Educação não-formal e transformação social: projeto Campus das Artes e sua influência na vida de adolescentes do Centro Cultural Vila Prudente da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Marcos da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24953
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi em analisar o projeto de minha autoria: Campus das Artes: a favela como espaço antropológico da arte implantado em 2002 no Centro Cultural Vila Prudente na Zona Leste de São Paulo, na favela de Vila Prudente. O projeto propunha a um grupo de vinte jovens, entre homens e mulheres, um novo olhar sobre a estética da favela por meio das artes visuais visando contribuir para o processo de mudança em suas vidas e na comunidade. Para tanto considerou-se sujeitos deste estudo seis jovens que passaram pelo Campus das Artes e das mudanças ocorridas em suas vidas. A análise do projeto inseriu-se no contexto de uma pesquisa interdisciplinar levando em consideração a base teórica do conhecimento epistemológico construido pelo educador Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo participante. Os resultados mostram que a maioria dos jovens entrevistados consideraram que o projeto propiciou oportunidades para a inserção deles dentro da realidade onde vivem, pois muitos conseguiram não só atuar como que compreender os mecanismos de exclusão que estão sujeitos e de como deixarem de ser Seres Menos para Seres Mais. Concluiu-se assim, que os jovens compreenderam a favela não como um lugar para condenação, mas como um lugar de possibilidades de transformação sem condenar suas vidas e suas histórias. O presente estudo destacou não só a necessidade de valorizar sempre mais a educação não-formal, face à realidade existente em regiões carentes, como também sobre a importância do emprego da arte para a promoção do desenvolvimento humano.
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A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo participante. Os resultados mostram que a maioria dos jovens entrevistados consideraram que o projeto propiciou oportunidades para a inserção deles dentro da realidade onde vivem, pois muitos conseguiram não só atuar como que compreender os mecanismos de exclusão que estão sujeitos e de como deixarem de ser Seres Menos para Seres Mais. Concluiu-se assim, que os jovens compreenderam a favela não como um lugar para condenação, mas como um lugar de possibilidades de transformação sem condenar suas vidas e suas histórias. O presente estudo destacou não só a necessidade de valorizar sempre mais a educação não-formal, face à realidade existente em regiões carentes, como também sobre a importância do emprego da arte para a promoção do desenvolvimento humano.The objective of this research was to analyse the project of my authorship, Campus das Artes (Arts Campus): the favela (Brazilian slums) as an anthropological art space, established in 2002 at the Vila Prudente Cultural Center, at the east zone of São Paulo, at the Vila Prudente favela. The project proposed to a group of twenty young people, both men and women, a new look over the aesthetic of the favela through visual arts, aiming to contribute to the changing process in their lives and the community. For so, six young people that attended the Arts Campus and the changes occurred in their lives were considered the subjects of this study. The project analysis was inserted in the context of an interdisciplinary research, taking into consideration the theoretical basis of the epistemological knowledge built by the Brazilian educator Paulo Freire. It was used the participant observation qualitative methodology. The results showed that the most part of the young people interviewed considered that the project opened opportunities for their insertion in the reality where they live, for many were able not only to act, but also to comprehend the exclusion mechanisms they are subjected to and how to stop being Seres Menos (Lesser Beings) to become Seres Mais (Better Beings). It was concluded through this that the young people comprehended the favela not as a place for condemnation, but as a place of possibilities of transformation without jeopardizing their lives and histories. The present study highlighted not only the need to value always more the informal education, in the face of the existing realities of needy regions, but also the importance of the employment of art in the promotion of the human development.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfSILVA, Antonio Marcos da. Educação não-formal e transformação social: projeto Campus das Artes e sua influência na vida de adolescentes do Centro Cultural Vila Prudente da cidade de São Paulo. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24953porUniversidade Presbiteriana MackenzieconscientizaçãofavelaPaulo Freiretransformaçãojuventudeconsciousness-raisingfavelaPaulo FreiretransformationyouthCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10206/Antonio%20Marcos%20da%20Silva1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10207/Antonio%20Marcos%20da%20Silva2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10208/Antonio%20Marcos%20da%20Silva3.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10209/Antonio%20Marcos%20da%20Silva4.pdf.jpgEducação não-formal e transformação social: projeto Campus das Artes e sua influência na vida de adolescentes do Centro Cultural Vila Prudente da cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFreire, Ana Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/3722289142096812Stori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALAntonio Marcos da Silva3.pdfAntonio Marcos da Silva3.pdfapplication/pdf833701https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1fa8146b-6889-4a60-bbbb-83f37c21160e/downloadb37049875043ef28e9a6b41f4773af92MD51Antonio Marcos da Silva4.pdfAntonio Marcos da Silva4.pdfapplication/pdf310913https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/64093d8f-44f2-4353-ab3b-53b0096d20b3/download259fe5001ab9c7183a0dc9181e65cc80MD52Antonio Marcos da Silva2.pdfAntonio Marcos da Silva2.pdfapplication/pdf689026https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/192b5488-169a-4152-acba-a7947b81e7cc/download2677ccc87da6db00f014050b19203a2aMD53Antonio Marcos da Silva1.pdfAntonio Marcos da Silva1.pdfapplication/pdf376004https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59d62fd6-98a1-4963-9778-469c8f68f967/download08b8f8a94883fd5a8825726ed1a0bdbeMD54TEXTAntonio Marcos da Silva3.pdf.txtAntonio Marcos da Silva3.pdf.txtExtracted texttext/plain108571https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ea548705-2f2f-4c0c-b63a-7ca6e7547cea/downloadda46a8c3cc914819dbb38de8530706a1MD55Antonio Marcos da Silva4.pdf.txtAntonio Marcos da Silva4.pdf.txtExtracted texttext/plain83705https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60921b0a-1488-42b5-8bc2-bde5870db0bd/downloadd782066559ccdcbe8988961515ba5d51MD57Antonio Marcos da Silva2.pdf.txtAntonio Marcos da Silva2.pdf.txtExtracted texttext/plain53612https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a729070f-d8de-489a-8e8e-25ca7a535f83/download7ddc126e0da68602c77e38e75e30d7f2MD59Antonio Marcos da Silva1.pdf.txtAntonio Marcos da Silva1.pdf.txtExtracted texttext/plain67545https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2ad7a5c9-6b0a-4ec9-ac5f-badb17d3e41b/downloadd2e135d23d01ce00f2728a17bab3394eMD511THUMBNAILAntonio Marcos da Silva3.pdf.jpgAntonio Marcos da Silva3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1542https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dfffa2b6-4aee-4881-947d-02f88ffc47d9/downloada5c38d8e02dfb96f23a4c0fa32c4b754MD56Antonio Marcos da Silva4.pdf.jpgAntonio Marcos da Silva4.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1458https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bec2d729-f523-4925-b54f-34ca6957c139/download4033c294d2e16b3dfc206a1f91ee888aMD58Antonio Marcos da Silva2.pdf.jpgAntonio Marcos da Silva2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1558https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d56ad7b4-518c-4574-81b4-74c1108faadf/download162b715689d14424080a799078e904aaMD510Antonio Marcos da Silva1.pdf.jpgAntonio Marcos da Silva1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/81e936c4-6910-46bb-b5ee-f062a64280f4/downloadce05487eb19247d7d4371d5836d7c4e6MD51210899/249532022-03-14 17:30:23.04oai:dspace.mackenzie.br:10899/24953https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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