A abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem nos cursos de pedagogia das ies públicas do rio grande do sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Josiane Gonçalves Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276853
Resumo: Nos últimos anos, o Brasil tem apresentado indicadores educacionais preocupantes, mostrando que um maior tempo de estudo, por parte dos alunos, está associado a um desempenho educacional mais baixo, especialmente no ensino médio, sugerindo lacunas na aprendizagem. O termo "dificuldades de aprendizagem" é complexo, abrangente e multifacetado, sendo o professor um importante ator no enfrentamento dessas questões. A formação docente desempenha um papel fundamental na capacitação do professor para identificar e lidar eficazmente com as dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. Nesse contexto, a presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de compreender como o tema de dificuldade de aprendizagem tem sido abordado nos Projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia presencial nas Instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul. Dessa forma, buscou-se compreender como o tema dificuldades de aprendizagem é discutido nas pesquisas recentes, como também analisar como é abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que definem as diretrizes para a formação de professores, e nos Projetos pedagógicos de Cursos (PPCs) das Licenciaturas de Pedagogia das Universidades públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com uma abordagem exploratória e descritiva. Optou-se pela estratégia de levantamento de dados, realizado através dos procedimentos de revisão sistemática da literatura e pesquisa documental. A revisão da literatura foi realizada nas bases de dados nacionais (Capes, SciElo, Scholar) e internacionais (ERIC e Scopus), entre os dias 07 e 08 de agosto de 2023. Na pesquisa documental, foram analisados dois conjuntos de documentos: a) as Resoluções das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006) e as Resoluções das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos professores (CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 e CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019); e b) Projetos pedagógicos dos Cursos de Pedagogia presencial de cinco instituições públicas de ensino superior: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal De Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin. 2002), com auxílio do software de tratamento dos dados NVivo (1.7). Os resultados evidenciam que o conceito de Dificuldades de Aprendizagem é tratado de maneira abrangente e generalizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e nos Projetos pedagógicos de Cursos (PPCs) das universidades, apontando para uma lacuna significativa na preparação dos professores em relação a esse tema. Essas constatações ressaltam a necessidade imperativa de incorporar abordagens específicas sobre as Dificuldades de Aprendizagem nos currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia com o intuito de capacitar os futuros educadores a identificar problemas de aprendizagem em seus alunos e desenvolver estratégias eficazes para auxiliá-los na superação dessas dificuldades.
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spelling Ludovico, Josiane Gonçalves FerreiraFranco, Sérgio Roberto Kieling2024-08-02T06:28:09Z2024http://hdl.handle.net/10183/276853001207519Nos últimos anos, o Brasil tem apresentado indicadores educacionais preocupantes, mostrando que um maior tempo de estudo, por parte dos alunos, está associado a um desempenho educacional mais baixo, especialmente no ensino médio, sugerindo lacunas na aprendizagem. O termo "dificuldades de aprendizagem" é complexo, abrangente e multifacetado, sendo o professor um importante ator no enfrentamento dessas questões. A formação docente desempenha um papel fundamental na capacitação do professor para identificar e lidar eficazmente com as dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. Nesse contexto, a presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de compreender como o tema de dificuldade de aprendizagem tem sido abordado nos Projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia presencial nas Instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul. Dessa forma, buscou-se compreender como o tema dificuldades de aprendizagem é discutido nas pesquisas recentes, como também analisar como é abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que definem as diretrizes para a formação de professores, e nos Projetos pedagógicos de Cursos (PPCs) das Licenciaturas de Pedagogia das Universidades públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com uma abordagem exploratória e descritiva. Optou-se pela estratégia de levantamento de dados, realizado através dos procedimentos de revisão sistemática da literatura e pesquisa documental. A revisão da literatura foi realizada nas bases de dados nacionais (Capes, SciElo, Scholar) e internacionais (ERIC e Scopus), entre os dias 07 e 08 de agosto de 2023. Na pesquisa