School climate and school satisfaction among high school adolescents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cela de Arruda Coelho, Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dalbosco Dell'Aglio, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
Texto Completo: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975
Resumo: Este estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p<0,001): Relacionamento Professor-Estudante (?=0,28), Justeza das Regras e Clareza de Expectativas (?=0,21) e Relacionamento Estudante-Estudante (?=0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação Professor-Estudante.
id UPM-1_a40cffadb2f9e39ac07aea105f6e35c2
oai_identifier_str oai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/10975
network_acronym_str UPM-1
network_name_str Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
repository_id_str
spelling School climate and school satisfaction among high school adolescentsClima Escolar e Satisfação com a Escola entre Adolescentes de Ensino Médioschool satisfaction; school climate; positive development; adolescence; teacher-student relationshipsatisfacción escolar; clima escolar; desarrollo positivo; adolescencia; relación profesor-estudiantesatisfação escolar; clima escolar; desenvolvimento positivo; adolescência; relação professor-estudanteEste estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p<0,001): Relacionamento Professor-Estudante (?=0,28), Justeza das Regras e Clareza de Expectativas (?=0,21) e Relacionamento Estudante-Estudante (?=0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação Professor-Estudante.Editora Mackenzie2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1097510.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281The Journal Of Psychology: Theory and Practice ; Vol. 21 No. 1 (2019); 248-281Revista Psicología: Teoría y Práctica; Vol. 21 Núm. 1 (2019); 248-281Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 21 n. 1 (2019); 248-2811980-69061516-3687reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:UPMporenghttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7531http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7541Copyright (c) 2019 Clara Cela de Arruda Coelho, Débora Dalbosco Dell'Agliohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCela de Arruda Coelho, ClaraDalbosco Dell'Aglio, Débora2023-07-25T15:50:37Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/10975Revistahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/indexPRIhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/oairevistapsico@mackenzie.br1980-69061516-3687opendoar:2023-07-25T15:50:37Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv School climate and school satisfaction among high school adolescents
Clima Escolar e Satisfação com a Escola entre Adolescentes de Ensino Médio
title School climate and school satisfaction among high school adolescents
spellingShingle School climate and school satisfaction among high school adolescents
Cela de Arruda Coelho, Clara
school satisfaction;
school climate;
positive development;
adolescence;
teacher-student relationship
satisfacción escolar;
clima escolar;
desarrollo positivo;
adolescencia;
relación profesor-estudiante
satisfação escolar;
clima escolar;
desenvolvimento positivo;
adolescência;
relação professor-estudante
title_short School climate and school satisfaction among high school adolescents
title_full School climate and school satisfaction among high school adolescents
title_fullStr School climate and school satisfaction among high school adolescents
title_full_unstemmed School climate and school satisfaction among high school adolescents
title_sort School climate and school satisfaction among high school adolescents
author Cela de Arruda Coelho, Clara
author_facet Cela de Arruda Coelho, Clara
Dalbosco Dell'Aglio, Débora
author_role author
author2 Dalbosco Dell'Aglio, Débora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cela de Arruda Coelho, Clara
Dalbosco Dell'Aglio, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv school satisfaction;
school climate;
positive development;
adolescence;
teacher-student relationship
satisfacción escolar;
clima escolar;
desarrollo positivo;
adolescencia;
relación profesor-estudiante
satisfação escolar;
clima escolar;
desenvolvimento positivo;
adolescência;
relação professor-estudante
topic school satisfaction;
school climate;
positive development;
adolescence;
teacher-student relationship
satisfacción escolar;
clima escolar;
desarrollo positivo;
adolescencia;
relación profesor-estudiante
satisfação escolar;
clima escolar;
desenvolvimento positivo;
adolescência;
relação professor-estudante
description Este estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p<0,001): Relacionamento Professor-Estudante (?=0,28), Justeza das Regras e Clareza de Expectativas (?=0,21) e Relacionamento Estudante-Estudante (?=0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação Professor-Estudante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975
10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281
url http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975
identifier_str_mv 10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7531
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Clara Cela de Arruda Coelho, Débora Dalbosco Dell'Aglio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Clara Cela de Arruda Coelho, Débora Dalbosco Dell'Aglio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv The Journal Of Psychology: Theory and Practice ; Vol. 21 No. 1 (2019); 248-281
Revista Psicología: Teoría y Práctica; Vol. 21 Núm. 1 (2019); 248-281
Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 21 n. 1 (2019); 248-281
1980-6906
1516-3687
reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:UPM
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str UPM
institution UPM
reponame_str Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
collection Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revistapsico@mackenzie.br
_version_ 1797051377616158720