MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164330 |
Resumo: | As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um processo de colaboração que perpassa o meio educacional. Os programas de ensino profissionalizante têm como objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, bem como de qualificação profissional. Com base nisso, a pesquisa apresentada nesta tese teve como problema de pesquisa: Investigar como estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa está enquadrada como pesquisa qualitativa, utiliza o método estudo de caso, combinado com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, utilizando como base o conceito de MOOC. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, a qual, juntamente com o ambiente tecnológico desenvolvido torna capaz a realização de um estudo exploratório e descritivo, que permitiu confrontar os dados empíricos obtidos com as teorias previamente estudadas. O estudo de caso se estrutura a partir do desenvolvimento de um curso de formação de professores, o MOOC SolAssist Learning. Os resultados obtidos por meio da realização do estudo exploratório e do estudo final possibilitaram a criação de um processo de desenvolvimento dos MOOCs. Por meio dos dados coletados nos questionário aplicados durante o curso, foi possível obter informações sobre o perfil dos participantes e de suas ações em sala de aula, informações essas que foram confrontadas com as teorias apresentadas nos capítulos iniciais da tese. |
id |
URGS_0418094f3802aeb772d1c13589304b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164330 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Wagner, RosanaLima, Jose Valdeni dePasserino, Liliana Maria2017-07-25T02:30:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/164330001027118As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um processo de colaboração que perpassa o meio educacional. Os programas de ensino profissionalizante têm como objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, bem como de qualificação profissional. Com base nisso, a pesquisa apresentada nesta tese teve como problema de pesquisa: Investigar como estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa está enquadrada como pesquisa qualitativa, utiliza o método estudo de caso, combinado com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, utilizando como base o conceito de MOOC. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, a qual, juntamente com o ambiente tecnológico desenvolvido torna capaz a realização de um estudo exploratório e descritivo, que permitiu confrontar os dados empíricos obtidos com as teorias previamente estudadas. O estudo de caso se estrutura a partir do desenvolvimento de um curso de formação de professores, o MOOC SolAssist Learning. Os resultados obtidos por meio da realização do estudo exploratório e do estudo final possibilitaram a criação de um processo de desenvolvimento dos MOOCs. Por meio dos dados coletados nos questionário aplicados durante o curso, foi possível obter informações sobre o perfil dos participantes e de suas ações em sala de aula, informações essas que foram confrontadas com as teorias apresentadas nos capítulos iniciais da tese.The skills and knowledge required for teaching practice generate changes throughout the educational process. Including individuals in society, enabling them to have a profession and a decent life is a process of collaboration that permeates the educational environment. Vocational education programs aim to increase educational opportunities for workers through initial and continuing training courses and professional qualification. Based on this, the research presented in this thesis had as a research problem: To investigate how to structure a Massive Open Online Course (MOOC) of Assistive Technology (TA) that supports the process of training teachers of Vocational Education that work in the preparation for inclusion in the business market. The research is framed as qualitative research, uses the case study method, combined with the development of a technological environment, using as basis the concept of MOOC. An extensive bibliographic research was developed, which together with the developed technological environment makes it possible to carry out an exploratory and descriptive study that allowed to confront the empirical data obtained with the theories previously studied. The case study is structured from the development of a teacher training course, the MOOC SolAssist Learning. The results obtained through the exploratory study and the final study allowed the creation of a process to develop the MOOCs. Through the data collected in the questionnaire applied during the course, it was possible to obtain information about the profile of the participants and their actions in the classroom, which information was confronted with the theories presented in the initial chapters of the thesis.application/pdfporFormação de professoresTecnologia assistivaEnsino profissionalizanteInclusão escolarDeficiente físicoTecnologia educacionalTeacher trainingMOOCsVocational educationAssistive tecnologyPeople with disabilitiesDistance educationMOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027118.pdf001027118.pdfTexto completoapplication/pdf5066972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/1/001027118.pdf3dbb85deae21bba4ec93cca22a9e2395MD51TEXT001027118.pdf.txt001027118.pdf.txtExtracted Texttext/plain333995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/2/001027118.pdf.txt22125d891fc716c92c6bf5a8137f1317MD52THUMBNAIL001027118.pdf.jpg001027118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/3/001027118.pdf.jpg9c036c44eba21111fc9cf88ce600d3d3MD5310183/1643302018-10-15 09:30:37.09oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:30:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
title |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
spellingShingle |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC Wagner, Rosana Formação de professores Tecnologia assistiva Ensino profissionalizante Inclusão escolar Deficiente físico Tecnologia educacional Teacher training MOOCs Vocational education Assistive tecnology People with disabilities Distance education |
title_short |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
title_full |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
title_fullStr |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
title_full_unstemmed |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
title_sort |
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC |
author |
Wagner, Rosana |
author_facet |
Wagner, Rosana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Rosana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologia assistiva Ensino profissionalizante Inclusão escolar Deficiente físico Tecnologia educacional |
topic |
Formação de professores Tecnologia assistiva Ensino profissionalizante Inclusão escolar Deficiente físico Tecnologia educacional Teacher training MOOCs Vocational education Assistive tecnology People with disabilities Distance education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training MOOCs Vocational education Assistive tecnology People with disabilities Distance education |
description |
As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um processo de colaboração que perpassa o meio educacional. Os programas de ensino profissionalizante têm como objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, bem como de qualificação profissional. Com base nisso, a pesquisa apresentada nesta tese teve como problema de pesquisa: Investigar como estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa está enquadrada como pesquisa qualitativa, utiliza o método estudo de caso, combinado com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, utilizando como base o conceito de MOOC. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, a qual, juntamente com o ambiente tecnológico desenvolvido torna capaz a realização de um estudo exploratório e descritivo, que permitiu confrontar os dados empíricos obtidos com as teorias previamente estudadas. O estudo de caso se estrutura a partir do desenvolvimento de um curso de formação de professores, o MOOC SolAssist Learning. Os resultados obtidos por meio da realização do estudo exploratório e do estudo final possibilitaram a criação de um processo de desenvolvimento dos MOOCs. Por meio dos dados coletados nos questionário aplicados durante o curso, foi possível obter informações sobre o perfil dos participantes e de suas ações em sala de aula, informações essas que foram confrontadas com as teorias apresentadas nos capítulos iniciais da tese. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T02:30:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001027118 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164330 |
identifier_str_mv |
001027118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/1/001027118.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/2/001027118.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/3/001027118.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3dbb85deae21bba4ec93cca22a9e2395 22125d891fc716c92c6bf5a8137f1317 9c036c44eba21111fc9cf88ce600d3d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085414336200704 |