Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341
Resumo: O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida.
id UPM_272e5a9ac4ad9d4f4a48b92054f92f16
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23341
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8337097124162117Feitosa, Sandra Ruiz BarbosaDomenico, Silvia Marcia Russi dehttp://lattes.cnpq.br/56032420201680492016-03-15T19:25:27Z2020-05-28T18:03:42Z2011-01-182020-05-28T18:03:42Z2010-08-19O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida.The study of values related to organizations has being mainly done under the approach of psychological social psychology, using questionnaires that measure employees perception about values that exist in the organization. Differently Domenico (2007) proposes the concept of values related to organizational competition (VROC) under the approach of sociological social psychology defined as beliefs, socially constructed, that are significant for an individual or group, which consists in principle-goals, that rule the social actions between stakeholders,aiming to obtain resources in a competitive environments. This study seeks to understand and describe VROC related to practices related to employees and customers of loss-making company part of an American multinational group. This study was made under interpretative program, through qualitative ethnographic research, using individual and group interviews,documents and observations for data collection and interpretive analysis in their treatment. From the analysis, we have identified eight VROC namely: non-attention to employees, nonattention to customers, no-attention to company resources, non-transparency of managers,'personhood' in relations, protecting of own interests, fulfillment of legal obligations, and obedience to higher levels, suggesting that maintenance of an organization at a loss for several years under precarious working conditions, obedient employees at various levels and lack of questioning, represented the lowest cost solution for the corporation, given contextual issues involved. The study of values related to organizational competition may enlighten corporate role discussion, showing a face, sometimes hidden.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341porUniversidade Presbiteriana Mackenzievalorescompetição organizacionalpráticas organizacionaisempresas multinacionaispesquisa qualitativavaluesorganizational competitionorganization practicesmultinational companiesqualitative researchCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2921/Sandra%20Ruiz%20Barbosa%20Feitosa.pdf.jpgValores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdfSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdfapplication/pdf685352https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/80d596ba-4546-47ab-8ef9-803a1bc6d024/downloade81230c13423ba327591e8bf6ffa6ca9MD51TEXTSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.txtSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.txtExtracted texttext/plain227555https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ae1a5587-91b1-41e4-9132-139513e22272/download4218fa16661e5e279198146efea5a5d3MD52THUMBNAILSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.jpgSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faf0d501-1e24-430f-b44a-9d637131d883/download1bb6dd3d000faf4ef68c1134b232f2d5MD5310899/233412022-03-14 16:09:49.062oai:dspace.mackenzie.br:10899/23341https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
title Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
spellingShingle Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
valores
competição organizacional
práticas organizacionais
empresas multinacionais
pesquisa qualitativa
values
organizational competition
organization practices
multinational companies
qualitative research
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
title_full Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
title_fullStr Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
title_full_unstemmed Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
title_sort Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
author Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
author_facet Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8337097124162117
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenico, Silvia Marcia Russi de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5603242020168049
contributor_str_mv Domenico, Silvia Marcia Russi de
dc.subject.por.fl_str_mv valores
competição organizacional
práticas organizacionais
empresas multinacionais
pesquisa qualitativa
topic valores
competição organizacional
práticas organizacionais
empresas multinacionais
pesquisa qualitativa
values
organizational competition
organization practices
multinational companies
qualitative research
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv values
organizational competition
organization practices
multinational companies
qualitative research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-18
2020-05-28T18:03:42Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:25:27Z
2020-05-28T18:03:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/80d596ba-4546-47ab-8ef9-803a1bc6d024/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ae1a5587-91b1-41e4-9132-139513e22272/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faf0d501-1e24-430f-b44a-9d637131d883/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e81230c13423ba327591e8bf6ffa6ca9
4218fa16661e5e279198146efea5a5d3
1bb6dd3d000faf4ef68c1134b232f2d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820047288696832