Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cambrussi, Carla Girardi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/765
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar o diálogo das empresas na rede social Facebook em relação às características que a geração Y apresenta. Identificando o potencial de diálogo proporcionado pelas redes sociais, busca-se identificar se as empresas estão dispostas a ouvir, responder, dialogar e se relacionar. Para o esclarecimento do objetivo foram utilizadas pesquisas bibliográfica e exploratória. Tendo em vista que a geração Y tem o maior número de pessoas online no Brasil, buscou-se analisar oito fanpages de quatro segmentos distintos, mas diretamente consumidos pela geração: Instituição de Ensino (Universidade de Passo Fundo e Faculdade IMED); Instituição fmanceira (Banrisul e Sicredi); Entretenimento (Beehive Club e VIV Mizik) e Tecnologia (Motorola e Samsung). Assim foram observadas publicações do mês de abril de 2015 e identificados planejamentos, além das duas publicações com maiores números de comentários. Após análise, ocorreu o cruzamento de dados por segmento. A partir dos resultados obtidos foi considerado que as empresas não se colocam dispostas a ouvir e dialogar com seus fãs, sendo assim, o potencial dialógico do site de rede social não é utilizado. Mesmo presente em uma plataforma de comunicação digital, bidirecional, procede a sua presença a partir de paradigmas característicos da comunicação de massa.
id UPF_160ac93a21c3f755b3dc800b52564239
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/765
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2015-09-04T20:06:29Z2015-09-04T20:06:29Z2015-09-04CAMBRUSSI, Carla Girardi. Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social. 2015. 75 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/765Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-09-04T20:06:29Z No. of bitstreams: 1 PF2015CarlaGirardiCambrussi.pdf: 6755408 bytes, checksum: 743d967c7046f9b8c20c09037bf8ac17 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-04T20:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015CarlaGirardiCambrussi.pdf: 6755408 bytes, checksum: 743d967c7046f9b8c20c09037bf8ac17 (MD5)A pesquisa tem como objetivo analisar o diálogo das empresas na rede social Facebook em relação às características que a geração Y apresenta. Identificando o potencial de diálogo proporcionado pelas redes sociais, busca-se identificar se as empresas estão dispostas a ouvir, responder, dialogar e se relacionar. Para o esclarecimento do objetivo foram utilizadas pesquisas bibliográfica e exploratória. Tendo em vista que a geração Y tem o maior número de pessoas online no Brasil, buscou-se analisar oito fanpages de quatro segmentos distintos, mas diretamente consumidos pela geração: Instituição de Ensino (Universidade de Passo Fundo e Faculdade IMED); Instituição fmanceira (Banrisul e Sicredi); Entretenimento (Beehive Club e VIV Mizik) e Tecnologia (Motorola e Samsung). Assim foram observadas publicações do mês de abril de 2015 e identificados planejamentos, além das duas publicações com maiores números de comentários. Após análise, ocorreu o cruzamento de dados por segmento. A partir dos resultados obtidos foi considerado que as empresas não se colocam dispostas a ouvir e dialogar com seus fãs, sendo assim, o potencial dialógico do site de rede social não é utilizado. Mesmo presente em uma plataforma de comunicação digital, bidirecional, procede a sua presença a partir de paradigmas característicos da comunicação de massa.porPublicidadePropagandaRedes sociais on-lineEmpresasFacebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraCambrussi, Carla Girardiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2015CarlaGirardiCambrussi.pdfPF2015CarlaGirardiCambrussi.pdfMonografia Carla Girardi Cambrussiapplication/pdf6755408http://localhost:8080/bitstream/riupf/765/1/PF2015CarlaGirardiCambrussi.pdf743d967c7046f9b8c20c09037bf8ac17MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/765/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/7652022-02-16 17:30:06.81oai:localhost:riupf/765Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-16T19:30:06Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
title Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
spellingShingle Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
Cambrussi, Carla Girardi
Publicidade
Propaganda
Redes sociais on-line
Empresas
title_short Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
title_full Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
title_fullStr Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
title_full_unstemmed Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
title_sort Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social
author Cambrussi, Carla Girardi
author_facet Cambrussi, Carla Girardi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
dc.contributor.author.fl_str_mv Cambrussi, Carla Girardi
contributor_str_mv Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Redes sociais on-line
Empresas
topic Publicidade
Propaganda
Redes sociais on-line
Empresas
description A pesquisa tem como objetivo analisar o diálogo das empresas na rede social Facebook em relação às características que a geração Y apresenta. Identificando o potencial de diálogo proporcionado pelas redes sociais, busca-se identificar se as empresas estão dispostas a ouvir, responder, dialogar e se relacionar. Para o esclarecimento do objetivo foram utilizadas pesquisas bibliográfica e exploratória. Tendo em vista que a geração Y tem o maior número de pessoas online no Brasil, buscou-se analisar oito fanpages de quatro segmentos distintos, mas diretamente consumidos pela geração: Instituição de Ensino (Universidade de Passo Fundo e Faculdade IMED); Instituição fmanceira (Banrisul e Sicredi); Entretenimento (Beehive Club e VIV Mizik) e Tecnologia (Motorola e Samsung). Assim foram observadas publicações do mês de abril de 2015 e identificados planejamentos, além das duas publicações com maiores números de comentários. Após análise, ocorreu o cruzamento de dados por segmento. A partir dos resultados obtidos foi considerado que as empresas não se colocam dispostas a ouvir e dialogar com seus fãs, sendo assim, o potencial dialógico do site de rede social não é utilizado. Mesmo presente em uma plataforma de comunicação digital, bidirecional, procede a sua presença a partir de paradigmas característicos da comunicação de massa.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-04T20:06:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-04T20:06:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMBRUSSI, Carla Girardi. Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social. 2015. 75 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/765
identifier_str_mv CAMBRUSSI, Carla Girardi. Facebook e agora?: análise do diálogo das empresas na rede social. 2015. 75 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/765/1/PF2015CarlaGirardiCambrussi.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/765/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 743d967c7046f9b8c20c09037bf8ac17
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492612590567424