A influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1438 |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo compreender a influência das políticas de créditos sobre a retenção de clientes na loja H.S Modinha, comércio varejista de pequeno porte situada na ci-dade Soledade/RS. A fundamentação teórica iniciou-se pelo conceito tradicional de Marke-ting, se aprofundando posteriormente no Mix de varejo. Em seguida, tratou dos conceitos e desdobramentos do Crédito. Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com 20 entrevistados, do gênero feminino, clientes a mais de cinco anos da loja as quais possuem idades entre 20 e 75 anos e compram utilizando o crediário próprio da empresa mensalmente. Após a pesquisa e análise, observou-se que o crediário próprio oferecido pela loja é um fator influenciador de compra somente para as clientes que possuem mais idade e compram a mais tempo. A mudança no tipo de crediário oferecido pela empresa, conforme as entrevistadas, não faria com que a loja perdesse clientes. Como sugestão, recomenda-se que os proprietários invistam em descontos à vista e crediário através de carnês, porém mantenham, como exceção, a forma de crediário utilizado atualmente somente para as clientes que já possuem o hábito de comprar assim. Essas mudanças trariam novos clientes para empresa e manteria o contentamento dos atuais. |
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Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com 20 entrevistados, do gênero feminino, clientes a mais de cinco anos da loja as quais possuem idades entre 20 e 75 anos e compram utilizando o crediário próprio da empresa mensalmente. Após a pesquisa e análise, observou-se que o crediário próprio oferecido pela loja é um fator influenciador de compra somente para as clientes que possuem mais idade e compram a mais tempo. A mudança no tipo de crediário oferecido pela empresa, conforme as entrevistadas, não faria com que a loja perdesse clientes. Como sugestão, recomenda-se que os proprietários invistam em descontos à vista e crediário através de carnês, porém mantenham, como exceção, a forma de crediário utilizado atualmente somente para as clientes que já possuem o hábito de comprar assim. Essas mudanças trariam novos clientes para empresa e manteria o contentamento dos atuais.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasCrediárioPolíticas de créditoRetenção de clientesA influência das políticas de crédito na retenção de clientes da microempresa varejista H.S Modinhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCruz, Cassiana Maris LimaSaurin, Franssis Hesperinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1438/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSOL2018Franssis Hesper Saurin.pdfSOL2018Franssis Hesper Saurin.pdfMonografia Franssis Hesper Saurinapplication/pdf295899http://localhost:8080/bitstream/riupf/1438/1/SOL2018Franssis%20Hesper%20Saurin.pdfc1493f46472b1e970bffdb8cdba07735MD51riupf/14382018-08-07 02:16:17.944oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-07T05:16:17Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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