Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341 |
Resumo: | O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida. |
id |
UPM_272e5a9ac4ad9d4f4a48b92054f92f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23341 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8337097124162117Feitosa, Sandra Ruiz BarbosaDomenico, Silvia Marcia Russi dehttp://lattes.cnpq.br/56032420201680492016-03-15T19:25:27Z2020-05-28T18:03:42Z2011-01-182020-05-28T18:03:42Z2010-08-19O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida.The study of values related to organizations has being mainly done under the approach of psychological social psychology, using questionnaires that measure employees perception about values that exist in the organization. Differently Domenico (2007) proposes the concept of values related to organizational competition (VROC) under the approach of sociological social psychology defined as beliefs, socially constructed, that are significant for an individual or group, which consists in principle-goals, that rule the social actions between stakeholders,aiming to obtain resources in a competitive environments. This study seeks to understand and describe VROC related to practices related to employees and customers of loss-making company part of an American multinational group. This study was made under interpretative program, through qualitative ethnographic research, using individual and group interviews,documents and observations for data collection and interpretive analysis in their treatment. From the analysis, we have identified eight VROC namely: non-attention to employees, nonattention to customers, no-attention to company resources, non-transparency of managers,'personhood' in relations, protecting of own interests, fulfillment of legal obligations, and obedience to higher levels, suggesting that maintenance of an organization at a loss for several years under precarious working conditions, obedient employees at various levels and lack of questioning, represented the lowest cost solution for the corporation, given contextual issues involved. The study of values related to organizational competition may enlighten corporate role discussion, showing a face, sometimes hidden.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341porUniversidade Presbiteriana Mackenzievalorescompetição organizacionalpráticas organizacionaisempresas multinacionaispesquisa qualitativavaluesorganizational competitionorganization practicesmultinational companiesqualitative researchCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2921/Sandra%20Ruiz%20Barbosa%20Feitosa.pdf.jpgValores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdfSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdfapplication/pdf685352https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/80d596ba-4546-47ab-8ef9-803a1bc6d024/downloade81230c13423ba327591e8bf6ffa6ca9MD51TEXTSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.txtSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.txtExtracted texttext/plain227555https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ae1a5587-91b1-41e4-9132-139513e22272/download4218fa16661e5e279198146efea5a5d3MD52THUMBNAILSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.jpgSandra Ruiz Barbosa Feitosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faf0d501-1e24-430f-b44a-9d637131d883/download1bb6dd3d000faf4ef68c1134b232f2d5MD5310899/233412022-03-14 16:09:49.062oai:dspace.mackenzie.br:10899/23341https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
title |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
spellingShingle |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa valores competição organizacional práticas organizacionais empresas multinacionais pesquisa qualitativa values organizational competition organization practices multinational companies qualitative research CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
title_full |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
title_fullStr |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
title_full_unstemmed |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
title_sort |
Valores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americana |
author |
Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa |
author_facet |
Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8337097124162117 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Sandra Ruiz Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5603242020168049 |
contributor_str_mv |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valores competição organizacional práticas organizacionais empresas multinacionais pesquisa qualitativa |
topic |
valores competição organizacional práticas organizacionais empresas multinacionais pesquisa qualitativa values organizational competition organization practices multinational companies qualitative research CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
values organizational competition organization practices multinational companies qualitative research |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-18 2020-05-28T18:03:42Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:25:27Z 2020-05-28T18:03:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/80d596ba-4546-47ab-8ef9-803a1bc6d024/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ae1a5587-91b1-41e4-9132-139513e22272/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faf0d501-1e24-430f-b44a-9d637131d883/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e81230c13423ba327591e8bf6ffa6ca9 4218fa16661e5e279198146efea5a5d3 1bb6dd3d000faf4ef68c1134b232f2d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820047288696832 |