Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Lúcia Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22635
Resumo: This research aimed to investigate aspects on the quality of life in two groups of elementary school teachers from the state system of education that meet the special educational needs of disabled students, being these groups characterized by their work in class either to general and special needs classroom. The study happened with 60 teachers from state elementary schools, located in a city within the metropolitan area of São Paulo City, being 30 teachers from the initial grades who teach to general classroom with disabled students included, and 30 teachers specialized that teach in classes to disabled. The instrument used to measure the quality of life was WHOQOL-brief, developed by WHO. The research showed that in the four domains evaluated by the scale: physical and psychological health, social relationships, and environment, there were no significant differences between the quality of life from teachers of general or special needs classrooms.
id UPM_22d77faa7aee7653fac3fdf9ac572d59
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22635
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:40:39Z2020-03-19T15:20:18Z2009-09-092020-03-19T15:20:18Z2009-02-19SANTOS, Maria Lúcia Souza. Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22635This research aimed to investigate aspects on the quality of life in two groups of elementary school teachers from the state system of education that meet the special educational needs of disabled students, being these groups characterized by their work in class either to general and special needs classroom. The study happened with 60 teachers from state elementary schools, located in a city within the metropolitan area of São Paulo City, being 30 teachers from the initial grades who teach to general classroom with disabled students included, and 30 teachers specialized that teach in classes to disabled. The instrument used to measure the quality of life was WHOQOL-brief, developed by WHO. The research showed that in the four domains evaluated by the scale: physical and psychological health, social relationships, and environment, there were no significant differences between the quality of life from teachers of general or special needs classrooms.Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da qualidade de vida em dois grupos de professores de séries iniciais do ensino público estadual que atendem às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências, grupos estes caracterizados pela atuação em salas de ensino regular e em classes de educação especial. O estudo foi realizado com 60 professores de escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental I, localizadas em um Município da Grande São Paulo, sendo 30 de professores das séries iniciais que lecionam para classes regulares com inclusão de alunos com deficiências e 30 de professores especialistas que lecionam em classes especiais. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade de vida foi o WHOQOL-breve, desenvolvido pela OMS. A pesquisa revelou, que nos quatro domínios avaliados pelo instrumento - físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente - não houve diferenças significativas entre a qualidade de vida dos professores de classes regulares e dos professores das classes especiais.Secretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiaqualidade de vidaprofessores das séries iniciaisinclusãoquality of lifeelementary school teachersinclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAQualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBecker, Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/1534818842120676Sekkel, Marie Clairehttp://lattes.cnpq.br/2260911160692025Brunoni, Déciohttp://lattes.cnpq.br/6245382294135211http://lattes.cnpq.br/6921243475106037Santos, Maria Lúcia Souzahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3992/Maria%20Lucia%20Souza%20Santos.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1717/1/Maria%20Lucia%20Souza%20Santos.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/226352020-03-19 12:20:18.2Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
title Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
spellingShingle Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
Santos, Maria Lúcia Souza
qualidade de vida
professores das séries iniciais
inclusão
quality of life
elementary school teachers
inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
title_full Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
title_fullStr Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
title_full_unstemmed Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
title_sort Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual
author Santos, Maria Lúcia Souza
author_facet Santos, Maria Lúcia Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Elisabeth
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1534818842120676
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sekkel, Marie Claire
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2260911160692025
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brunoni, Décio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6245382294135211
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6921243475106037
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Lúcia Souza
contributor_str_mv Becker, Elisabeth
Sekkel, Marie Claire
Brunoni, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade de vida
professores das séries iniciais
inclusão
topic qualidade de vida
professores das séries iniciais
inclusão
quality of life
elementary school teachers
inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv quality of life
elementary school teachers
inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This research aimed to investigate aspects on the quality of life in two groups of elementary school teachers from the state system of education that meet the special educational needs of disabled students, being these groups characterized by their work in class either to general and special needs classroom. The study happened with 60 teachers from state elementary schools, located in a city within the metropolitan area of São Paulo City, being 30 teachers from the initial grades who teach to general classroom with disabled students included, and 30 teachers specialized that teach in classes to disabled. The instrument used to measure the quality of life was WHOQOL-brief, developed by WHO. The research showed that in the four domains evaluated by the scale: physical and psychological health, social relationships, and environment, there were no significant differences between the quality of life from teachers of general or special needs classrooms.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-09
2020-03-19T15:20:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:39Z
2020-03-19T15:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Maria Lúcia Souza. Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22635
identifier_str_mv SANTOS, Maria Lúcia Souza. Qualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadual. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177246529880064