Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25431 |
Resumo: | O ensino de língua portuguesa, geralmente, está atrelado ao ensino da gramática normativa nas escolas do ensino fundamental e médio. Mas, de que maneira o professor se apropria das teorias linguísticas, como a análise do discurso e a linguística textual? Será que esses mestres orientam suas atividades pedagógicas, buscando ampliar as competências comunicativas interacionais dos alunos? Essas questões nortearam este estudo de caso, realizado na Escola Estadual Paulo Madureira e Castro, situada no município de Tietê, estado de São Paulo, com 11 professores de português, por meio de questionário. As análises evidenciaram que, em sua prática docente, não havia uma concepção de gramática definida, baseando-se, em sua maioria, na metalinguagem. O objetivo, portanto, deste trabalho, é o de contribuir para a reflexão acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo, apontando os aspectos social, interacional e funcional da língua a serem considerados na prática docente. |
id |
UPM_82ca4bdc2fc0484b2a92c4a5c8e23d1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25431 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6767627111553241Pieroni, Magali Aparecida BenetonBastos, Neusa Maria Oliveira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/08582168343049032016-03-15T19:46:57Z2020-05-28T18:13:27Z2010-07-162020-05-28T18:13:27Z2010-03-03O ensino de língua portuguesa, geralmente, está atrelado ao ensino da gramática normativa nas escolas do ensino fundamental e médio. Mas, de que maneira o professor se apropria das teorias linguísticas, como a análise do discurso e a linguística textual? Será que esses mestres orientam suas atividades pedagógicas, buscando ampliar as competências comunicativas interacionais dos alunos? Essas questões nortearam este estudo de caso, realizado na Escola Estadual Paulo Madureira e Castro, situada no município de Tietê, estado de São Paulo, com 11 professores de português, por meio de questionário. As análises evidenciaram que, em sua prática docente, não havia uma concepção de gramática definida, baseando-se, em sua maioria, na metalinguagem. O objetivo, portanto, deste trabalho, é o de contribuir para a reflexão acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo, apontando os aspectos social, interacional e funcional da língua a serem considerados na prática docente.The teaching of portuguese language, generally, is related the teaching of prescriptive grammar in schools and high school.But, how the teacher appropriates the linguistic theories, such as analysis of Do these teachers?speech and language textual guide their teaching activities focus on increasing the interactional communication skills of students? These questions guided this case study, carried State School Madureira Paulo and Castro, located in Tietê, state of Sao Paulo, with 11 Portuguese teachers, through a questionnaire. The analysis showed that, in their teaching practice, not had a conception of grammar defined, based, mostly in the metalanguage. The goal, therefore, this work is to contribute to the debate about teaching English in public schools Sao Paulo, pointing to the social, interactional and functional language to be considered in practice teacher.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25431porUniversidade Presbiteriana Mackenzielíngua portuguesagramática normativanorma padrãoprática docenteportuguese languagegrammar prescriptivestandard patternteaching practiceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4556/Magali%20Aparecida%20Beneton%20Pieroni.pdf.jpgEnsino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRLetrasUPMLetrasORIGINALMagali Aparecida Beneton Pieroni.pdfMagali Aparecida Beneton Pieroni.pdfapplication/pdf386922https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6069f1a8-6ce7-472c-9f50-48f78ac060ff/downloadf49156c3ccbb4548da4d07315bcba1dfMD51TEXTMagali Aparecida Beneton Pieroni.pdf.txtMagali Aparecida Beneton Pieroni.pdf.txtExtracted texttext/plain153199https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9765e5da-e914-4788-a47c-151c15024541/download26e0f97f07f68b286e9199257d87023eMD52THUMBNAILMagali Aparecida Beneton Pieroni.pdf.jpgMagali Aparecida Beneton Pieroni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65cc1257-5efd-4cd5-b727-f72c98060dd4/download48d87280091e6572bd828791db344dd4MD5310899/254312022-03-14 18:04:46.979oai:dspace.mackenzie.br:10899/25431https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
title |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
spellingShingle |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio Pieroni, Magali Aparecida Beneton língua portuguesa gramática normativa norma padrão prática docente portuguese language grammar prescriptive standard pattern teaching practice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
title_full |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
title_sort |
Ensino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médio |
author |
Pieroni, Magali Aparecida Beneton |
author_facet |
Pieroni, Magali Aparecida Beneton |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6767627111553241 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieroni, Magali Aparecida Beneton |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0858216834304903 |
contributor_str_mv |
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
língua portuguesa gramática normativa norma padrão prática docente |
topic |
língua portuguesa gramática normativa norma padrão prática docente portuguese language grammar prescriptive standard pattern teaching practice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
portuguese language grammar prescriptive standard pattern teaching practice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
O ensino de língua portuguesa, geralmente, está atrelado ao ensino da gramática normativa nas escolas do ensino fundamental e médio. Mas, de que maneira o professor se apropria das teorias linguísticas, como a análise do discurso e a linguística textual? Será que esses mestres orientam suas atividades pedagógicas, buscando ampliar as competências comunicativas interacionais dos alunos? Essas questões nortearam este estudo de caso, realizado na Escola Estadual Paulo Madureira e Castro, situada no município de Tietê, estado de São Paulo, com 11 professores de português, por meio de questionário. As análises evidenciaram que, em sua prática docente, não havia uma concepção de gramática definida, baseando-se, em sua maioria, na metalinguagem. O objetivo, portanto, deste trabalho, é o de contribuir para a reflexão acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo, apontando os aspectos social, interacional e funcional da língua a serem considerados na prática docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-07-16 2020-05-28T18:13:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:46:57Z 2020-05-28T18:13:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25431 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6069f1a8-6ce7-472c-9f50-48f78ac060ff/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9765e5da-e914-4788-a47c-151c15024541/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65cc1257-5efd-4cd5-b727-f72c98060dd4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f49156c3ccbb4548da4d07315bcba1df 26e0f97f07f68b286e9199257d87023e 48d87280091e6572bd828791db344dd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819993666617344 |