Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colpes, Karen Mello
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97231
Resumo: Atualmente, a utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação tem sido cada vez mais significativa. Porém, para deficientes visuais sem o adequado acesso ao computador e demais tecnologias, os obstáculos no que se refere à educação, lazer ou a garantir um lugar no mercado de trabalho podem ser inúmeros. Sabe-se que na educação para cegos os recursos audiovisuais são frequentemente utilizados pelas Instituições de Ensino, o que pode acarretar que eventualmente alunos com cegueira ou baixa visão venham a adquirir uma compreensão fragmentada da realidade, reduzindo o seu interesse e motivação. Assim, torna-se evidente a importância do uso de material didático adequado, e que não recorra apenas a soluções virtuais, uma vez que isso requer elevado esforço imaginário destes indivíduos. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma impressora de gráficos em altorelevo com a utilização de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor. Para averiguar a viabilidade deste produto propôs-se a construção de um protótipo através de resíduos de equipamentos eletrônicos e posteriormente analisou-se seu desempenho. Este trabalho teve a intenção de colaborar para a utilização da exploração tátil no aprender dos conhecimentos relacionados às disciplinas de Física e Matemática do Ensino Médio, e contribuir também no fornecimento de subsídios para a inclusão deste grupo de alunos em escolas regulares, profissionalizantes e de ensino superior.
id URGS_146ef8b85ac979883fa4e02939c4fbf7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97231
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Colpes, Karen MelloLaranja, Rafael Antonio Comparsi2014-07-04T02:03:17Z2014http://hdl.handle.net/10183/97231000920150Atualmente, a utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação tem sido cada vez mais significativa. Porém, para deficientes visuais sem o adequado acesso ao computador e demais tecnologias, os obstáculos no que se refere à educação, lazer ou a garantir um lugar no mercado de trabalho podem ser inúmeros. Sabe-se que na educação para cegos os recursos audiovisuais são frequentemente utilizados pelas Instituições de Ensino, o que pode acarretar que eventualmente alunos com cegueira ou baixa visão venham a adquirir uma compreensão fragmentada da realidade, reduzindo o seu interesse e motivação. Assim, torna-se evidente a importância do uso de material didático adequado, e que não recorra apenas a soluções virtuais, uma vez que isso requer elevado esforço imaginário destes indivíduos. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma impressora de gráficos em altorelevo com a utilização de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor. Para averiguar a viabilidade deste produto propôs-se a construção de um protótipo através de resíduos de equipamentos eletrônicos e posteriormente analisou-se seu desempenho. Este trabalho teve a intenção de colaborar para a utilização da exploração tátil no aprender dos conhecimentos relacionados às disciplinas de Física e Matemática do Ensino Médio, e contribuir também no fornecimento de subsídios para a inclusão deste grupo de alunos em escolas regulares, profissionalizantes e de ensino superior.Currently, the resource utilization of Information and Communication Technology has been increasingly significant. However, for the visually impaired without adequate access to computers and other technologies, obstacles with regard to education, leisure and secure a place in the labor market can be numerous. We know that in education for the blind, audiovisual resources are often used by the Institutions of Education, which may force eventually students with blindness or low vision to acquire a fragmented understanding of reality, reducing their interest and motivation. Thus, it is evident the importance of using suitable teaching material, which is not only virtual, since its require a high effort imagination from these individuals. Thus, this paper proposes the development of a graphics embossed printer by the use of acrylic emulsion paint with expansive heat properties. To investigate the viability of this product, it was proposed to build a prototype using scrap electronics and subsequently analyzed for their performance. This project has the intention to collaborate in the use of tactile exploration in the learning of knowledge related to the disciplines of Physics and Mathematics in high school. Also contributing to the provision of subsidies for the inclusion of this group of students in regular, vocational and higher education schools.application/pdfporTecnologia assistivaPessoas com deficiência visualImpressoraEnsino de matemáticaEnsino de físicaAssistive technologyGraphic printer for the blindVisual impairmentsInclusive education in physics and mathematicsImpressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920150.pdf000920150.pdfTexto completoapplication/pdf17048418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/1/000920150.pdf63fbeac59a3587b5ca8d0dffde9bcabdMD51TEXT000920150.pdf.txt000920150.pdf.txtExtracted Texttext/plain150760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/2/000920150.pdf.txt4ca1b190bab82e554cc48eb5ea5c4effMD52THUMBNAIL000920150.pdf.jpg000920150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/3/000920150.pdf.jpgddf7a7a334259ed1c6129b177cf32d9fMD5310183/972312022-02-22 05:12:22.503591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:12:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
title Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
spellingShingle Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
Colpes, Karen Mello
Tecnologia assistiva
Pessoas com deficiência visual
Impressora
Ensino de matemática
Ensino de física
Assistive technology
Graphic printer for the blind
Visual impairments
Inclusive education in physics and mathematics
title_short Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
title_full Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
title_fullStr Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
title_full_unstemmed Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
title_sort Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
author Colpes, Karen Mello
author_facet Colpes, Karen Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colpes, Karen Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
contributor_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Pessoas com deficiência visual
Impressora
Ensino de matemática
Ensino de física
topic Tecnologia assistiva
Pessoas com deficiência visual
Impressora
Ensino de matemática
Ensino de física
Assistive technology
Graphic printer for the blind
Visual impairments
Inclusive education in physics and mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Assistive technology
Graphic printer for the blind
Visual impairments
Inclusive education in physics and mathematics
description Atualmente, a utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação tem sido cada vez mais significativa. Porém, para deficientes visuais sem o adequado acesso ao computador e demais tecnologias, os obstáculos no que se refere à educação, lazer ou a garantir um lugar no mercado de trabalho podem ser inúmeros. Sabe-se que na educação para cegos os recursos audiovisuais são frequentemente utilizados pelas Instituições de Ensino, o que pode acarretar que eventualmente alunos com cegueira ou baixa visão venham a adquirir uma compreensão fragmentada da realidade, reduzindo o seu interesse e motivação. Assim, torna-se evidente a importância do uso de material didático adequado, e que não recorra apenas a soluções virtuais, uma vez que isso requer elevado esforço imaginário destes indivíduos. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma impressora de gráficos em altorelevo com a utilização de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor. Para averiguar a viabilidade deste produto propôs-se a construção de um protótipo através de resíduos de equipamentos eletrônicos e posteriormente analisou-se seu desempenho. Este trabalho teve a intenção de colaborar para a utilização da exploração tátil no aprender dos conhecimentos relacionados às disciplinas de Física e Matemática do Ensino Médio, e contribuir também no fornecimento de subsídios para a inclusão deste grupo de alunos em escolas regulares, profissionalizantes e de ensino superior.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-04T02:03:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97231
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920150
url http://hdl.handle.net/10183/97231
identifier_str_mv 000920150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/1/000920150.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/2/000920150.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/3/000920150.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63fbeac59a3587b5ca8d0dffde9bcabd
4ca1b190bab82e554cc48eb5ea5c4eff
ddf7a7a334259ed1c6129b177cf32d9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085290847502336