Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1501 |
Resumo: | O Marketing Esportivo é um tema que está passando por uma grande evolução, muita mídia e altos investimentos são realizados para gerar renda aos clubes e ao mesmo tempo aproximar a relação com os torcedores. Assim, sabe-se que uma das principais fontes de renda de um clube são os torcedores, isso se dá por consumo de produtos, serviços e benefícios oferecidos, que é influenciado pelo relacionamento clube-torcedor. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender como o Grêmio fez uso do Marketing Esportivo em suas redes sociais no Campeonato Libertadores da América de 2017, competição no qual se tornou campeão. Evidenciar a importância do Marketing Esportivo e fazer uma análise das principais redes sociais, o Facebook e Instagram, bem como o conteúdo das publicações no período do campeonato. Para tal, realizou-se uma pesquisa, um estudo de caso com a análise de conteúdo baseada na metodologia de Laurence Bardin. Assim, com esse estudo foi possível classificar o conteúdo das publicações do Facebook e Instagram do Grêmio aos 3P’s, sendo Promoção, Propagação e Personificação, que fazem parte dos 8P’s. |
id |
UPF_d2780b97c396f2c6e0a0e8f8ff5ec1a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1501 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2018-08-28T19:00:09Z2018-08-302018-08-28T19:00:09ZOLIVEIRA, Roberta Scheidt de. Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017. 2018. [60] f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1501Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-08-28T19:00:09Z No. of bitstreams: 1 PF2018Roberta Scheidt de Oliveira.pdf: 1477776 bytes, checksum: 81e1cfba1d42b86608fe1d99cb5867f6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T19:00:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Roberta Scheidt de Oliveira.pdf: 1477776 bytes, checksum: 81e1cfba1d42b86608fe1d99cb5867f6 (MD5)O Marketing Esportivo é um tema que está passando por uma grande evolução, muita mídia e altos investimentos são realizados para gerar renda aos clubes e ao mesmo tempo aproximar a relação com os torcedores. Assim, sabe-se que uma das principais fontes de renda de um clube são os torcedores, isso se dá por consumo de produtos, serviços e benefícios oferecidos, que é influenciado pelo relacionamento clube-torcedor. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender como o Grêmio fez uso do Marketing Esportivo em suas redes sociais no Campeonato Libertadores da América de 2017, competição no qual se tornou campeão. Evidenciar a importância do Marketing Esportivo e fazer uma análise das principais redes sociais, o Facebook e Instagram, bem como o conteúdo das publicações no período do campeonato. Para tal, realizou-se uma pesquisa, um estudo de caso com a análise de conteúdo baseada na metodologia de Laurence Bardin. Assim, com esse estudo foi possível classificar o conteúdo das publicações do Facebook e Instagram do Grêmio aos 3P’s, sendo Promoção, Propagação e Personificação, que fazem parte dos 8P’s.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaComunicaçãoMarketing DigitalMarketing EsportivoGrêmioMarketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBacaltchuk, BenamiOliveira, Roberta Scheidt deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1501/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Roberta Scheidt de Oliveira.pdfPF2018Roberta Scheidt de Oliveira.pdfMonografia Roberta Scheidt de Oliveiraapplication/pdf1477776http://localhost:8080/bitstream/riupf/1501/1/PF2018Roberta%20Scheidt%20de%20Oliveira.pdf81e1cfba1d42b86608fe1d99cb5867f6MD51riupf/15012018-08-28 16:00:09.798oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-28T19:00:09Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
title |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
spellingShingle |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 Oliveira, Roberta Scheidt de Publicidade Propaganda Comunicação Marketing Digital Marketing Esportivo Grêmio |
title_short |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
title_full |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
title_fullStr |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
title_sort |
Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017 |
author |
Oliveira, Roberta Scheidt de |
author_facet |
Oliveira, Roberta Scheidt de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bacaltchuk, Benami |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Roberta Scheidt de |
contributor_str_mv |
Bacaltchuk, Benami |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Comunicação Marketing Digital Marketing Esportivo Grêmio |
topic |
Publicidade Propaganda Comunicação Marketing Digital Marketing Esportivo Grêmio |
description |
O Marketing Esportivo é um tema que está passando por uma grande evolução, muita mídia e altos investimentos são realizados para gerar renda aos clubes e ao mesmo tempo aproximar a relação com os torcedores. Assim, sabe-se que uma das principais fontes de renda de um clube são os torcedores, isso se dá por consumo de produtos, serviços e benefícios oferecidos, que é influenciado pelo relacionamento clube-torcedor. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender como o Grêmio fez uso do Marketing Esportivo em suas redes sociais no Campeonato Libertadores da América de 2017, competição no qual se tornou campeão. Evidenciar a importância do Marketing Esportivo e fazer uma análise das principais redes sociais, o Facebook e Instagram, bem como o conteúdo das publicações no período do campeonato. Para tal, realizou-se uma pesquisa, um estudo de caso com a análise de conteúdo baseada na metodologia de Laurence Bardin. Assim, com esse estudo foi possível classificar o conteúdo das publicações do Facebook e Instagram do Grêmio aos 3P’s, sendo Promoção, Propagação e Personificação, que fazem parte dos 8P’s. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-28T19:00:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-30 2018-08-28T19:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Roberta Scheidt de. Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017. 2018. [60] f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1501 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Roberta Scheidt de. Marketing esportivo: o Grêmio nas redes sociais no Campeonato Libertadores da América 2017. 2018. [60] f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1501/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1501/1/PF2018Roberta%20Scheidt%20de%20Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 81e1cfba1d42b86608fe1d99cb5867f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492618824351744 |