O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660 |
Resumo: | O uso do Big Data e a integração entre a área de marketing e outros departamentos são algumas das prioridades de pesquisa elencadas pelo Marketing Science Institute. Alinhado com esta agenda, o presente artigo busca estreitar atributos e facetas do marketing e de Tecnologia da Informação (TI), delineando um campo teórico que possa servir de base para pesquisas empíricas. Assim, apresentam-se uma revisão teórica e discussões sobre as potencialidades do Big Data no ambiente comum às duas áreas. O artigo busca apurar que fatores mercadológicos e que mecanismos de TI se fazem presentes nessa relação, visando a alinhar as duas áreas com as demandas estratégicas das organizações. Além disso, também constrói-se, neste estudo, um modelo conceitual para essa relação e uma série de proposições com o intuito de tornar mais claros esses relacionamentos. |
id |
UNIVATES-2_43537ee90eb2c8b30c49a724c39eb0f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/660 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISABig DataTecnologia da InformaçãoInteligência CompetitivaDesempenho de MercadoO uso do Big Data e a integração entre a área de marketing e outros departamentos são algumas das prioridades de pesquisa elencadas pelo Marketing Science Institute. Alinhado com esta agenda, o presente artigo busca estreitar atributos e facetas do marketing e de Tecnologia da Informação (TI), delineando um campo teórico que possa servir de base para pesquisas empíricas. Assim, apresentam-se uma revisão teórica e discussões sobre as potencialidades do Big Data no ambiente comum às duas áreas. O artigo busca apurar que fatores mercadológicos e que mecanismos de TI se fazem presentes nessa relação, visando a alinhar as duas áreas com as demandas estratégicas das organizações. Além disso, também constrói-se, neste estudo, um modelo conceitual para essa relação e uma série de proposições com o intuito de tornar mais claros esses relacionamentos.Editora Univates2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660Revista Estudo & Debate; v. 22 n. 2 (2015)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660/650Copyright (c) 2015 Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira2024-04-22T20:49:32Zoai:ojs.192.168.0.51:article/660Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:32Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
title |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
spellingShingle |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira Big Data Tecnologia da Informação Inteligência Competitiva Desempenho de Mercado |
title_short |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
title_full |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
title_fullStr |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
title_sort |
O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA |
author |
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira |
author_facet |
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Tecnologia da Informação Inteligência Competitiva Desempenho de Mercado |
topic |
Big Data Tecnologia da Informação Inteligência Competitiva Desempenho de Mercado |
description |
O uso do Big Data e a integração entre a área de marketing e outros departamentos são algumas das prioridades de pesquisa elencadas pelo Marketing Science Institute. Alinhado com esta agenda, o presente artigo busca estreitar atributos e facetas do marketing e de Tecnologia da Informação (TI), delineando um campo teórico que possa servir de base para pesquisas empíricas. Assim, apresentam-se uma revisão teórica e discussões sobre as potencialidades do Big Data no ambiente comum às duas áreas. O artigo busca apurar que fatores mercadológicos e que mecanismos de TI se fazem presentes nessa relação, visando a alinhar as duas áreas com as demandas estratégicas das organizações. Além disso, também constrói-se, neste estudo, um modelo conceitual para essa relação e uma série de proposições com o intuito de tornar mais claros esses relacionamentos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660/650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 22 n. 2 (2015) 1983-036X reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730683408482304 |