documental, foram analisados dois conjuntos de documentos: a) as Resoluções das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006) e as Resoluções das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos professores (CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 e CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019); e b) Projetos pedagógicos dos Cursos de Pedagogia presencial de cinco instituições públicas de ensino superior: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal De Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin. 2002), com auxílio do software de tratamento dos dados NVivo (1.7). Os resultados evidenciam que o conceito de Dificuldades de Aprendizagem é tratado de maneira abrangente e generalizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e nos Projetos pedagógicos de Cursos (PPCs) das universidades, apontando para uma lacuna significativa na preparação dos professores em relação a esse tema. Essas constatações ressaltam a necessidade imperativa de incorporar abordagens específicas sobre as Dificuldades de Aprendizagem nos currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia com o intuito de capacitar os futuros educadores a identificar problemas de aprendizagem em seus alunos e desenvolver estratégias eficazes para auxiliá-los na superação dessas dificuldades.In recent years, Brazil has presented worrying educational indicators, showing that greater study time on the part of students is associated with lower educational performance, especially in High School, suggesting gaps in learning. The term "learning difficulties" is complex, comprehensive and multifaceted, with the teacher being an important actor in tackling these issues. Teacher training plays a fundamental role in training teachers to identify and deal effectively with their students' learning difficulties. In this context, the present dissertation was developed with the objective of understanding how the topic of learning difficulties has been addressed in the Pedagogical Projects of in-person Pedagogy Degree courses in public higher education institutions in Rio Grande do Sul. In this way, we sought to understanding how the topic of learning difficulties is discussed in recent research, as well as analyzing how it is addressed in the NCGs(National Curriculum Guidelines), which define the guidelines for teachers training, and in the PCPs (Pedagogical Course Project) of Pedagogy Degrees at public Universities in Rio Grande do Sul. So, with this objective, a qualitative study was carried out, with an exploratory and descriptive approach. We opted for the data collection strategy, carried out through systematic literature review and documentary research procedures. The literature review was carried out in national (Capes, SciElo, Scholar) and international (ERIC and Scopus) databases, between August 7th and 8th, 2023. In the documentary research, two sets of documents were analyzed: a) the Resolutions of the National Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Pedagogy, degree (CNE/CP nº 1, of May 15, 2006) and the Resolutions of the National Curricular Guidelines for teachers training (CNE/CP nº 2, of 1st of July 2015 and CNE/CP nº 2, of December 20, 2019); and b) Pedagogical Projects for in-person Pedagogy Courses at five public higher education institutions: Federal University of Rio Grande (FURG), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal University of Santa Maria (UFSM), Federal University of Pelotas (UFPEL) and Federal University of Pampa (Unipampa). To analyze and interpret the data, the content analysis technique (Bardin. 2002) was used, with the help of the data processing software NVivo (1.7). The results show that the concept of Learning Difficulties is treated in a comprehensive and generalized way in the National Curricular Guidelines (NCGs) and in the Pedagogical Course Projects (PCPs) of universities, pointing to a significant gap in the preparation of teachers in relation to this topic . These findings highlight the imperative need to incorporate specific approaches to Learning Difficulties in the curricula of Degree in Pedagogy courses, with the aim of enabling future educators to identify learning problems in their students and develop effective strategies to help them overcome these difficulties.application/pdfporFormação de professoresAprendizagemProjeto pedagógicoA abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem nos cursos de pedagogia das ies públicas do rio grande do sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207519.pdf.txt001207519.pdf.txtExtracted Texttext/plain280320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276853/2/001207519.pdf.txt6bd813e00450e4b056e3a6c0c5a685aaMD52ORIGINAL001207519.pdfTexto completoapplication/pdf1049013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276853/1/001207519.pdf4b393a54442a295e28f9d1597f7f027bMD5110183/2768532024-08-03 06:32:42.634391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-03T09:32:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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