O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660
Resumo: O uso do Big Data e a integração entre a área de marketing e outros departamentos são algumas das prioridades de pesquisa elencadas pelo Marketing Science Institute. Alinhado com esta agenda, o presente artigo busca estreitar atributos e facetas do marketing e de Tecnologia da Informação (TI), delineando um campo teórico que possa servir de base para pesquisas empíricas. Assim, apresentam-se uma revisão teórica e discussões sobre as potencialidades do Big Data no ambiente comum às duas áreas. O artigo busca apurar que fatores mercadológicos e que mecanismos de TI se fazem presentes nessa relação, visando a alinhar as duas áreas com as demandas estratégicas das organizações. Além disso, também constrói-se, neste estudo, um modelo conceitual para essa relação e uma série de proposições com o intuito de tornar mais claros esses relacionamentos.
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