Motivação para aprender música : o valor atribuído à aula de música no currículo escolar e em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Cassiana Zamith
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18479
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre o interesse, a utilidade, a importância e o esforço (custo) que alunos atribuem às aulas de música no currículo escolar e em diferentes contextos. Essa dissertação insere-se na temática da motivação na aprendizagem musical, enfocando o valor que os alunos atribuem às suas atividades musicais. O referencial teórico fundamentou-se no modelo de expectativa e valor (Eccles, 2005; Eccles; Wigfield, 2000; Wigfield; Eccles, 1992, 2002). A metodologia é de caráter quantitativo, sendo que o método utilizado foi a análise de dados existentes (Babbie, 1999). Esses dados foram obtidos por meio de um recorte de uma pesquisa internacional intitulada “Os Significados da Música para Crianças e Adolescentes em Atividades Musicais Escolares e Não-Escolares”. A análise de dados constitui-se da análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostram diferenças entre o valor atribuído à aprendizagem musical entre alunos que aprendem música no currículo escolar e em diferentes contextos. Estudantes que aprendem música em projetos sociais, organizações não-governamentais, atividades extracurriculares, entre outros, tendem a atribuir mais interesse, utilidade e importância à atividade musical do que aqueles que somente realizam aula de música no currículo escolar. Pesquisas realizadas em diferentes países apontam que fatores como o ambiente socioeconômico, experiências prévias com música, o ambiente familiar ou ainda as crenças pessoais tendem a influenciar o valor e a motivação que se atribui a diferentes atividades. Por meio da revisão bibliográfica, inferências são feitas em relação às semelhanças e diferenças de atribuição de valor encontradas entre os dois grupos de alunos investigados. Os resultados dessa pesquisa colaboram com a área de educação musical na medida em que apontam as diferenças e semelhanças entre o interesse, importância, utilidade e esforço (custo) que os alunos atribuem à sua aprendizagem musical em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Dado que diferentes fatores geram esses resultados, é possível refletir sobre a necessidade de se levar em conta os mesmos ao se implementar políticas públicas, elaborar propostas de ensino de música, avaliar diferentes contextos de ensino e aprendizagem, entre outros. As relações entre interesse, importância, utilidade e esforço (custo) apontam, também, para possíveis diferenças de motivação entre alunos que aprendem música no currículo escolar e em diferentes contextos. Isso pode, ainda, gerar, em longo prazo, resultados de aprendizagem satisfatórios ou não. Como no Brasil a temática da motivação para a aprendizagem musical é recente, novas pesquisas são necessárias para o aprofundamento dessas questões.
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A análise de dados constitui-se da análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostram diferenças entre o valor atribuído à aprendizagem musical entre alunos que aprendem música no currículo escolar e em diferentes contextos. Estudantes que aprendem música em projetos sociais, organizações não-governamentais, atividades extracurriculares, entre outros, tendem a atribuir mais interesse, utilidade e importância à atividade musical do que aqueles que somente realizam aula de música no currículo escolar. Pesquisas realizadas em diferentes países apontam que fatores como o ambiente socioeconômico, experiências prévias com música, o ambiente familiar ou ainda as crenças pessoais tendem a influenciar o valor e a motivação que se atribui a diferentes atividades. Por meio da revisão bibliográfica, inferências são feitas em relação às semelhanças e diferenças de atribuição de valor encontradas entre os dois grupos de alunos investigados. Os resultados dessa pesquisa colaboram com a área de educação musical na medida em que apontam as diferenças e semelhanças entre o interesse, importância, utilidade e esforço (custo) que os alunos atribuem à sua aprendizagem musical em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Dado que diferentes fatores geram esses resultados, é possível refletir sobre a necessidade de se levar em conta os mesmos ao se implementar políticas públicas, elaborar propostas de ensino de música, avaliar diferentes contextos de ensino e aprendizagem, entre outros. As relações entre interesse, importância, utilidade e esforço (custo) apontam, também, para possíveis diferenças de motivação entre alunos que aprendem música no currículo escolar e em diferentes contextos. Isso pode, ainda, gerar, em longo prazo, resultados de aprendizagem satisfatórios ou não. Como no Brasil a temática da motivação para a aprendizagem musical é recente, novas pesquisas são necessárias para o aprofundamento dessas questões.The objective of this research was to investigate the relationship between the interest, the utility, the importance and the effort that students infer during curricular music classes and in other contexts. This dissertation inserts itself, in the musical motivation learning theme, focusing on the value that students give to the musical activities. The theoretical background was based on the value and expectation models (Eccles, 2005; Eccles; Wigfield, 2000; Wigfield; Eccles, 1992, 2002). It was used the quantitative methodology, but the method was analyzing the existing data (Babbie, 1999). This data was taken from a part of an international research data called “The meanings of music to children and adolescents in curricular and non-curricular music classes”. The data analysis was organized by the descriptive statistics and inferential analysis. The results show differences between the value given to musical learning among students who learn it on school’s curriculum and in other contexts. Students who learn music through social projects, ONGs, extracurricular activities and others, tend to attribute more interest, utility and importance to musical activity than the ones that just learn music on school’s curriculum. Researches done in other countries had shown that factors like social-economic environment, previous music experience, family background or personal beliefs, tend to influence on the value and motivation in doing different activities. Through the bibliographic review, inferences were done in relation to the similarities and differences found on the value given between the two investigated groups. The results of this research contribute to musical education because point out the differences and similarities between interest, importance, utility and effort spent by the students on learning music in different teaching and learning contexts. Knowing that different factors produce these results, it’s possible to reflect on how necessary those factors are to be taken into account when implementing public policy, organizing proposals on teaching music, evaluate different teaching and learning contexts and others. The relations between interest, importance, utility and effort also point out possible motivational differences between students who learn music on school’s curriculum and other contexts. This can also generate, in a long- term, acceptable learning results or not. As in Brazil the motivation on learning music theme is recent, new researches are necessary for a better investigation on these issues.application/pdfporEnsino e Estudo : MúsicaAprendizagem musicalMotivação : MúsicaMusical learningMotivationAchievement valueMotivação para aprender música : o valor atribuído à aula de música no currículo escolar e em diferentes contextosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000729727.pdf000729727.pdfTexto completoapplication/pdf491088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18479/1/000729727.pdf4d86f3b9566a228b8a0ec5d25e0c71edMD51TEXT000729727.pdf.txt000729727.pdf.txtExtracted Texttext/plain202293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18479/2/000729727.pdf.txt6097c8be07c85504775ba0fa455d739fMD52THUMBNAIL000729727.pdf.jpg000729727.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18479/3/000729727.pdf.jpg416f1a7fc886d176fb779d7e86cc9d40MD5310183/184792018-10-17 09:26:18.011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:26:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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