Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Elizabeth Gondim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22660
Resumo: The aim of this study was to evaluate and learn more about the inclusion process of children with Down syndrome in elementary and middle school (1st through 9th grades), in the public schools of Barueri (São Paulo), as viewed by the teachers of at least one student with Down syndrome in their classroom. 16 (sixteen) teachers participated in this qualitative study, through a semi-structured interview, followed by transcription and classification of the interviews and discussion of the data. The results of the interviews point to important facts regarding the inclusion process of these students, in respect to their development, their teachers actions, the relationship between teachers and their families, as well as the support and specialized orientation received by the teachers and these students.
id UPM_ec72a7235242c31d940fccea8f848a0b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22660
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:40:49Z2020-03-19T15:20:25Z2010-03-232020-03-19T15:20:25Z2009-12-18http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22660The aim of this study was to evaluate and learn more about the inclusion process of children with Down syndrome in elementary and middle school (1st through 9th grades), in the public schools of Barueri (São Paulo), as viewed by the teachers of at least one student with Down syndrome in their classroom. 16 (sixteen) teachers participated in this qualitative study, through a semi-structured interview, followed by transcription and classification of the interviews and discussion of the data. The results of the interviews point to important facts regarding the inclusion process of these students, in respect to their development, their teachers actions, the relationship between teachers and their families, as well as the support and specialized orientation received by the teachers and these students.O presente trabalho teve por objetivo conhecer e avaliar algumas condições da inclusão de alunos com síndrome de Down, do Ciclo I do ensino fundamental, na rede regular de escolas públicas municipais de Barueri - São Paulo, sob a ótica dos professores regentes de classes comuns que tivessem pelo menos um aluno com síndrome de Down. A pesquisa de campo foi realizada em Barueri (SP) e envolveu 16 professores. Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, seguindo um roteiro formulado previamente. Após as entrevistas foi realizada a transcrição de depoimentos, a categorização dos elementos mais significativos e a discussão dos dados encontrados. Os resultados dos depoimentos apontaram importantes fatores relacionados ao processo de inclusão escolar dos alunos, notadamente a respeito do seu desempenho, das ações desenvolvidas pelos professores, das relações entre professores e familiares dos alunos, além da orientação e apoio especializado prestados aos professores e alunos. Os resultados obtidos poderão subsidiar importantes decisões, tanto por parte dos gestores quanto dos professores das classes comuns.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiainclusão escolaralunos com síndrome de Downprofessoresensino fundamentaleducação especialinclusion processstudent with Down syndrometeacherselementary and middle schoolspecial educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMazzotta, Marcos José da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/8192357535076113Assis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412Mattos, Edna Antonia dehttp://lattes.cnpq.br/5435766995285675http://lattes.cnpq.br/7317517919299150Gomes, Ana Elizabeth Gondimhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4020/Ana%20Elizabeth%20Gondim%20Gomes.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1745/1/Ana%20Elizabeth%20Gondim%20Gomes.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/226602020-03-19 12:20:25.527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
title Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
spellingShingle Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
Gomes, Ana Elizabeth Gondim
inclusão escolar
alunos com síndrome de Down
professores
ensino fundamental
educação especial
inclusion process
student with Down syndrome
teachers
elementary and middle school
special education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
title_full Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
title_fullStr Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
title_full_unstemmed Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
title_sort Alunos com síndrome de Down em escolas municipais de Barueri (SP): a inclusão escolar segundo seus professores
author Gomes, Ana Elizabeth Gondim
author_facet Gomes, Ana Elizabeth Gondim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzotta, Marcos José da Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8192357535076113
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Assis, Silvana Maria Blascovi de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6553900966729412
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mattos, Edna Antonia de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5435766995285675
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7317517919299150
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Elizabeth Gondim
contributor_str_mv Mazzotta, Marcos José da Silveira
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Mattos, Edna Antonia de
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão escolar
alunos com síndrome de Down
professores
ensino fundamental
educação especial
topic inclusão escolar
alunos com síndrome de Down
professores
ensino fundamental
educação especial
inclusion process
student with Down syndrome
teachers
elementary and middle school
special education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv inclusion process
student with Down syndrome
teachers
elementary and middle school
special education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this study was to evaluate and learn more about the inclusion process of children with Down syndrome in elementary and middle school (1st through 9th grades), in the public schools of Barueri (São Paulo), as viewed by the teachers of at least one student with Down syndrome in their classroom. 16 (sixteen) teachers participated in this qualitative study, through a semi-structured interview, followed by transcription and classification of the interviews and discussion of the data. The results of the interviews point to important facts regarding the inclusion process of these students, in respect to their development, their teachers actions, the relationship between teachers and their families, as well as the support and specialized orientation received by the teachers and these students.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-23
2020-03-19T15:20:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:49Z
2020-03-19T15:20:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22660
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177232400318464