Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203772 |
Resumo: | Esta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação. |
id |
URGS_0495eef70fc201a855762beb9a13bb3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203772 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Leffa, Lisiane MolinaSousa, Edson Luiz Andre de2019-12-27T04:02:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/203772001109265Esta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação.This dissertation is composed of three essays that seek to circumvent the question how to convey an experience of occupying schools in Brazil? based on two experiences of the author with Brazilian secondary school students. The three essays have as articulators in common the images and the school chairs, collected through electronic media. The first essay presents a contextualization of the movement of schools occupied in Brazil between 2015 and 2016, considering this movement as a space of creation, which reveals itself as a utopian image, through ethical-political dislocations. The second essay runs through the philosopher Walter Benjamin's thinking, investigating the relationship between object, experience and transmission, with the signifier "chair" through an assembly of images and research captions on the object chair. The third essay discusses the possible remains of the experience of school occupations in Brazil, having the images and the possibilities of creation as transmission keys, considering the figuration of student chairs as symbolic representatives of the ways of making occupation movement. In this research, the essays are locus of experience, with the intention of articulating, as in an experience of occupation, presence-movement-creation.application/pdfporPsicanáliseTransmissão (Psicanálise)EscolaOcupaçãoUtopiaEstudantesPsychoanalysisUtopiaStreamingSchoolsOccupationEnsaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109265.pdf.txt001109265.pdf.txtExtracted Texttext/plain130806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/2/001109265.pdf.txt04e615b247c1285c9e1a08127fb2d38aMD52ORIGINAL001109265.pdfTexto completoapplication/pdf6426043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/1/001109265.pdf51f94f853cb0a12b50fd40474e56920bMD5110183/2037722022-08-14 04:47:47.520975oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-14T07:47:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
title |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
spellingShingle |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil Leffa, Lisiane Molina Psicanálise Transmissão (Psicanálise) Escola Ocupação Utopia Estudantes Psychoanalysis Utopia Streaming Schools Occupation |
title_short |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
title_full |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
title_fullStr |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
title_sort |
Ensaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasil |
author |
Leffa, Lisiane Molina |
author_facet |
Leffa, Lisiane Molina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leffa, Lisiane Molina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Edson Luiz Andre de |
contributor_str_mv |
Sousa, Edson Luiz Andre de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Transmissão (Psicanálise) Escola Ocupação Utopia Estudantes |
topic |
Psicanálise Transmissão (Psicanálise) Escola Ocupação Utopia Estudantes Psychoanalysis Utopia Streaming Schools Occupation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis Utopia Streaming Schools Occupation |
description |
Esta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:02:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109265 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203772 |
identifier_str_mv |
001109265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/2/001109265.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203772/1/001109265.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04e615b247c1285c9e1a08127fb2d38a 51f94f853cb0a12b50fd40474e56920b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085511783514112 |