O uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23563 |
Resumo: | O aumento no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, nos processos formativos das organizações não foi, muitas vezes, acompanhado por maior reflexão crítica. As pesquisas em educação a distância on-line, ou e-learning, conduzidas em instituições organizacionais são recentes, especialmente no Brasil. Dessa forma, esta dissertação pretende contribuir nesse sentido, ao propor um estudo que problematiza o uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Para tanto, empreendeu-se um estudo de caso de um programa de formação gerencial semipresencial de uma instituição financeira na cidade de São Paulo, com foco no desenvolvimento de competências. Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implementação do programa de e-learning em estudo, como pelos gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosemberg, Moore e Kearsley, entre outros; da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers, bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg, Le Boterf e Zarifian. Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades de desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas. |
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Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implementação do programa de e-learning em estudo, como pelos gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosemberg, Moore e Kearsley, entre outros; da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers, bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg, Le Boterf e Zarifian. Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades de desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas.The rising use of new information and communication technologies, especially the internet, in the formative processes of organizations has not generally been followed by critical thinking. Research on online distance learning, or e-learning, conducted by organizational institutions are recent, especially in Brazil. This thesis intends therefore to contribute to this discussion, proposing a study on the use of e-learning in the development of managerial competence. To do so, a case study of a hybrid managerial formation program at a financial institution based in São Paulo, focused on the development of competences, was undertaken. The technique of in-depth semi-structured interviews has been adopted, both with the staff responsible for the programs implementation, and the managerial participants. In addition, the virtual environment and its structure have been analyzed, as well as the human resource documents that contain the guidelines of the program. The analysis of the program formation proposition was based upon e-learning studies by Rosemberg, Moore and Kearsley, among others; for the discussion of the competence development, the holistic model of Cheetham and Chivers was considered, as well as the competence concepts by European authors Sandberg, Le Boterf and Zarifian. The results of this study have revealed the limits and possibilities of managerial competence development when assisted by technological tools.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23563porUniversidade Presbiteriana Mackenziee-learningcompetênciasdesenvolvimento gerencialeducação on-lineeducação a distânciae-learningcompetencesmanagerial developmentonline learningdistance learningCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2995/Julia%20Moreira%20Kenski.pdf.jpgO uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALJulia Moreira Kenski.pdfJulia Moreira Kenski.pdfapplication/pdf1534260https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9f6df45b-891c-4b74-aafe-08f76a9ef29b/download79d7065374fff34022bc3d01a1c14f7aMD51TEXTJulia Moreira Kenski.pdf.txtJulia Moreira Kenski.pdf.txtExtracted texttext/plain328641https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5f96764d-9ec3-47bc-a49c-2a5361a683ca/downloadb3bbaa0296f47c96c6d34e31fa75877fMD52THUMBNAILJulia Moreira Kenski.pdf.jpgJulia Moreira Kenski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c96a6199-8407-4cb6-91be-0d703e310bb4/downloadd2ad5706e253c3a8aabfcb5cf2a43f46MD5310899/235632022-03-14 16:20:33.022oai:dspace.mackenzie.br:10899/23563https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:20:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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