Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agatti, Francieli de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1621
Resumo: O presente estudo teve-se por objetivo principal analisar e identificar de que maneira o clima organizacional interfere na motivação dos colaboradores do Supermercado Alfa, expondo oito fatores que podem influenciar o clima organizacional, bem como a visão dos respondentes. A metodologia da pesquisa é descritiva e exploratória, sendo realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aos vinte colaboradores que atuam na organização, deste total, dezoito colaboradores responderam o mesmo. O questionário foi composto por cinco questões que procuravam caracterizar o perfil dos respondentes, cinquenta e seis questões fechadas, subdivido em oito fatores de clima, sendo eles liderança, comunicação, compensação, valorização profissional, maturidade empresarial, colaboração entre áreas, trabalho desenvolvido e identificação com a empresa, além de duas questões abertas que oportunizaram os respondentes a dar suas opiniões sobre os fatores que podem danificar o clima organizacional, bem como as sugestões para melhorar o clima. Os dados obtidos apontaram que o clima organizacional da empresa é bom, uma vez que todos os fatores pesquisados apresentaram índice de satisfação.
id UPF_f62949b0099aeeae5ef8a4d7e1531205
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1621
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado AlfaAdministração de empresasGestão de pessoasClima organizacionalMotivação dos colaboradoresO presente estudo teve-se por objetivo principal analisar e identificar de que maneira o clima organizacional interfere na motivação dos colaboradores do Supermercado Alfa, expondo oito fatores que podem influenciar o clima organizacional, bem como a visão dos respondentes. A metodologia da pesquisa é descritiva e exploratória, sendo realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aos vinte colaboradores que atuam na organização, deste total, dezoito colaboradores responderam o mesmo. O questionário foi composto por cinco questões que procuravam caracterizar o perfil dos respondentes, cinquenta e seis questões fechadas, subdivido em oito fatores de clima, sendo eles liderança, comunicação, compensação, valorização profissional, maturidade empresarial, colaboração entre áreas, trabalho desenvolvido e identificação com a empresa, além de duas questões abertas que oportunizaram os respondentes a dar suas opiniões sobre os fatores que podem danificar o clima organizacional, bem como as sugestões para melhorar o clima. Os dados obtidos apontaram que o clima organizacional da empresa é bom, uma vez que todos os fatores pesquisados apresentaram índice de satisfação.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACUPFBeck, Nelson GermanoAgatti, Francieli de Oliveira2019-03-14T00:49:59Z2019-03-132019-03-14T00:49:59Z2018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAGATTI, Francieli de Oliveira. Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2019-03-14T00:49:59Zoai:localhost:riupf/1621Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-03-14T00:49:59Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
title Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
spellingShingle Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
Agatti, Francieli de Oliveira
Administração de empresas
Gestão de pessoas
Clima organizacional
Motivação dos colaboradores
title_short Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
title_full Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
title_fullStr Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
title_full_unstemmed Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
title_sort Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa
author Agatti, Francieli de Oliveira
author_facet Agatti, Francieli de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beck, Nelson Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Agatti, Francieli de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Gestão de pessoas
Clima organizacional
Motivação dos colaboradores
topic Administração de empresas
Gestão de pessoas
Clima organizacional
Motivação dos colaboradores
description O presente estudo teve-se por objetivo principal analisar e identificar de que maneira o clima organizacional interfere na motivação dos colaboradores do Supermercado Alfa, expondo oito fatores que podem influenciar o clima organizacional, bem como a visão dos respondentes. A metodologia da pesquisa é descritiva e exploratória, sendo realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aos vinte colaboradores que atuam na organização, deste total, dezoito colaboradores responderam o mesmo. O questionário foi composto por cinco questões que procuravam caracterizar o perfil dos respondentes, cinquenta e seis questões fechadas, subdivido em oito fatores de clima, sendo eles liderança, comunicação, compensação, valorização profissional, maturidade empresarial, colaboração entre áreas, trabalho desenvolvido e identificação com a empresa, além de duas questões abertas que oportunizaram os respondentes a dar suas opiniões sobre os fatores que podem danificar o clima organizacional, bem como as sugestões para melhorar o clima. Os dados obtidos apontaram que o clima organizacional da empresa é bom, uma vez que todos os fatores pesquisados apresentaram índice de satisfação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2019-03-14T00:49:59Z
2019-03-13
2019-03-14T00:49:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGATTI, Francieli de Oliveira. Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2018.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1621
identifier_str_mv AGATTI, Francieli de Oliveira. Clima organizacional. Estudo de caso: Supermercado Alfa. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817440980616347648