MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Rosana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164330
Resumo: As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um processo de colaboração que perpassa o meio educacional. Os programas de ensino profissionalizante têm como objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, bem como de qualificação profissional. Com base nisso, a pesquisa apresentada nesta tese teve como problema de pesquisa: Investigar como estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa está enquadrada como pesquisa qualitativa, utiliza o método estudo de caso, combinado com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, utilizando como base o conceito de MOOC. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, a qual, juntamente com o ambiente tecnológico desenvolvido torna capaz a realização de um estudo exploratório e descritivo, que permitiu confrontar os dados empíricos obtidos com as teorias previamente estudadas. O estudo de caso se estrutura a partir do desenvolvimento de um curso de formação de professores, o MOOC SolAssist Learning. Os resultados obtidos por meio da realização do estudo exploratório e do estudo final possibilitaram a criação de um processo de desenvolvimento dos MOOCs. Por meio dos dados coletados nos questionário aplicados durante o curso, foi possível obter informações sobre o perfil dos participantes e de suas ações em sala de aula, informações essas que foram confrontadas com as teorias apresentadas nos capítulos iniciais da tese.
id URGS_0418094f3802aeb772d1c13589304b1a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164330
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wagner, RosanaLima, Jose Valdeni dePasserino, Liliana Maria2017-07-25T02:30:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/164330001027118As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um processo de colaboração que perpassa o meio educacional. Os programas de ensino profissionalizante têm como objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, bem como de qualificação profissional. Com base nisso, a pesquisa apresentada nesta tese teve como problema de pesquisa: Investigar como estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa está enquadrada como pesquisa qualitativa, utiliza o método estudo de caso, combinado com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, utilizando como base o conceito de MOOC. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, a qual, juntamente com o ambiente tecnológico desenvolvido torna capaz a realização de um estudo exploratório e descritivo, que permitiu confrontar os dados empíricos obtidos com as teorias previamente estudadas. O estudo de caso se estrutura a partir do desenvolvimento de um curso de formação de professores, o MOOC SolAssist Learning. Os resultados obtidos por meio da realização do estudo exploratório e do estudo final possibilitaram a criação de um processo de desenvolvimento dos MOOCs. Por meio dos dados coletados nos questionário aplicados durante o curso, foi possível obter informações sobre o perfil dos participantes e de suas ações em sala de aula, informações essas que foram confrontadas com as teorias apresentadas nos capítulos iniciais da tese.The skills and knowledge required for teaching practice generate changes throughout the educational process. Including individuals in society, enabling them to have a profession and a decent life is a process of collaboration that permeates the educational environment. Vocational education programs aim to increase educational opportunities for workers through initial and continuing training courses and professional qualification. Based on this, the research presented in this thesis had as a research problem: To investigate how to structure a Massive Open Online Course (MOOC) of Assistive Technology (TA) that supports the process of training teachers of Vocational Education that work in the preparation for inclusion in the business market. The research is framed as qualitative research, uses the case study method, combined with the development of a technological environment, using as basis the concept of MOOC. An extensive bibliographic research was developed, which together with the developed technological environment makes it possible to carry out an exploratory and descriptive study that allowed to confront the empirical data obtained with the theories previously studied. The case study is structured from the development of a teacher training course, the MOOC SolAssist Learning. The results obtained through the exploratory study and the final study allowed the creation of a process to develop the MOOCs. Through the data collected in the questionnaire applied during the course, it was possible to obtain information about the profile of the participants and their actions in the classroom, which information was confronted with the theories presented in the initial chapters of the thesis.application/pdfporFormação de professoresTecnologia assistivaEnsino profissionalizanteInclusão escolarDeficiente físicoTecnologia educacionalTeacher trainingMOOCsVocational educationAssistive tecnologyPeople with disabilitiesDistance educationMOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027118.pdf001027118.pdfTexto completoapplication/pdf5066972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/1/001027118.pdf3dbb85deae21bba4ec93cca22a9e2395MD51TEXT001027118.pdf.txt001027118.pdf.txtExtracted Texttext/plain333995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/2/001027118.pdf.txt22125d891fc716c92c6bf5a8137f1317MD52THUMBNAIL001027118.pdf.jpg001027118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/3/001027118.pdf.jpg9c036c44eba21111fc9cf88ce600d3d3MD5310183/1643302018-10-15 09:30:37.09oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:30:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
title MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
spellingShingle MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
Wagner, Rosana
Formação de professores
Tecnologia assistiva
Ensino profissionalizante
Inclusão escolar
Deficiente físico
Tecnologia educacional
Teacher training
MOOCs
Vocational education
Assistive tecnology
People with disabilities
Distance education
title_short MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
title_full MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
title_fullStr MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
title_full_unstemmed MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
title_sort MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
author Wagner, Rosana
author_facet Wagner, Rosana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Rosana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Lima, Jose Valdeni de
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologia assistiva
Ensino profissionalizante
Inclusão escolar
Deficiente físico
Tecnologia educacional
topic Formação de professores
Tecnologia assistiva
Ensino profissionalizante
Inclusão escolar
Deficiente físico
Tecnologia educacional
Teacher training
MOOCs
Vocational education
Assistive tecnology
People with disabilities
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
MOOCs
Vocational education
Assistive tecnology
People with disabilities
Distance education
description As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um processo de colaboração que perpassa o meio educacional. Os programas de ensino profissionalizante têm como objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada, bem como de qualificação profissional. Com base nisso, a pesquisa apresentada nesta tese teve como problema de pesquisa: Investigar como estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão no mercado de trabalho. A pesquisa está enquadrada como pesquisa qualitativa, utiliza o método estudo de caso, combinado com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, utilizando como base o conceito de MOOC. Uma ampla pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, a qual, juntamente com o ambiente tecnológico desenvolvido torna capaz a realização de um estudo exploratório e descritivo, que permitiu confrontar os dados empíricos obtidos com as teorias previamente estudadas. O estudo de caso se estrutura a partir do desenvolvimento de um curso de formação de professores, o MOOC SolAssist Learning. Os resultados obtidos por meio da realização do estudo exploratório e do estudo final possibilitaram a criação de um processo de desenvolvimento dos MOOCs. Por meio dos dados coletados nos questionário aplicados durante o curso, foi possível obter informações sobre o perfil dos participantes e de suas ações em sala de aula, informações essas que foram confrontadas com as teorias apresentadas nos capítulos iniciais da tese.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-25T02:30:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027118
url http://hdl.handle.net/10183/164330
identifier_str_mv 001027118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/1/001027118.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/2/001027118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164330/3/001027118.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dbb85deae21bba4ec93cca22a9e2395
22125d891fc716c92c6bf5a8137f1317
9c036c44eba21111fc9cf88ce600d3d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085414336200704