A aprendizagem interorganizacional em um processo de expansão por meio de alianças estratégicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Sueli Reis de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23613
Resumo: As constantes mudanças e a crescente complexidade dos mercados têm promovido uma corrida por melhores produtos e serviços em diversos segmentos, levando as organizações a buscar estratégias que permitam sua expansão, sua eficiência e longevidade. Dentre outras possibilidades, alianças estratégicas aparecem como uma forma de obter novos conhecimentos, tornando-se arenas para a troca de conhecimentos e de processos de aprendizagem conjunta. O presente estudo teve como objeto uma empresa brasileira, pertencente ao setor de insumos agrícolas, especificamente de sementes, que tem encontrado no estabelecimento de parcerias estratégicas uma forma de expansão e obtenção de maior competitividade dentro do mercado nacional. Seus arranjos interorganizacionais têm se dado por meio de alianças com empresas do mesmo segmento ou segmentos complementares. Foi feita uma pesquisa empírica, buscando compreender como se dá o processo de aprendizagem entre organizações que estabelecem alianças estratégicas distintas como forma de expansão. Como base teórica, foi adotado o trabalho de Crossan, Lane e White (1999) e seu framework 4I, expandindo seu modelo e considerando a aprendizagem interorganizacional como um quinto nível em um continuum da aprendizagem. Com o objetivo de utilizar uma estratégia metodológica adequada a um trabalho essencialmente qualitativo, realizou-se um estudo qualitativo básico ou genérico, à luz dos trabalhos de Merrian (2002). Deste modo, procurou compreender o fenômeno da AIO para além de uma visão do processo, considerando, também, a percepção de mundo das pessoas envolvidas nesse contexto. Ao analisar a aprendizagem interogranizacional como um processo que permeia todos os níveis, os resultados apontam para a presença de poucos processos de institucionalização. Uma vez que a organização cresceu em sua capacidade de atuação, expandindo suas fronteiras, mas manteve as dimensões de suas unidades ainda reduzidas, manteve também as características de pequenas organizações. Os dados obtidos referem-se a resultados de outros estudos, que indicam que organizações menores não têm processos de institucionalização e uma distância encurtada em relação aos níveis individuais-interorganizacionais. Para trabalhos futuros, sugere-se a necessidade de uma compreensão maior de como valores e visão organizacional podem contribuir para o processo de Aprendizagem Interorganizacional.
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Seus arranjos interorganizacionais têm se dado por meio de alianças com empresas do mesmo segmento ou segmentos complementares. Foi feita uma pesquisa empírica, buscando compreender como se dá o processo de aprendizagem entre organizações que estabelecem alianças estratégicas distintas como forma de expansão. Como base teórica, foi adotado o trabalho de Crossan, Lane e White (1999) e seu framework 4I, expandindo seu modelo e considerando a aprendizagem interorganizacional como um quinto nível em um continuum da aprendizagem. Com o objetivo de utilizar uma estratégia metodológica adequada a um trabalho essencialmente qualitativo, realizou-se um estudo qualitativo básico ou genérico, à luz dos trabalhos de Merrian (2002). Deste modo, procurou compreender o fenômeno da AIO para além de uma visão do processo, considerando, também, a percepção de mundo das pessoas envolvidas nesse contexto. Ao analisar a aprendizagem interogranizacional como um processo que permeia todos os níveis, os resultados apontam para a presença de poucos processos de institucionalização. Uma vez que a organização cresceu em sua capacidade de atuação, expandindo suas fronteiras, mas manteve as dimensões de suas unidades ainda reduzidas, manteve também as características de pequenas organizações. Os dados obtidos referem-se a resultados de outros estudos, que indicam que organizações menores não têm processos de institucionalização e uma distância encurtada em relação aos níveis individuais-interorganizacionais. Para trabalhos futuros, sugere-se a necessidade de uma compreensão maior de como valores e visão organizacional podem contribuir para o processo de Aprendizagem Interorganizacional.Constant alterations and the growing complexity of markets have been promoting a rush for better products and services in many industries, forcing organizations to seek for strategies to allow their expansion, efficiency and longevity. Among other possibilities, strategic alliances are a way to gather new knowledge, setting the stage for knowledge and sharing learning process interchanges. The object of this study was a Brazilian organization, from the agricultural input industry, especially seeds, that has found a way of expand and be more competitive in the local market through strategic partnership. Their interorganisational arrangements have been through alliances with organizations of the same industry, or complimentary ones. It was made an empirical research, seeking to understand how the learning process occurs in organizations that establish different strategic alliances as a way of expansion. Concerning theoretical base, it was applied the work of Crossan, Lane and White (1999), and their framework 4I, expanding their model, and considering the interorganisational learning as a fifth level in a learning continuum. Aiming to use an adequate methodological strategy to an essentially qualitative work, it was made a basic qualitative study, based on Merriam (2002). Thus, sought to understand the AIO phenomenon beyond of the process, considering also the perception of the world of the people involved. Through the analysis of interorganisational learning as a process pervading all levels, the results show the presence of a few institutionalization processes. The organization had a growth in its acting capacity and in the expansion of its borders. However, their units’ dimensions are still reduced, and their small organizations’ features preserved. The data refer to other studies’ results, indicating that smaller organizations have no institutionalization processes, as well as a reduced distance concerning their interorganizational-individual levels. For future works, we suggest the need for a better comprehension of how values and organizational view may contribute in the process of interorganizational learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfMELLO, Sueli Reis de. A aprendizagem interorganizacional em um processo de expansão por meio de alianças estratégicas. 2015. 110 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23613strategic alliancesinterorganizational learningpartnershipagribusinessporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessalianças estratégicasaprendizagem interorganizacionalparceriasagronegócioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13810/Sueli%20Reis%20de%20Mello%20-%20C%c3%b3pia.pdf.jpgA aprendizagem interorganizacional em um processo de expansão por meio de alianças estratégicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrunstein, JanetteVieira, Almir MartinsBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALSueli Reis de Mello - Cópia.pdfSueli Reis de Mello - Cópia.pdfapplication/pdf5067468https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/62a63c80-861b-4b7b-97b3-f1160b905a4a/downloadf1d7e6d6761733e95064894010bcb43dMD51TEXTSueli Reis de Mello - Cópia.pdf.txtSueli Reis de Mello - Cópia.pdf.txtExtracted texttext/plain206473https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8b4fdba4-395b-4673-8da8-6f34c16d415f/download933e9d840a9d16a86b84842d6b011eb5MD52THUMBNAILSueli Reis de Mello - Cópia.pdf.jpgSueli Reis de Mello - Cópia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/da5d6265-7e71-4308-a3b4-eaef984f5104/download6f5c015a2d3b2550bba42530b0e7ebb0MD5310899/236132022-03-14 16:23:15.852http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23613https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:23:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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