Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221674 |
Resumo: | Os serviços de transporte por aplicativo já fazem parte da rotina de muitas cidades ao redor do mundo e estão provocando profundas transformações nos hábitos de deslocamento das pessoas e, consequentemente, na demanda pelos diferentes serviços de transporte ofertados. O Fenômeno dos novos serviços de mobilidade se consolida num contexto onde novas diretrizes são propostas para o planejamento de transportes de forma que a priorização dos modos coletivos sobre os modos individuais se apresenta como um dos grandes desafios do desenvolvimento urbano sustentável. Este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos dos chamados fatores psicológicos sobre o comportamento de escolha em um cenário hipotético onde é ofertado um serviço de transporte coletivo sob demanda na cidade de Porto Alegre, RS. Foi preparado um referencial teórico que aborda o contexto dos novos serviços da chamada mobilidade compartilhada além das técnicas empregadas no desenvolvimento deste trabalho. Os dados foram coletados em uma pesquisa de preferência declarada aplicada na cidade. Os fatores psicológicos foram concebidos segundo a Teoria do Comportamento Planejado e mensurados através da Modelagem por Equações Estruturais (SEM). Por fim, um modelo híbrido de escolha foi produzido a partir do modelo Logit Multinomial (MNL). Os resultados revelaram que as atitudes foram os principais fatores influentes sobre a intenção em utilizar o transporte público. Constatou-se também que, ao ser incluída no modelo discreto, a intenção foi capaz de aprimorar o ajuste e consequentemente, o potencial preditor do modelo de escolha. Por fim, limitações encontradas no desenvolvimento deste trabalho e sugestões para trabalhos futuros são discutidas. |
id |
URGS_19b07d7bfb507cc14ba5564940d46080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221674 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Dutra, Diego LopesLarrañaga Uriarte, Ana Margarita2021-05-28T04:26:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/221674001126013Os serviços de transporte por aplicativo já fazem parte da rotina de muitas cidades ao redor do mundo e estão provocando profundas transformações nos hábitos de deslocamento das pessoas e, consequentemente, na demanda pelos diferentes serviços de transporte ofertados. O Fenômeno dos novos serviços de mobilidade se consolida num contexto onde novas diretrizes são propostas para o planejamento de transportes de forma que a priorização dos modos coletivos sobre os modos individuais se apresenta como um dos grandes desafios do desenvolvimento urbano sustentável. Este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos dos chamados fatores psicológicos sobre o comportamento de escolha em um cenário hipotético onde é ofertado um serviço de transporte coletivo sob demanda na cidade de Porto Alegre, RS. Foi preparado um referencial teórico que aborda o contexto dos novos serviços da chamada mobilidade compartilhada além das técnicas empregadas no desenvolvimento deste trabalho. Os dados foram coletados em uma pesquisa de preferência declarada aplicada na cidade. Os fatores psicológicos foram concebidos segundo a Teoria do Comportamento Planejado e mensurados através da Modelagem por Equações Estruturais (SEM). Por fim, um modelo híbrido de escolha foi produzido a partir do modelo Logit Multinomial (MNL). Os resultados revelaram que as atitudes foram os principais fatores influentes sobre a intenção em utilizar o transporte público. Constatou-se também que, ao ser incluída no modelo discreto, a intenção foi capaz de aprimorar o ajuste e consequentemente, o potencial preditor do modelo de escolha. Por fim, limitações encontradas no desenvolvimento deste trabalho e sugestões para trabalhos futuros são discutidas.The new shared mobility services have become part of transportation systems on many cities around the world. These services are issuing transformations on peoples transport behavior. Shared mobility has consolidated in a time where new policy guidelines for transportation planning are being adopted. Priorization of public transit over private, individual vehicles is one of the main challenges of urban sustainable development. This research intended to investigate the effects of the so-called psychological factors on transport behavior in a hypothetical setting where a new on-demand transit mode is offered in the city of Porto Alegre. The paper presents a theoretical review on the shared mobility services as well as the main techniques employed. The data was collect through a Stated Preference survey applied in the city. The psychological factors were conceived through the Theory of Planned Behavior and were estimated using Structural Equation Modelling (SEM). A Hybrid Choice Model was then developed through the multinomial logit model (MNL). Results revealed that Subjective Norms and Attitudes were the main contributors to Intention in utilizing public transit. Another main finding was that the inclusion of Intention on the Discrete Choice Model significantly improved its predictive power. Finally, a discussion on the limitations of this research as well as recommendations for future work are provided.application/pdfporTransporte de passageiroTransporte coletivoCompartilhamento de serviçosComportamento do consumidorMode choiceChoice modelPsychological factorsTheory of planned behaviorOn-demand transitTransporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126013.pdf.txt001126013.pdf.txtExtracted Texttext/plain220241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221674/2/001126013.pdf.txt406965406f3b4384510a0c62e97a3490MD52ORIGINAL001126013.pdfTexto completoapplication/pdf2865555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221674/1/001126013.pdf27a96c8511dc852d79255964656c905bMD5110183/2216742021-06-13 04:34:26.722582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-13T07:34:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
title |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
spellingShingle |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte Dutra, Diego Lopes Transporte de passageiro Transporte coletivo Compartilhamento de serviços Comportamento do consumidor Mode choice Choice model Psychological factors Theory of planned behavior On-demand transit |
title_short |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
title_full |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
title_fullStr |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
title_full_unstemmed |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
title_sort |
Transporte por ônibus sob demanda : aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na escolha do modo de transporte |
author |
Dutra, Diego Lopes |
author_facet |
Dutra, Diego Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Diego Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita |
contributor_str_mv |
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte de passageiro Transporte coletivo Compartilhamento de serviços Comportamento do consumidor |
topic |
Transporte de passageiro Transporte coletivo Compartilhamento de serviços Comportamento do consumidor Mode choice Choice model Psychological factors Theory of planned behavior On-demand transit |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mode choice Choice model Psychological factors Theory of planned behavior On-demand transit |
description |
Os serviços de transporte por aplicativo já fazem parte da rotina de muitas cidades ao redor do mundo e estão provocando profundas transformações nos hábitos de deslocamento das pessoas e, consequentemente, na demanda pelos diferentes serviços de transporte ofertados. O Fenômeno dos novos serviços de mobilidade se consolida num contexto onde novas diretrizes são propostas para o planejamento de transportes de forma que a priorização dos modos coletivos sobre os modos individuais se apresenta como um dos grandes desafios do desenvolvimento urbano sustentável. Este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos dos chamados fatores psicológicos sobre o comportamento de escolha em um cenário hipotético onde é ofertado um serviço de transporte coletivo sob demanda na cidade de Porto Alegre, RS. Foi preparado um referencial teórico que aborda o contexto dos novos serviços da chamada mobilidade compartilhada além das técnicas empregadas no desenvolvimento deste trabalho. Os dados foram coletados em uma pesquisa de preferência declarada aplicada na cidade. Os fatores psicológicos foram concebidos segundo a Teoria do Comportamento Planejado e mensurados através da Modelagem por Equações Estruturais (SEM). Por fim, um modelo híbrido de escolha foi produzido a partir do modelo Logit Multinomial (MNL). Os resultados revelaram que as atitudes foram os principais fatores influentes sobre a intenção em utilizar o transporte público. Constatou-se também que, ao ser incluída no modelo discreto, a intenção foi capaz de aprimorar o ajuste e consequentemente, o potencial preditor do modelo de escolha. Por fim, limitações encontradas no desenvolvimento deste trabalho e sugestões para trabalhos futuros são discutidas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-28T04:26:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221674 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221674 |
identifier_str_mv |
001126013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221674/2/001126013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221674/1/001126013.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
406965406f3b4384510a0c62e97a3490 27a96c8511dc852d79255964656c905b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085555137937408 |