O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Maria Isabel Pedroso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24863
Resumo: The search for results more and more satisfactory is a constant in the teacher's life. It is consensus that the process teaching-learning success only does not give only by the education professional's academic formation, but also by the good relationship established with the student, besides, for sure, teacher s autonomy in the construction of his knowledge. For that interdiscplinary is essential. This research has for main goal to argue the pedagogical practice through interdisciplinary projects, as well as to present concrete results of the project "By seas never navigated before", developed with students of the 9th year of high school from l Albert Sabin School.
id UPM_1e8e35543e57189338ca6fcd28984a9f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24863
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6330995631263989Fragoso, Maria Isabel PedrosoAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/50226924722757572016-03-15T19:43:30Z2020-05-28T18:11:06Z2009-02-262020-05-28T18:11:06Z2009-01-29The search for results more and more satisfactory is a constant in the teacher's life. It is consensus that the process teaching-learning success only does not give only by the education professional's academic formation, but also by the good relationship established with the student, besides, for sure, teacher s autonomy in the construction of his knowledge. For that interdiscplinary is essential. This research has for main goal to argue the pedagogical practice through interdisciplinary projects, as well as to present concrete results of the project "By seas never navigated before", developed with students of the 9th year of high school from l Albert Sabin School.A busca por resultados cada vez mais satisfatórios é uma constante na vida do professor. É consenso que o sucesso do processo ensino-aprendizagem não se dá somente pela formação acadêmica do profissional da educação, mas também pelo bom relacionamento estabelecido com o aluno, além, é claro, da autonomia do discente na construção do seu conhecimento. Para isso a interdisciplinaridade é imprescindível. Essa pesquisa tem por objetivo principal discutir a prática pedagógica por meio de projetos interdisciplinares, bem como apresentar resultados concretos do projeto Por mares nunca dantes navegados, desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfFRAGOSO, Maria Isabel Pedroso. O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24863porUniversidade Presbiteriana Mackenzietrabalho por projetointerdisciplinaridadeaprendizagemformação docenterelação professor-alunowork by projectinterdisciplinarylearningeducational formationteacher-student relationshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4334/Maria%20Isabel%20Pedroso%20Fragoso.pdf.jpgO projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Andrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMaria Isabel Pedroso Fragoso.pdfMaria Isabel Pedroso Fragoso.pdfapplication/pdf1292396https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a417c136-828f-4380-b8a9-53e1e3108c8c/download5747b5c1b74b42ffc7d42d0ad5cc2516MD51TEXTMaria Isabel Pedroso Fragoso.pdf.txtMaria Isabel Pedroso Fragoso.pdf.txtExtracted texttext/plain196063https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6f915674-5ccf-4f60-b8cb-5fe958838ba8/download8ec5950753e4ceb327bb29226f3ee3c5MD52THUMBNAILMaria Isabel Pedroso Fragoso.pdf.jpgMaria Isabel Pedroso Fragoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f1800278-c417-4e16-a91e-c95b91c7fb79/download820abe6b48a656edd6ba3133df5dc551MD5310899/248632022-03-14 17:23:41.892oai:dspace.mackenzie.br:10899/24863https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:23:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
title O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
spellingShingle O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
Fragoso, Maria Isabel Pedroso
trabalho por projeto
interdisciplinaridade
aprendizagem
formação docente
relação professor-aluno
work by project
interdisciplinary
learning
educational formation
teacher-student relationship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
title_full O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
title_fullStr O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
title_full_unstemmed O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
title_sort O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
author Fragoso, Maria Isabel Pedroso
author_facet Fragoso, Maria Isabel Pedroso
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Maria Isabel Pedroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5022692472275757
contributor_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho por projeto
interdisciplinaridade
aprendizagem
formação docente
relação professor-aluno
topic trabalho por projeto
interdisciplinaridade
aprendizagem
formação docente
relação professor-aluno
work by project
interdisciplinary
learning
educational formation
teacher-student relationship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv work by project
interdisciplinary
learning
educational formation
teacher-student relationship
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The search for results more and more satisfactory is a constant in the teacher's life. It is consensus that the process teaching-learning success only does not give only by the education professional's academic formation, but also by the good relationship established with the student, besides, for sure, teacher s autonomy in the construction of his knowledge. For that interdiscplinary is essential. This research has for main goal to argue the pedagogical practice through interdisciplinary projects, as well as to present concrete results of the project "By seas never navigated before", developed with students of the 9th year of high school from l Albert Sabin School.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-02-26
2020-05-28T18:11:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:30Z
2020-05-28T18:11:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRAGOSO, Maria Isabel Pedroso. O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24863
identifier_str_mv FRAGOSO, Maria Isabel Pedroso. O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a417c136-828f-4380-b8a9-53e1e3108c8c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6f915674-5ccf-4f60-b8cb-5fe958838ba8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f1800278-c417-4e16-a91e-c95b91c7fb79/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5747b5c1b74b42ffc7d42d0ad5cc2516
8ec5950753e4ceb327bb29226f3ee3c5
820abe6b48a656edd6ba3133df5dc551
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820058137264128