School climate and school satisfaction among high school adolescents
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) |
Texto Completo: | http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975 |
Resumo: | Este estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p<0,001): Relacionamento Professor-Estudante (?=0,28), Justeza das Regras e Clareza de Expectativas (?=0,21) e Relacionamento Estudante-Estudante (?=0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação Professor-Estudante. |
id |
UPM-1_a40cffadb2f9e39ac07aea105f6e35c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/10975 |
network_acronym_str |
UPM-1 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
School climate and school satisfaction among high school adolescentsClima Escolar e Satisfação com a Escola entre Adolescentes de Ensino Médioschool satisfaction; school climate; positive development; adolescence; teacher-student relationshipsatisfacción escolar; clima escolar; desarrollo positivo; adolescencia; relación profesor-estudiantesatisfação escolar; clima escolar; desenvolvimento positivo; adolescência; relação professor-estudanteEste estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p<0,001): Relacionamento Professor-Estudante (?=0,28), Justeza das Regras e Clareza de Expectativas (?=0,21) e Relacionamento Estudante-Estudante (?=0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação Professor-Estudante.Editora Mackenzie2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1097510.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281The Journal Of Psychology: Theory and Practice ; Vol. 21 No. 1 (2019); 248-281Revista Psicología: Teoría y Práctica; Vol. 21 Núm. 1 (2019); 248-281Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 21 n. 1 (2019); 248-2811980-69061516-3687reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online)instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:UPMporenghttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7531http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7541Copyright (c) 2019 Clara Cela de Arruda Coelho, Débora Dalbosco Dell'Agliohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCela de Arruda Coelho, ClaraDalbosco Dell'Aglio, Débora2023-07-25T15:50:37Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/10975Revistahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/indexPRIhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/oairevistapsico@mackenzie.br1980-69061516-3687opendoar:2023-07-25T15:50:37Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
School climate and school satisfaction among high school adolescents Clima Escolar e Satisfação com a Escola entre Adolescentes de Ensino Médio |
title |
School climate and school satisfaction among high school adolescents |
spellingShingle |
School climate and school satisfaction among high school adolescents Cela de Arruda Coelho, Clara school satisfaction; school climate; positive development; adolescence; teacher-student relationship satisfacción escolar; clima escolar; desarrollo positivo; adolescencia; relación profesor-estudiante satisfação escolar; clima escolar; desenvolvimento positivo; adolescência; relação professor-estudante |
title_short |
School climate and school satisfaction among high school adolescents |
title_full |
School climate and school satisfaction among high school adolescents |
title_fullStr |
School climate and school satisfaction among high school adolescents |
title_full_unstemmed |
School climate and school satisfaction among high school adolescents |
title_sort |
School climate and school satisfaction among high school adolescents |
author |
Cela de Arruda Coelho, Clara |
author_facet |
Cela de Arruda Coelho, Clara Dalbosco Dell'Aglio, Débora |
author_role |
author |
author2 |
Dalbosco Dell'Aglio, Débora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cela de Arruda Coelho, Clara Dalbosco Dell'Aglio, Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
school satisfaction; school climate; positive development; adolescence; teacher-student relationship satisfacción escolar; clima escolar; desarrollo positivo; adolescencia; relación profesor-estudiante satisfação escolar; clima escolar; desenvolvimento positivo; adolescência; relação professor-estudante |
topic |
school satisfaction; school climate; positive development; adolescence; teacher-student relationship satisfacción escolar; clima escolar; desarrollo positivo; adolescencia; relación profesor-estudiante satisfação escolar; clima escolar; desenvolvimento positivo; adolescência; relação professor-estudante |
description |
Este estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p<0,001): Relacionamento Professor-Estudante (?=0,28), Justeza das Regras e Clareza de Expectativas (?=0,21) e Relacionamento Estudante-Estudante (?=0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação Professor-Estudante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975 10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281 |
url |
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975 |
identifier_str_mv |
10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7531 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10975/7541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Clara Cela de Arruda Coelho, Débora Dalbosco Dell'Aglio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Clara Cela de Arruda Coelho, Débora Dalbosco Dell'Aglio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
The Journal Of Psychology: Theory and Practice ; Vol. 21 No. 1 (2019); 248-281 Revista Psicología: Teoría y Práctica; Vol. 21 Núm. 1 (2019); 248-281 Revista Psicologia: Teoria e Prática; v. 21 n. 1 (2019); 248-281 1980-6906 1516-3687 reponame:Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:UPM |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
UPM |
institution |
UPM |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie. Online) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsico@mackenzie.br |
_version_ |
1797051377616158720 |