A metáfora do espetáculo: o diálogo das empresas no site de rede social Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagatini, Francine Zanin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/735
Resumo: O presente estudo compreende a expansão do conceito de Sociedade do Espetáculo proposto por Debord em 1967 delineando a perpetuação do espetáculo na comunicação online da contemporaneidade. Identificando o potencial dialógico dos sites de redes sociais, utiliza-se deste conceito para, junto ao engajamento, propor uma construção teórica denominada como Metáfora do Espetáculo, caracterização da articulação da comunicação de massa e comunicação dialógica digital. A partir deste pressuposto, desenvolveu-se um estudo de campo avaliativo analisando as fanpages das marcas Chevrolet Brasil e Marcopolo, empresas escolhidas através de critérios de seleção ao universo das grandes empresas Top of Mind — Rio Grande do Sul 2014. Com o objetivo de identificar e analisar se e como as empresas dialogam, ouvem, transformam e utilizam-se do poder de fala dos públicos neste site de rede social, relacionando e considerando a caracterização do conceito de Sociedade do Espetáculo ao engajamento, analisou-se, ao total, duas publicações realizadas nas fanpages das empresas com o maior número de comentários até o limite de 3.000 comentários no ano de 2014 — 01 de janeiro de 2014 a 31 de outubro de 2014. A partir desta análise identificaram-se indícios da Sociedade do Espetáculo na comunicação online, evidenciando 47 anos desde a proposta inicial desta teoria. Identificou-se que as empresas engajam os públicos, impulsionando-os a subir ao palco moderado pela empresa, porém não valorizando a possibilidade de diálogo neste meio. As empresas se posicionam como centralizadoras da mensagem, organizando os conteúdos produzidos pelos interlocutores, promovendo a participação dos públicos e reunindo uma rede social em torno da marca, buscando a ampliação de sua visibilidade. O potencial dialógico do site de rede social não é utilizado, delineando um princípio de bidirecionalidade na centralização da mensagem, ou seja, identificando um potencial dialógico em suas características de comunicação de massa.
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Com o objetivo de identificar e analisar se e como as empresas dialogam, ouvem, transformam e utilizam-se do poder de fala dos públicos neste site de rede social, relacionando e considerando a caracterização do conceito de Sociedade do Espetáculo ao engajamento, analisou-se, ao total, duas publicações realizadas nas fanpages das empresas com o maior número de comentários até o limite de 3.000 comentários no ano de 2014 — 01 de janeiro de 2014 a 31 de outubro de 2014. A partir desta análise identificaram-se indícios da Sociedade do Espetáculo na comunicação online, evidenciando 47 anos desde a proposta inicial desta teoria. Identificou-se que as empresas engajam os públicos, impulsionando-os a subir ao palco moderado pela empresa, porém não valorizando a possibilidade de diálogo neste meio. 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O potencial dialógico do site de rede social não é utilizado, delineando um princípio de bidirecionalidade na centralização da mensagem, ou seja, identificando um potencial dialógico em suas características de comunicação de massa.porPublicidadeFacebook (Rede social on-line)PropagandaEmpresasComunicaçãoA metáfora do espetáculo: o diálogo das empresas no site de rede social Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraBagatini, Francine Zanininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014FrancineZaninBagatini.pdfPF2014FrancineZaninBagatini.pdfMonografias Francine Zanin Bacatiniapplication/pdf10737023http://localhost:8080/bitstream/riupf/735/1/PF2014FrancineZaninBagatini.pdf81bef763e00176312554a8f231ad213dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/735/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/7352018-11-20 22:06:28.3oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-11-21T00:06:28Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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