A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saurin, Franssis Hesper
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1438
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo compreender a influência das políticas de créditos sobre a retenção de clientes na loja H.S Modinha, comércio varejista de pequeno porte situada na ci-dade Soledade/RS. A fundamentação teórica iniciou-se pelo conceito tradicional de Marke-ting, se aprofundando posteriormente no Mix de varejo. Em seguida, tratou dos conceitos e desdobramentos do Crédito. Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com 20 entrevistados, do gênero feminino, clientes a mais de cinco anos da loja as quais possuem idades entre 20 e 75 anos e compram utilizando o crediário próprio da empresa mensalmente. Após a pesquisa e análise, observou-se que o crediário próprio oferecido pela loja é um fator influenciador de compra somente para as clientes que possuem mais idade e compram a mais tempo. A mudança no tipo de crediário oferecido pela empresa, conforme as entrevistadas, não faria com que a loja perdesse clientes. Como sugestão, recomenda-se que os proprietários invistam em descontos à vista e crediário através de carnês, porém mantenham, como exceção, a forma de crediário utilizado atualmente somente para as clientes que já possuem o hábito de comprar assim. Essas mudanças trariam novos clientes para empresa e manteria o contentamento dos atuais.
id UPF_fee9162cca3a489bae25b6a63d120250
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1438
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-08-07T05:16:17Z2018-08-07T05:16:17Z2018-08-082018-08-07T05:16:17Z2018-08-07T05:16:17Z2018-06-25SAURIN, Franssis Hesper. A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha. 2018. 62 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1438Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-07T05:16:17Z No. of bitstreams: 1 SOL2018Franssis Hesper Saurin.pdf: 295899 bytes, checksum: c1493f46472b1e970bffdb8cdba07735 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T05:16:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2018Franssis Hesper Saurin.pdf: 295899 bytes, checksum: c1493f46472b1e970bffdb8cdba07735 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-07T05:16:17Z No. of bitstreams: 1 SOL2018Franssis Hesper Saurin.pdf: 295899 bytes, checksum: c1493f46472b1e970bffdb8cdba07735 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T05:16:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2018Franssis Hesper Saurin.pdf: 295899 bytes, checksum: c1493f46472b1e970bffdb8cdba07735 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25Esse trabalho teve como objetivo compreender a influência das políticas de créditos sobre a retenção de clientes na loja H.S Modinha, comércio varejista de pequeno porte situada na ci-dade Soledade/RS. A fundamentação teórica iniciou-se pelo conceito tradicional de Marke-ting, se aprofundando posteriormente no Mix de varejo. Em seguida, tratou dos conceitos e desdobramentos do Crédito. Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com 20 entrevistados, do gênero feminino, clientes a mais de cinco anos da loja as quais possuem idades entre 20 e 75 anos e compram utilizando o crediário próprio da empresa mensalmente. Após a pesquisa e análise, observou-se que o crediário próprio oferecido pela loja é um fator influenciador de compra somente para as clientes que possuem mais idade e compram a mais tempo. A mudança no tipo de crediário oferecido pela empresa, conforme as entrevistadas, não faria com que a loja perdesse clientes. Como sugestão, recomenda-se que os proprietários invistam em descontos à vista e crediário através de carnês, porém mantenham, como exceção, a forma de crediário utilizado atualmente somente para as clientes que já possuem o hábito de comprar assim. Essas mudanças trariam novos clientes para empresa e manteria o contentamento dos atuais.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasCrediárioPolíticas de créditoRetenção de clientesA influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCruz, Cassiana Maris LimaSaurin, Franssis Hesperinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1438/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSOL2018Franssis Hesper Saurin.pdfSOL2018Franssis Hesper Saurin.pdfMonografia Franssis Hesper Saurinapplication/pdf295899http://localhost:8080/bitstream/riupf/1438/1/SOL2018Franssis%20Hesper%20Saurin.pdfc1493f46472b1e970bffdb8cdba07735MD51riupf/14382018-08-07 02:16:17.944oai:localhost:riupf/1438TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gRGVwb3NpdGEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gRGVwb3NpdGEgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-07T05:16:17Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
title A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
spellingShingle A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
Saurin, Franssis Hesper
Administração de empresas
Crediário
Políticas de crédito
Retenção de clientes
title_short A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
title_full A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
title_fullStr A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
title_full_unstemmed A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
title_sort A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
author Saurin, Franssis Hesper
author_facet Saurin, Franssis Hesper
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Cassiana Maris Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Saurin, Franssis Hesper
contributor_str_mv Cruz, Cassiana Maris Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Crediário
Políticas de crédito
Retenção de clientes
topic Administração de empresas
Crediário
Políticas de crédito
Retenção de clientes
description Esse trabalho teve como objetivo compreender a influência das políticas de créditos sobre a retenção de clientes na loja H.S Modinha, comércio varejista de pequeno porte situada na ci-dade Soledade/RS. A fundamentação teórica iniciou-se pelo conceito tradicional de Marke-ting, se aprofundando posteriormente no Mix de varejo. Em seguida, tratou dos conceitos e desdobramentos do Crédito. Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com 20 entrevistados, do gênero feminino, clientes a mais de cinco anos da loja as quais possuem idades entre 20 e 75 anos e compram utilizando o crediário próprio da empresa mensalmente. Após a pesquisa e análise, observou-se que o crediário próprio oferecido pela loja é um fator influenciador de compra somente para as clientes que possuem mais idade e compram a mais tempo. A mudança no tipo de crediário oferecido pela empresa, conforme as entrevistadas, não faria com que a loja perdesse clientes. Como sugestão, recomenda-se que os proprietários invistam em descontos à vista e crediário através de carnês, porém mantenham, como exceção, a forma de crediário utilizado atualmente somente para as clientes que já possuem o hábito de comprar assim. Essas mudanças trariam novos clientes para empresa e manteria o contentamento dos atuais.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-07T05:16:17Z
2018-08-07T05:16:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-08
2018-08-07T05:16:17Z
2018-08-07T05:16:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAURIN, Franssis Hesper. A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha. 2018. 62 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1438
identifier_str_mv SAURIN, Franssis Hesper. A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha. 2018. 62 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1438/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1438/1/SOL2018Franssis%20Hesper%20Saurin.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
c1493f46472b1e970bffdb8cdba07735
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492618154311680