O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kenski, Julia Moreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23563
Resumo: O aumento no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, nos processos formativos das organizações não foi, muitas vezes, acompanhado por maior reflexão crítica. As pesquisas em educação a distância on-line, ou e-learning, conduzidas em instituições organizacionais são recentes, especialmente no Brasil. Dessa forma, esta dissertação pretende contribuir nesse sentido, ao propor um estudo que problematiza o uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Para tanto, empreendeu-se um estudo de caso de um programa de formação gerencial semipresencial de uma instituição financeira na cidade de São Paulo, com foco no desenvolvimento de competências. Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implementação do programa de e-learning em estudo, como pelos gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosemberg, Moore e Kearsley, entre outros; da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers, bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg, Le Boterf e Zarifian. Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades de desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas.
id UPM_1194223283696d588bbeeefcc51b779d
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23563
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8568710701792092Kenski, Julia MoreiraBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/84426452281513182016-03-15T19:26:45Z2020-05-28T18:04:19Z2009-09-142020-05-28T18:04:19Z2009-08-06O aumento no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, nos processos formativos das organizações não foi, muitas vezes, acompanhado por maior reflexão crítica. As pesquisas em educação a distância on-line, ou e-learning, conduzidas em instituições organizacionais são recentes, especialmente no Brasil. Dessa forma, esta dissertação pretende contribuir nesse sentido, ao propor um estudo que problematiza o uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Para tanto, empreendeu-se um estudo de caso de um programa de formação gerencial semipresencial de uma instituição financeira na cidade de São Paulo, com foco no desenvolvimento de competências. Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implementação do programa de e-learning em estudo, como pelos gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosemberg, Moore e Kearsley, entre outros; da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers, bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg, Le Boterf e Zarifian. Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades de desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas.The rising use of new information and communication technologies, especially the internet, in the formative processes of organizations has not generally been followed by critical thinking. Research on online distance learning, or e-learning, conducted by organizational institutions are recent, especially in Brazil. This thesis intends therefore to contribute to this discussion, proposing a study on the use of e-learning in the development of managerial competence. To do so, a case study of a hybrid managerial formation program at a financial institution based in São Paulo, focused on the development of competences, was undertaken. The technique of in-depth semi-structured interviews has been adopted, both with the staff responsible for the programs implementation, and the managerial participants. In addition, the virtual environment and its structure have been analyzed, as well as the human resource documents that contain the guidelines of the program. The analysis of the program formation proposition was based upon e-learning studies by Rosemberg, Moore and Kearsley, among others; for the discussion of the competence development, the holistic model of Cheetham and Chivers was considered, as well as the competence concepts by European authors Sandberg, Le Boterf and Zarifian. The results of this study have revealed the limits and possibilities of managerial competence development when assisted by technological tools.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23563porUniversidade Presbiteriana Mackenziee-learningcompetênciasdesenvolvimento gerencialeducação on-lineeducação a distânciae-learningcompetencesmanagerial developmentonline learningdistance learningCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2995/Julia%20Moreira%20Kenski.pdf.jpgO uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALJulia Moreira Kenski.pdfJulia Moreira Kenski.pdfapplication/pdf1534260https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f6df45b-891c-4b74-aafe-08f76a9ef29b/download79d7065374fff34022bc3d01a1c14f7aMD51TEXTJulia Moreira Kenski.pdf.txtJulia Moreira Kenski.pdf.txtExtracted texttext/plain328641https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5f96764d-9ec3-47bc-a49c-2a5361a683ca/downloadb3bbaa0296f47c96c6d34e31fa75877fMD52THUMBNAILJulia Moreira Kenski.pdf.jpgJulia Moreira Kenski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c96a6199-8407-4cb6-91be-0d703e310bb4/downloadd2ad5706e253c3a8aabfcb5cf2a43f46MD5310899/235632022-03-14 16:20:33.022oai:dspace.mackenzie.br:10899/23563https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:20:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
title O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
spellingShingle O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
Kenski, Julia Moreira
e-learning
competências
desenvolvimento gerencial
educação on-line
educação a distância
e-learning
competences
managerial development
online learning
distance learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
title_short O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
title_full O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
title_fullStr O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
title_full_unstemmed O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
title_sort O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
author Kenski, Julia Moreira
author_facet Kenski, Julia Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8568710701792092
dc.contributor.author.fl_str_mv Kenski, Julia Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunstein, Janette
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8442645228151318
contributor_str_mv Brunstein, Janette
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
competências
desenvolvimento gerencial
educação on-line
educação a distância
topic e-learning
competências
desenvolvimento gerencial
educação on-line
educação a distância
e-learning
competences
managerial development
online learning
distance learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
dc.subject.eng.fl_str_mv e-learning
competences
managerial development
online learning
distance learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
description O aumento no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, nos processos formativos das organizações não foi, muitas vezes, acompanhado por maior reflexão crítica. As pesquisas em educação a distância on-line, ou e-learning, conduzidas em instituições organizacionais são recentes, especialmente no Brasil. Dessa forma, esta dissertação pretende contribuir nesse sentido, ao propor um estudo que problematiza o uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Para tanto, empreendeu-se um estudo de caso de um programa de formação gerencial semipresencial de uma instituição financeira na cidade de São Paulo, com foco no desenvolvimento de competências. Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implementação do programa de e-learning em estudo, como pelos gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosemberg, Moore e Kearsley, entre outros; da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers, bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg, Le Boterf e Zarifian. Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades de desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-14
2020-05-28T18:04:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:45Z
2020-05-28T18:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23563
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f6df45b-891c-4b74-aafe-08f76a9ef29b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5f96764d-9ec3-47bc-a49c-2a5361a683ca/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c96a6199-8407-4cb6-91be-0d703e310bb4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 79d7065374fff34022bc3d01a1c14f7a
b3bbaa0296f47c96c6d34e31fa75877f
d2ad5706e253c3a8aabfcb5cf2a43f46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820041530966016