Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/97231 |
Resumo: | Atualmente, a utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação tem sido cada vez mais significativa. Porém, para deficientes visuais sem o adequado acesso ao computador e demais tecnologias, os obstáculos no que se refere à educação, lazer ou a garantir um lugar no mercado de trabalho podem ser inúmeros. Sabe-se que na educação para cegos os recursos audiovisuais são frequentemente utilizados pelas Instituições de Ensino, o que pode acarretar que eventualmente alunos com cegueira ou baixa visão venham a adquirir uma compreensão fragmentada da realidade, reduzindo o seu interesse e motivação. Assim, torna-se evidente a importância do uso de material didático adequado, e que não recorra apenas a soluções virtuais, uma vez que isso requer elevado esforço imaginário destes indivíduos. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma impressora de gráficos em altorelevo com a utilização de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor. Para averiguar a viabilidade deste produto propôs-se a construção de um protótipo através de resíduos de equipamentos eletrônicos e posteriormente analisou-se seu desempenho. Este trabalho teve a intenção de colaborar para a utilização da exploração tátil no aprender dos conhecimentos relacionados às disciplinas de Física e Matemática do Ensino Médio, e contribuir também no fornecimento de subsídios para a inclusão deste grupo de alunos em escolas regulares, profissionalizantes e de ensino superior. |
id |
URGS_146ef8b85ac979883fa4e02939c4fbf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97231 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Colpes, Karen MelloLaranja, Rafael Antonio Comparsi2014-07-04T02:03:17Z2014http://hdl.handle.net/10183/97231000920150Atualmente, a utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação tem sido cada vez mais significativa. Porém, para deficientes visuais sem o adequado acesso ao computador e demais tecnologias, os obstáculos no que se refere à educação, lazer ou a garantir um lugar no mercado de trabalho podem ser inúmeros. Sabe-se que na educação para cegos os recursos audiovisuais são frequentemente utilizados pelas Instituições de Ensino, o que pode acarretar que eventualmente alunos com cegueira ou baixa visão venham a adquirir uma compreensão fragmentada da realidade, reduzindo o seu interesse e motivação. Assim, torna-se evidente a importância do uso de material didático adequado, e que não recorra apenas a soluções virtuais, uma vez que isso requer elevado esforço imaginário destes indivíduos. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma impressora de gráficos em altorelevo com a utilização de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor. Para averiguar a viabilidade deste produto propôs-se a construção de um protótipo através de resíduos de equipamentos eletrônicos e posteriormente analisou-se seu desempenho. Este trabalho teve a intenção de colaborar para a utilização da exploração tátil no aprender dos conhecimentos relacionados às disciplinas de Física e Matemática do Ensino Médio, e contribuir também no fornecimento de subsídios para a inclusão deste grupo de alunos em escolas regulares, profissionalizantes e de ensino superior.Currently, the resource utilization of Information and Communication Technology has been increasingly significant. However, for the visually impaired without adequate access to computers and other technologies, obstacles with regard to education, leisure and secure a place in the labor market can be numerous. We know that in education for the blind, audiovisual resources are often used by the Institutions of Education, which may force eventually students with blindness or low vision to acquire a fragmented understanding of reality, reducing their interest and motivation. Thus, it is evident the importance of using suitable teaching material, which is not only virtual, since its require a high effort imagination from these individuals. Thus, this paper proposes the development of a graphics embossed printer by the use of acrylic emulsion paint with expansive heat properties. To investigate the viability of this product, it was proposed to build a prototype using scrap electronics and subsequently analyzed for their performance. This project has the intention to collaborate in the use of tactile exploration in the learning of knowledge related to the disciplines of Physics and Mathematics in high school. Also contributing to the provision of subsidies for the inclusion of this group of students in regular, vocational and higher education schools.application/pdfporTecnologia assistivaPessoas com deficiência visualImpressoraEnsino de matemáticaEnsino de físicaAssistive technologyGraphic printer for the blindVisual impairmentsInclusive education in physics and mathematicsImpressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920150.pdf000920150.pdfTexto completoapplication/pdf17048418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/1/000920150.pdf63fbeac59a3587b5ca8d0dffde9bcabdMD51TEXT000920150.pdf.txt000920150.pdf.txtExtracted Texttext/plain150760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/2/000920150.pdf.txt4ca1b190bab82e554cc48eb5ea5c4effMD52THUMBNAIL000920150.pdf.jpg000920150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/3/000920150.pdf.jpgddf7a7a334259ed1c6129b177cf32d9fMD5310183/972312022-02-22 05:12:22.503591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:12:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
title |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
spellingShingle |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática Colpes, Karen Mello Tecnologia assistiva Pessoas com deficiência visual Impressora Ensino de matemática Ensino de física Assistive technology Graphic printer for the blind Visual impairments Inclusive education in physics and mathematics |
title_short |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
title_full |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
title_fullStr |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
title_full_unstemmed |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
title_sort |
Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos : um facilitador no ensino da física e da matemática |
author |
Colpes, Karen Mello |
author_facet |
Colpes, Karen Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colpes, Karen Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laranja, Rafael Antonio Comparsi |
contributor_str_mv |
Laranja, Rafael Antonio Comparsi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Pessoas com deficiência visual Impressora Ensino de matemática Ensino de física |
topic |
Tecnologia assistiva Pessoas com deficiência visual Impressora Ensino de matemática Ensino de física Assistive technology Graphic printer for the blind Visual impairments Inclusive education in physics and mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assistive technology Graphic printer for the blind Visual impairments Inclusive education in physics and mathematics |
description |
Atualmente, a utilização dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação tem sido cada vez mais significativa. Porém, para deficientes visuais sem o adequado acesso ao computador e demais tecnologias, os obstáculos no que se refere à educação, lazer ou a garantir um lugar no mercado de trabalho podem ser inúmeros. Sabe-se que na educação para cegos os recursos audiovisuais são frequentemente utilizados pelas Instituições de Ensino, o que pode acarretar que eventualmente alunos com cegueira ou baixa visão venham a adquirir uma compreensão fragmentada da realidade, reduzindo o seu interesse e motivação. Assim, torna-se evidente a importância do uso de material didático adequado, e que não recorra apenas a soluções virtuais, uma vez que isso requer elevado esforço imaginário destes indivíduos. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma impressora de gráficos em altorelevo com a utilização de tinta de emulsão acrílica com propriedades expansivas ao calor. Para averiguar a viabilidade deste produto propôs-se a construção de um protótipo através de resíduos de equipamentos eletrônicos e posteriormente analisou-se seu desempenho. Este trabalho teve a intenção de colaborar para a utilização da exploração tátil no aprender dos conhecimentos relacionados às disciplinas de Física e Matemática do Ensino Médio, e contribuir também no fornecimento de subsídios para a inclusão deste grupo de alunos em escolas regulares, profissionalizantes e de ensino superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-04T02:03:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/97231 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920150 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/97231 |
identifier_str_mv |
000920150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/1/000920150.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/2/000920150.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97231/3/000920150.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63fbeac59a3587b5ca8d0dffde9bcabd 4ca1b190bab82e554cc48eb5ea5c4eff ddf7a7a334259ed1c6129b177cf32d9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085290847502336 |