Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131018 |
Resumo: | As organizações atuais têm grandes desafios, os clientes demandam maiores exigências quanto à qualidade do produto e serviço. É por isso que as organizações têm sido obrigadas a adaptar estratégias de apoio como a gestão da qualidade, para satisfazer as necessidades dos clientes mediante melhoria de seus processos e produtos. A diminuição de falhas dos produtos e antecipação de possíveis erros que possam surgir no processo só pode ser obtida por meio de técnicas capazes de prever erros futuros, sendo a previsão uma delas. Portanto a previsão é o ponto inicial para o planejamento das atividades da empresa, tais como planejamento da produção, vendas, controle de estoque, entre outras. Este estudo investigou a implicação que tem os fatores críticos do Gerenciamento da Qualidade Total no processo de implementação de previsão de demanda. Os resultados mostraram que os fatores críticos de maior importância foram cultura da qualidade, participação de todos os funcionários, gestão dos processos, compromisso da alta gerência, foco no cliente, treinamento dos funcionários e gestão dos fornecedores. Constatou-se que utilizar os fatores críticos pode trazer benefícios como disponibilizar recursos; reduzir o efeito chicote; melhorar o tempo de entrega; aumentar o desempenho das vendas; planejar adequadamente os níveis de estoque e planejar a cadeia de suprimento. |
id |
URGS_07cb25186a832f378f7786c34b4c6121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131018 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Navarro, Thays Suleyka SaavedraWerner, Liane2015-12-12T02:39:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/131018000978962As organizações atuais têm grandes desafios, os clientes demandam maiores exigências quanto à qualidade do produto e serviço. É por isso que as organizações têm sido obrigadas a adaptar estratégias de apoio como a gestão da qualidade, para satisfazer as necessidades dos clientes mediante melhoria de seus processos e produtos. A diminuição de falhas dos produtos e antecipação de possíveis erros que possam surgir no processo só pode ser obtida por meio de técnicas capazes de prever erros futuros, sendo a previsão uma delas. Portanto a previsão é o ponto inicial para o planejamento das atividades da empresa, tais como planejamento da produção, vendas, controle de estoque, entre outras. Este estudo investigou a implicação que tem os fatores críticos do Gerenciamento da Qualidade Total no processo de implementação de previsão de demanda. Os resultados mostraram que os fatores críticos de maior importância foram cultura da qualidade, participação de todos os funcionários, gestão dos processos, compromisso da alta gerência, foco no cliente, treinamento dos funcionários e gestão dos fornecedores. Constatou-se que utilizar os fatores críticos pode trazer benefícios como disponibilizar recursos; reduzir o efeito chicote; melhorar o tempo de entrega; aumentar o desempenho das vendas; planejar adequadamente os níveis de estoque e planejar a cadeia de suprimento.Nowadays companies have big challenges, because current customers ask for a growing personalized treatment and greater demands in terms of quality of product and services. Therefore organizations have been forced to adapt support strategies such as quality management, to satisfy the needs of customers by improving their processes and products. The decrease in product failure and anticipation of possible errors that may arise in the process can only be obtained by techniques able to predict future errors, being the forecast one possibility. This study investigated the relationship of the most relevant critical factors of Total Quality Management (TQM) in the implementation process of demand forecasting. The results show that the most important critical factors were culture of quality, employee participation, process management, commitment of top management, customer focus, training and suppliers management. It was found that the use of the critical factors resulted in benefits as available resources, reduced the bullwhip effect, improved the delivery time, increased sales performance, plan adequate levels of stock and map the supply chain. The Kendall concordance test showed no agreement with respect to benefits for training factors and management of suppliers.application/pdfporGestão da qualidadeQualidade totalPrevisão de demandaTotal quality managementCritical factor TQMDemand forecastingEstudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978962.pdf000978962.pdfTexto completoapplication/pdf2519491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/1/000978962.pdf9bfa0472b80aed450277ffea22eee26cMD51TEXT000978962.pdf.txt000978962.pdf.txtExtracted Texttext/plain158797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/2/000978962.pdf.txteca68c36e8fae6fdd55d75cd975fe48bMD52THUMBNAIL000978962.pdf.jpg000978962.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/3/000978962.pdf.jpgf4b74898d4381074077f0ea7c9c2fb33MD5310183/1310182018-10-25 09:48:04.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:48:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
title |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
spellingShingle |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda Navarro, Thays Suleyka Saavedra Gestão da qualidade Qualidade total Previsão de demanda Total quality management Critical factor TQM Demand forecasting |
title_short |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
title_full |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
title_fullStr |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
title_sort |
Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda |
author |
Navarro, Thays Suleyka Saavedra |
author_facet |
Navarro, Thays Suleyka Saavedra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Navarro, Thays Suleyka Saavedra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Werner, Liane |
contributor_str_mv |
Werner, Liane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade Qualidade total Previsão de demanda |
topic |
Gestão da qualidade Qualidade total Previsão de demanda Total quality management Critical factor TQM Demand forecasting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Total quality management Critical factor TQM Demand forecasting |
description |
As organizações atuais têm grandes desafios, os clientes demandam maiores exigências quanto à qualidade do produto e serviço. É por isso que as organizações têm sido obrigadas a adaptar estratégias de apoio como a gestão da qualidade, para satisfazer as necessidades dos clientes mediante melhoria de seus processos e produtos. A diminuição de falhas dos produtos e antecipação de possíveis erros que possam surgir no processo só pode ser obtida por meio de técnicas capazes de prever erros futuros, sendo a previsão uma delas. Portanto a previsão é o ponto inicial para o planejamento das atividades da empresa, tais como planejamento da produção, vendas, controle de estoque, entre outras. Este estudo investigou a implicação que tem os fatores críticos do Gerenciamento da Qualidade Total no processo de implementação de previsão de demanda. Os resultados mostraram que os fatores críticos de maior importância foram cultura da qualidade, participação de todos os funcionários, gestão dos processos, compromisso da alta gerência, foco no cliente, treinamento dos funcionários e gestão dos fornecedores. Constatou-se que utilizar os fatores críticos pode trazer benefícios como disponibilizar recursos; reduzir o efeito chicote; melhorar o tempo de entrega; aumentar o desempenho das vendas; planejar adequadamente os níveis de estoque e planejar a cadeia de suprimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-12T02:39:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131018 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000978962 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131018 |
identifier_str_mv |
000978962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/1/000978962.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/2/000978962.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/3/000978962.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bfa0472b80aed450277ffea22eee26c eca68c36e8fae6fdd55d75cd975fe48b f4b74898d4381074077f0ea7c9c2fb33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085343050858496 |