfPF2016Geison Rech.pdfMonografia Geison Rechapplication/pdf2282178http://localhost:8080/bitstream/riupf/1008/1/PF2016Geison%20Rech.pdf419e005c5effc8d1f61e7e510e8f9347MD51riupf/10082022-02-16 11:49:19.862oai:localhost:riupf/1008TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gRGVwb3NpdGEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gRGVwb3NpdGEgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-16T13:49:19Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
title O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
spellingShingle O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
Rech, Geison
Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Redes sociais
Conteúdo
Comunicação
title_short O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
title_full O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
title_fullStr O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
title_full_unstemmed O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
title_sort O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook
author Rech, Geison
author_facet Rech, Geison
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Otavio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Geison
contributor_str_mv Klein, Otavio José
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Redes sociais
Conteúdo
Comunicação
topic Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Redes sociais
Conteúdo
Comunicação
description Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense no Facebook e as ações de marketing que procura promover. Assim, definiu-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual o conteúdo do marketing esportivo na rede social Facebook do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense? Para responder ao problema, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória, a partir de estudo de caso. Buscou-se analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, as características do marketing e do marketing esportivo, bem como destacar as principais peculiaridades e a função das redes sociais no processo de comunicação e relacionamentos entre clubes e seguidores. A pesquisa empírica envolveu o estudo de caso sobre o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, sendo que a pesquisa será com base nas postagens feitas no Facebook durante uma semana, no período de 13 a 20 de abril de 2016. Os resultados apontaram que o conteúdo do marketing esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook está relacionado à promoção da imagem do clube, enfatizando aspectos relativos ao clube em si, jogos, competições, produtos, adesão como sócio e torcedores. O conteúdo das postagens apresenta linguagem simples e frases de impacto, buscando o fortalecimento da marca e da imagem do clube perante seus seguidores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-07T19:11:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-07
2017-08-07T19:11:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RECH, Geison. O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook. 2016. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1008
identifier_str_mv RECH, Geison. O Conteúdo do Marketing Esportivo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Facebook. 2016. 70 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1008/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1008/1/PF2016Geison%20Rech.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
419e005c5effc8d1f61e7e510e8f9347
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813982546984960