O pensamento sistêmico como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica utilizando os ciclos biogeoquímicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maurício Pires de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258751
Resumo: Esta dissertação apresenta a contribuição do pensamento sistêmico e da Educação Ambiental Crítica na educação em Ciências utilizando os ciclos biogeoquímicos como tema importante para o conhecimento das relações ambientais nos ecossistemas e as relações entre os componentes vivos e não vivos da biosfera, assim como, relacionar os problemas ambientais com as esferas social, cultural, política e econômica da sociedade humana. Para desenvolver a pesquisa procurou- se responder à pergunta “como o Pensamento Sistêmico sobre os ciclos biogeoquímicos pode proporcionar o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica permitindo à comunidade escolar a apropriação do conhecimento sobre os problemas ambientais globais e locais?” O objetivo geral desta pesquisa é identificar os atuais conceitos de ciclos biogeoquímicos presentes nos estudos sobre mudanças climáticas, aquecimento global e poluição urbana de forma a demonstrar, como o pensamento sistêmico pode proporcionar uma educação ambiental crítica capaz de modificar a visão e as ações em relação aos problemas ambientais. Como metodologia para coleta dos dados foram realizadas oficinas pedagógicas abordando problemas ambientais em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Viamão RS. O objeto da pesquisa será o exploratório de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados são: levantamento bibliográfico; questionários; e registro fotográfico. A primeira etapa da pesquisa consiste em uma revisão da literatura sobre Educação Ambiental Crítica, Ciclos biogeoquímicos e Pensamento Sistêmico com o intuito de realizar um levantamento de dados e um mapeamento das produções acadêmicas feitas anteriormente por pesquisadores da mesma área. Na segunda etapa, durante as oficinas, foram aplicados questionários semi-estruturados, abertos e em escala Likert. Os materiais coletados nos questionários aplicados aos participantes das oficinas pedagógicas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e Triangulação de Dados. Após as análises dos dados foi possível constatar que o número de trabalhos sobre Educação Ambiental Crítica é bem significativo demonstrando a importância da relação dos temas ambientais com as questões sociais e políticas. Ficou evidente a importância de trabalhar os temas ambientais relacionando com a realidade em que vivem esses alunos e também estabelecer conexões entre os problemas ambientais locais e os fenômenos globais.
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Para desenvolver a pesquisa procurou- se responder à pergunta “como o Pensamento Sistêmico sobre os ciclos biogeoquímicos pode proporcionar o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica permitindo à comunidade escolar a apropriação do conhecimento sobre os problemas ambientais globais e locais?” O objetivo geral desta pesquisa é identificar os atuais conceitos de ciclos biogeoquímicos presentes nos estudos sobre mudanças climáticas, aquecimento global e poluição urbana de forma a demonstrar, como o pensamento sistêmico pode proporcionar uma educação ambiental crítica capaz de modificar a visão e as ações em relação aos problemas ambientais. Como metodologia para coleta dos dados foram realizadas oficinas pedagógicas abordando problemas ambientais em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Viamão RS. O objeto da pesquisa será o exploratório de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados são: levantamento bibliográfico; questionários; e registro fotográfico. A primeira etapa da pesquisa consiste em uma revisão da literatura sobre Educação Ambiental Crítica, Ciclos biogeoquímicos e Pensamento Sistêmico com o intuito de realizar um levantamento de dados e um mapeamento das produções acadêmicas feitas anteriormente por pesquisadores da mesma área. Na segunda etapa, durante as oficinas, foram aplicados questionários semi-estruturados, abertos e em escala Likert. Os materiais coletados nos questionários aplicados aos participantes das oficinas pedagógicas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e Triangulação de Dados. Após as análises dos dados foi possível constatar que o número de trabalhos sobre Educação Ambiental Crítica é bem significativo demonstrando a importância da relação dos temas ambientais com as questões sociais e políticas. Ficou evidente a importância de trabalhar os temas ambientais relacionando com a realidade em que vivem esses alunos e também estabelecer conexões entre os problemas ambientais locais e os fenômenos globais.This dissertation presents the contribution of systemic thinking and critical Environmental Education in Science education using biogeochemical cycles as an important theme for the knowledge of environmental relationships in ecosystems and the relationships between living and non-living components of the biosphere, as well as relating the environmental problems with the social, cultural, political and economic spheres of human society. To develop the research, an attempt was made to answer the question “how can Systemic Thinking about biogeochemical cycles provide the development of a Critical Environmental Education, allowing the school community to appropriate knowledge about global and local environmental problems?” The general objective of this research is to identify the current concepts of biogeochemical cycles present in studies on climate change, global warming and urban pollution in order to demonstrate how systemic thinking can provide a critical environmental education capable of modifying the vision and actions in relation to environmental problems. As a methodology for data collection, pedagogical workshops were carried out addressing environmental problems in two classes of the 6th year of elementary education at a state school in the municipality of Viamão RS. The object of the research will be exploratory of a basic nature and with a qualitative approach. The data collection instruments are: bibliographic survey; questionnaires; and photographic record. The first stage of the research consists of a literature review on Critical Environmental Education, Biogeochemical Cycles and Systemic Thinking in order to carry out a data survey and a mapping of academic productions previously carried out by researchers in the same area. In the second stage, during the workshops, semi-structured, open and Likert-scale questionnaires were applied. The materials collected in the questionnaires applied to the participants of the pedagogical workshops were analyzed using Content Analysis and Data Triangulation. After analyzing the data, it was possible to verify that the number of works on EAC is very significant, demonstrating the importance of the relationship between environmental issues and social and political issues. It was evident the importance of working on environmental issues relating to the reality in which these students live and also establishing connections between local environmental problems and global phenomena.application/pdfporEducação em saúde ambientalCiclo BiogeoquímicoMudança climáticaAquecimento globalPoluição ambientalSystems thinkingCritical environmental educationBiogeochemical cyclesScience educationO pensamento sistêmico como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica utilizando os ciclos biogeoquímicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170239.pdf.txt001170239.pdf.txtExtracted Texttext/plain195378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258751/2/001170239.pdf.txtd8c8b1f0a6c3c35a30eb2aa91d370dcaMD52ORIGINAL001170239.pdfTexto completoapplication/pdf7514250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258751/1/001170239.pdf01ab03268b328413f3ed5bfca593768bMD5110183/2587512023-06-02 03:30:12.889753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-02T06:30:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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