Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Kédma Keila Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25327
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um olhar crítico que permita reconhecer com imparcialidade e lucidez a realidade do ensino da Língua Portuguesa no contexto da rede pública estadual. Procurou-se fazer, por meio desta pesquisa científica, uma reflexão pormenorizada sobre a relação da sociolinguística com a prática pedagógica e, buscando reconhecer nos documentos que estabelecem e parametrizam o Ensino Fundamental-Ciclo II, qual o direcionamento curricular, os recursos didáticos, a aplicação e a avaliação do processo ensino-aprendizagem da língua materna, valorizando as diferentes situações de uso e refletindo sobre a linguagem. Nesse sentido, questionou-se como se dá (ou não) a aprendizagem da língua no âmbito escolar; não somente quanto a sua expressão de acordo com a norma-padrão, mas também das possíveis intencionalidades, variações e identidades que a linguagem pode fornecer enquanto instrumento de comunicação e reconhecimento social. Por essas razões é que se fez necessário explorar o espaço e as contribuições da sociolinguística nas aulas cuja base seja a formação de concepções da linguagem como interação entre sujeitos em sociedade (sociointeracionista) na qual implica a capacidade dos sujeitos sociais de participar ou também construir conhecimentos gramaticais renovados, resultando em ações que refutem a discriminação e o preconceito linguístico. Para tanto, é necessário ao professor de língua materna possuir uma boa formação linguística, visto que, ainda é comum ver muitos equívocos da parte de docentes que lidam com o ensino de forma superficial, descontextualizada ou que pensam na disciplina de Língua Portuguesa como algo isolado e normativo; sem contar os que, por não compreenderem totalmente certas perspectivas, ignoram seu importante papel no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à análise da linguagem, bem como, sua intervenção no momento da correção e das reflexões acerca da escrita e da fala.
id UPM_d07128b8f3cafc5e867ae0b0e13c6337
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25327
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5647180339750545Barbosa, Kédma Keila GonçalvesGuimarães, Alexandre Huady Torreshttp://lattes.cnpq.br/76035084439457542016-03-15T19:45:59Z2020-05-28T18:13:09Z2014-10-212020-05-28T18:13:09Z2014-08-07O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um olhar crítico que permita reconhecer com imparcialidade e lucidez a realidade do ensino da Língua Portuguesa no contexto da rede pública estadual. Procurou-se fazer, por meio desta pesquisa científica, uma reflexão pormenorizada sobre a relação da sociolinguística com a prática pedagógica e, buscando reconhecer nos documentos que estabelecem e parametrizam o Ensino Fundamental-Ciclo II, qual o direcionamento curricular, os recursos didáticos, a aplicação e a avaliação do processo ensino-aprendizagem da língua materna, valorizando as diferentes situações de uso e refletindo sobre a linguagem. Nesse sentido, questionou-se como se dá (ou não) a aprendizagem da língua no âmbito escolar; não somente quanto a sua expressão de acordo com a norma-padrão, mas também das possíveis intencionalidades, variações e identidades que a linguagem pode fornecer enquanto instrumento de comunicação e reconhecimento social. Por essas razões é que se fez necessário explorar o espaço e as contribuições da sociolinguística nas aulas cuja base seja a formação de concepções da linguagem como interação entre sujeitos em sociedade (sociointeracionista) na qual implica a capacidade dos sujeitos sociais de participar ou também construir conhecimentos gramaticais renovados, resultando em ações que refutem a discriminação e o preconceito linguístico. Para tanto, é necessário ao professor de língua materna possuir uma boa formação linguística, visto que, ainda é comum ver muitos equívocos da parte de docentes que lidam com o ensino de forma superficial, descontextualizada ou que pensam na disciplina de Língua Portuguesa como algo isolado e normativo; sem contar os que, por não compreenderem totalmente certas perspectivas, ignoram seu importante papel no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à análise da linguagem, bem como, sua intervenção no momento da correção e das reflexões acerca da escrita e da fala.The present study has the objective of developing a critical view that allows the recognition of the real Portuguese language teaching condition with impartiality and lucidity inside state public school system. This research has tried to reflect minuciously the relation of the sociolinguistic with the pedagogic practice and trying to recognize inside the documents that establish and parametrize the primary education second cycle, what is the curricular direction, the didact resources, the application and evaluation of the teaching-learning process of the mother language, valuing the different situations of use and reflections about the language this way, arguing how it works (or not) the language learning inside schools; not only related to its expression in the cultured language, but also to the possible intentionalities, variations and identities that the language can furnish while it is an comunication instrument and social recognition. For these reasons it became necessary to explore the sociolinguistic space and contribution in classes which base is the conception of language as interaction between man in society (sociointeractionist) in which it implies the capacity of the social subjects to take part in or also construct renewed grammatical knowledge, resulting in actions that refute the discrimination and the linguistic prejudice. Therefore it is necessary to the mother language teacher to have a great linguistic formation. As it is common to see many teachers misconceptions that deals with college teaching, descontextualized or that think about the Portuguese discipline as something apart and normative, without mentioning those who does not fully comprehend certain perspectives, ignore your important role in developing habilities and skills turned to the language analysis, as well as its intervention at correction and the reflections about writing and speaking.application/pdfBARBOSA, Kédma Keila Gonçalves. Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25327porUniversidade Presbiteriana Mackenziesociolinguísticaensinocurrículoavaliaçãopreconceito linguísticosociolinguisticteachingcurriculumevaluationlinguistic prejudiceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4120/Kedma%20Keila%20Goncalves%20Barbosa.pdf.jpgEstudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBatista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Garcia, Ana Gracinda Queluzhttp://lattes.cnpq.br/6703762458051394BRLetrasUPMLetrasORIGINALKedma Keila Goncalves Barbosa.pdfKedma Keila Goncalves Barbosa.pdfapplication/pdf9925632https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c6602b0-6aa3-47fd-b428-4408ab211c57/download237db8fdf6d2c0d0a62699480cc5b04fMD51TEXTKedma Keila Goncalves Barbosa.pdf.txtKedma Keila Goncalves Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain150062https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bd613231-6011-40ae-bc75-0f66a8316094/download590ee95ab4aba4b84c1e0ea2d68a4f8eMD52THUMBNAILKedma Keila Goncalves Barbosa.pdf.jpgKedma Keila Goncalves Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/33120c1e-37d7-4927-9aa0-866b0df739c8/download8e22df3464e09973a647012f79dff66bMD5310899/253272022-03-14 17:59:29.452oai:dspace.mackenzie.br:10899/25327https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:59:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
title Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
spellingShingle Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
Barbosa, Kédma Keila Gonçalves
sociolinguística
ensino
currículo
avaliação
preconceito linguístico
sociolinguistic
teaching
curriculum
evaluation
linguistic prejudice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
title_short Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
title_full Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
title_fullStr Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
title_full_unstemmed Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
title_sort Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna
author Barbosa, Kédma Keila Gonçalves
author_facet Barbosa, Kédma Keila Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5647180339750545
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Kédma Keila Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7603508443945754
contributor_str_mv Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.subject.por.fl_str_mv sociolinguística
ensino
currículo
avaliação
preconceito linguístico
topic sociolinguística
ensino
currículo
avaliação
preconceito linguístico
sociolinguistic
teaching
curriculum
evaluation
linguistic prejudice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv sociolinguistic
teaching
curriculum
evaluation
linguistic prejudice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
description O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um olhar crítico que permita reconhecer com imparcialidade e lucidez a realidade do ensino da Língua Portuguesa no contexto da rede pública estadual. Procurou-se fazer, por meio desta pesquisa científica, uma reflexão pormenorizada sobre a relação da sociolinguística com a prática pedagógica e, buscando reconhecer nos documentos que estabelecem e parametrizam o Ensino Fundamental-Ciclo II, qual o direcionamento curricular, os recursos didáticos, a aplicação e a avaliação do processo ensino-aprendizagem da língua materna, valorizando as diferentes situações de uso e refletindo sobre a linguagem. Nesse sentido, questionou-se como se dá (ou não) a aprendizagem da língua no âmbito escolar; não somente quanto a sua expressão de acordo com a norma-padrão, mas também das possíveis intencionalidades, variações e identidades que a linguagem pode fornecer enquanto instrumento de comunicação e reconhecimento social. Por essas razões é que se fez necessário explorar o espaço e as contribuições da sociolinguística nas aulas cuja base seja a formação de concepções da linguagem como interação entre sujeitos em sociedade (sociointeracionista) na qual implica a capacidade dos sujeitos sociais de participar ou também construir conhecimentos gramaticais renovados, resultando em ações que refutem a discriminação e o preconceito linguístico. Para tanto, é necessário ao professor de língua materna possuir uma boa formação linguística, visto que, ainda é comum ver muitos equívocos da parte de docentes que lidam com o ensino de forma superficial, descontextualizada ou que pensam na disciplina de Língua Portuguesa como algo isolado e normativo; sem contar os que, por não compreenderem totalmente certas perspectivas, ignoram seu importante papel no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à análise da linguagem, bem como, sua intervenção no momento da correção e das reflexões acerca da escrita e da fala.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-21
2020-05-28T18:13:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:59Z
2020-05-28T18:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Kédma Keila Gonçalves. Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25327
identifier_str_mv BARBOSA, Kédma Keila Gonçalves. Estudo da relação entre a sociolinguística e a sala de aula: um embate no ensino da língua materna. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c6602b0-6aa3-47fd-b428-4408ab211c57/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bd613231-6011-40ae-bc75-0f66a8316094/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/33120c1e-37d7-4927-9aa0-866b0df739c8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 237db8fdf6d2c0d0a62699480cc5b04f
590ee95ab4aba4b84c1e0ea2d68a4f8e
8e22df3464e09973a647012f79dff66b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820003828367360