Attributes determining consumer preference for ethical cosmetics in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paola Graciano de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198675
Resumo: Uma das preocupações mais relevantes da sociedade no momento é o Meio Ambiente. Seguindo essa dinâmica, o Brasil mostra considerável potencial para indústrias sustentáveis, dada sua enorme biodiversidade. Especificamente, no que diz respeito à indústria da beleza, o Brasil está muito próximo dos padrões de consumo de lugares como os Estados Unidos e o Reino Unido. Explorando a lacuna em iniciativas ambientais para a indústria da beleza, esta dissertação visa fornecer informações sobre as preferências e perfis dos consumidores de cosméticos éticos através de uma investigação de atributos e valores realizados através de uma triangulação que reúne (a) conhecimento histórico de atributos preferidos de consumidores de cosméticos éticos em outros países (b) entrevistas semiestruturadas com 15 consumidores e 15 empresários brasileiros para confirmar dados prévios ou para adicionar novos insights, (c) seleção de uma escala psicométrica (VALS) para possivelmente estabelecer valores pessoais (d) dos atributos mais citados e (e) uma pesquisa online para identificar os atributos mais e menos preferidos da lista anterior e um conjunto de valores para caracterizar os respondentes. Os resultados da pesquisa retratam uma amostra muito homogênea com preferências bem definidas, com ênfase nos perfis Experimentador (jovem, impulsivo, enérgico e extravagante). Pensador (maduro, reflexivo, ordeiro, inquisitivo e intelectual) e Inovador (bem-sucedido, sofisticado, ativo). Como foi reconhecido em estudos anteriores, os consumidores não estão dispostos a desistir do desempenho para adotar uma conduta mais ética como compradores, mas encontrou-se evidências de que alguns grupos têm preocupações consideráveis com questões relativas à origem do produto e sua distribuição.
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