Os efeitos da utilização do Big Data na inteligência competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço Gimenez, Maycon Franco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23662
Resumo: With this research, we tried to verify the influence of the use of the technology of set Big Data on competitive intelligence. The method of research was the qualitative, descriptive and exploratory character, being data collection made with in-depth interviews, directed through a structured script previously prepared. Were interviewed four experts and managers who work directly with the set of techniques and tools that make up the Big Data ecosystem. The analysis of the data was for the use of content analysis and the results of the survey, obtained by the formation of five categories, indicated that there is influence on the results obtained by competitive intelligence through the use of Big Data. The results also indicate the existence of relationships between the main dimensions of the Big Data with the stages of the cycle of competitive intelligence. The literature review led to the creation of the conceptual model that proposes the theory relationship.
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spelling 2019-03-14T21:46:45Z2020-05-28T18:04:35Z2020-05-28T18:04:35Z2018-06-11LOURENÇO GIMENEZ, Maycon Franco. Os efeitos da utilização do Big Data na inteligência competitiva. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulohttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23662With this research, we tried to verify the influence of the use of the technology of set Big Data on competitive intelligence. The method of research was the qualitative, descriptive and exploratory character, being data collection made with in-depth interviews, directed through a structured script previously prepared. Were interviewed four experts and managers who work directly with the set of techniques and tools that make up the Big Data ecosystem. The analysis of the data was for the use of content analysis and the results of the survey, obtained by the formation of five categories, indicated that there is influence on the results obtained by competitive intelligence through the use of Big Data. The results also indicate the existence of relationships between the main dimensions of the Big Data with the stages of the cycle of competitive intelligence. The literature review led to the creation of the conceptual model that proposes the theory relationship.Com esta pesquisa, procurou-se verificar a influência da utilização do conjunto tecnológico do Big Data na Inteligência Competitiva. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, sendo a coleta de dados feita com entrevistas em profundidade, direcionadas por meio de um roteiro estruturado previamente elaborado. Foram entrevistados quatro especialistas e gestores que trabalham diretamente com o conjunto de técnicas e ferramentas que compõem o ecossistema de Big Data. A análise dos dados deu-se pela utilização da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa, obtidos pela formação de cinco categorias, indicaram que há influência nos resultados obtidos pela Inteligência Competitiva com a utilização do Big Data. Os resultados também indicam a existência de relações entre as principais dimensões do Big Data com as etapas do Ciclo da Inteligência Competitiva. A revisão da literatura propiciou a criação do Modelo Conceitual que propõe a relação teórica entre os constructos, que veio a ser validada pela análise dos dados coletados. Também foram verificadas relações entre o ciclo da Inteligência Competitiva e o fluxo de dados do Big Data. Ao final da pesquisa, pôde-se inferir que o conjunto tecnológico do Big Data pode proporcionar resultados que dificilmente seriam obtidos com as tecnologias tradicionais utilizadas na Inteligência Competitiva.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessinteligência competitivainteligência estratégicaBig DataCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASOs efeitos da utilização do Big Data na inteligência competitivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPerez, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756Medeiros Junior, Alberto deVidal, Antonio Geraldo da Rochahttp://lattes.cnpq.br/7885302321548189Lourenço Gimenez, Maycon Francohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18147/MAYCON%20FRANCO%20LOUREN%c3%87O%20GIMENEZ.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3822/5/MAYCON%20FRANCO%20LOUREN%C3%87O%20GIMENEZ.pdfcompetitive intelligencestrategic intelligenceBig Datareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/236622020-05-28 15:04:35.492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
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