Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Cristiano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22498
Resumo: This was an attempt to figure out the current model of inclusive education and its specialized educational services as support for people with special educational needs (SEN) in the city of Barueri, SP. Based on local legislation and documents produced by the Secretary for Education and by the Secretary for the Rights of Disabled People, the functioning of specialized support offered in the regular educational system as well as the current demands of students with SEN attending inclusive education in that city were known, described and analyzed. Data analysis we adopted the mixed model, with analysis inductive qualitative approach, although data were collected and arranged in a deductive quantitative dimension. Results have made possible the observation of advances in the education of people with SEN, with visible increase of resources and number of attended people, but signalizing some incompatibilities between practice and law. Further investigations are necessary for a better comprehension of the school quotidian and the services supporting the special education in the model of the inclusive education, including the necessity of more effective practices optimizing the academic spaces in regard to the basic aspects providing social healthy friendship between special students and their peers and academic success in terms of formal contents.
id UPM_4661efc7dcb8cebedadf0696bcb76238
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22498
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:39:51Z2020-03-19T15:19:55Z2012-08-302020-03-19T15:19:55Z2012-06-20PEDROSO, Cristiano. Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22498This was an attempt to figure out the current model of inclusive education and its specialized educational services as support for people with special educational needs (SEN) in the city of Barueri, SP. Based on local legislation and documents produced by the Secretary for Education and by the Secretary for the Rights of Disabled People, the functioning of specialized support offered in the regular educational system as well as the current demands of students with SEN attending inclusive education in that city were known, described and analyzed. Data analysis we adopted the mixed model, with analysis inductive qualitative approach, although data were collected and arranged in a deductive quantitative dimension. Results have made possible the observation of advances in the education of people with SEN, with visible increase of resources and number of attended people, but signalizing some incompatibilities between practice and law. Further investigations are necessary for a better comprehension of the school quotidian and the services supporting the special education in the model of the inclusive education, including the necessity of more effective practices optimizing the academic spaces in regard to the basic aspects providing social healthy friendship between special students and their peers and academic success in terms of formal contents.Na presente pesquisa, objetivou-se retratar o atual modelo da educação inclusiva e de seus serviços educacionais de apoio especializado para pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) do município de Barueri, SP. Visou-se conhecer, descrever e analisar, pela via da legislação municipal e dos documentos produzidos pela Secretaria de Educação e pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SDPD), o funcionamento dos serviços de apoio especializado na rede regular de ensino, assim como a demanda atual de alunados com NEE atendidos no referido município na proposta de educação especial, modelo educação inclusiva. Para tanto, foi adotado o modelo misto, com análise qualitativa indutiva dos dados que, todavia, foram levantados e tratados na dimensão quantitativa dedutiva. Como resultados, foi possível observar avanços no caminhar da educação das pessoas com NEE no município, com aumento visível de recursos e de atendidos, mas com algumas incongruências entre a práxis observada e a legislação vigente. Novos estudos são necessários para melhor compreensão do cotidiano escolar e dos serviços de apoio à educação especial, no modelo da educação inclusiva, destacando-se a necessidade de práticas mais efetivas para a otimização do espaço acadêmico nos aspectos de base que propiciam a convivência cidadã do alunado com seus pares e o sucesso acadêmico frente aos conteúdos formais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiaDeficiênciaEducação especialEscola inclusivaDisabilitiesSpecial educationInclusive educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALCaminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisD´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Silva, Ani Martins dahttp://lattes.cnpq.br/8573376138676323Bueno, José Geraldo Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7661176986869406http://lattes.cnpq.br/1781307256207319Pedroso, Cristianohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3710/Cristiano%20Pedroso.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1575/1/Cristiano%20Pedroso.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/224982020-03-19 12:19:55.68Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
title Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
spellingShingle Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
Pedroso, Cristiano
Deficiência
Educação especial
Escola inclusiva
Disabilities
Special education
Inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
title_full Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
title_fullStr Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
title_full_unstemmed Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
title_sort Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP
author Pedroso, Cristiano
author_facet Pedroso, Cristiano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D´antino, Maria Eloisa Famá
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5542928514968820
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Ani Martins da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8573376138676323
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bueno, José Geraldo Silveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7661176986869406
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1781307256207319
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Cristiano
contributor_str_mv D´antino, Maria Eloisa Famá
Silva, Ani Martins da
Bueno, José Geraldo Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Educação especial
Escola inclusiva
topic Deficiência
Educação especial
Escola inclusiva
Disabilities
Special education
Inclusive education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Disabilities
Special education
Inclusive education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description This was an attempt to figure out the current model of inclusive education and its specialized educational services as support for people with special educational needs (SEN) in the city of Barueri, SP. Based on local legislation and documents produced by the Secretary for Education and by the Secretary for the Rights of Disabled People, the functioning of specialized support offered in the regular educational system as well as the current demands of students with SEN attending inclusive education in that city were known, described and analyzed. Data analysis we adopted the mixed model, with analysis inductive qualitative approach, although data were collected and arranged in a deductive quantitative dimension. Results have made possible the observation of advances in the education of people with SEN, with visible increase of resources and number of attended people, but signalizing some incompatibilities between practice and law. Further investigations are necessary for a better comprehension of the school quotidian and the services supporting the special education in the model of the inclusive education, including the necessity of more effective practices optimizing the academic spaces in regard to the basic aspects providing social healthy friendship between special students and their peers and academic success in terms of formal contents.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-30
2020-03-19T15:19:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:39:51Z
2020-03-19T15:19:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEDROSO, Cristiano. Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22498
identifier_str_mv PEDROSO, Cristiano. Caminhos da inclusão: o modelo da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais no município de Barueri, SP. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177215097765888