Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schenkel, Camila Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151188
Resumo: A presente pesquisa investiga coletivos de arte contemporânea que trabalham com fotografia, considerando seus modos de produção e o tipo de atuação que desenvolvem nos cruzamentos entre os campos da arte, da fotografia documental e do fotojornalismo. Para isso, procura compreender os motivos que levam, em um contexto marcado pela afirmação da fotografia digital e da comunicação em rede, um número crescente de fotógrafos a investir em formas compartilhadas de autoria. A partir da opção por estudar a produção de três grupos formados entre 2003 e 2013 na cidade de São Paulo − Cia de Foto, Garapa e Trëma −, a pesquisa investiga como a atuação desses coletivos contribui para as discussões sobre fotografia, arte e autoria e para um tensionamento das fronteiras entre documento e ficção. Propõe-se, também, estabelecer relações entre os grupos que atualmente se dedicam à fotografia e outras práticas coletivas observadas no campo da arte ao longo do século XX. Se, devido à sua gênese automática, a fotografia foi por muito tempo vista como uma simples reprodução do real, a atuação desses coletivos evidencia que a imagem fotográfica é resultado de um processo de construção, que pode ser pensado, discutido e compartilhado por diferentes autores.
id URGS_21675933bd3e9b46fe13db5f3e044b04
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151188
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schenkel, Camila MonteiroSantos, Alexandre Ricardo dos2017-01-24T02:24:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/151188001010546A presente pesquisa investiga coletivos de arte contemporânea que trabalham com fotografia, considerando seus modos de produção e o tipo de atuação que desenvolvem nos cruzamentos entre os campos da arte, da fotografia documental e do fotojornalismo. Para isso, procura compreender os motivos que levam, em um contexto marcado pela afirmação da fotografia digital e da comunicação em rede, um número crescente de fotógrafos a investir em formas compartilhadas de autoria. A partir da opção por estudar a produção de três grupos formados entre 2003 e 2013 na cidade de São Paulo − Cia de Foto, Garapa e Trëma −, a pesquisa investiga como a atuação desses coletivos contribui para as discussões sobre fotografia, arte e autoria e para um tensionamento das fronteiras entre documento e ficção. Propõe-se, também, estabelecer relações entre os grupos que atualmente se dedicam à fotografia e outras práticas coletivas observadas no campo da arte ao longo do século XX. Se, devido à sua gênese automática, a fotografia foi por muito tempo vista como uma simples reprodução do real, a atuação desses coletivos evidencia que a imagem fotográfica é resultado de um processo de construção, que pode ser pensado, discutido e compartilhado por diferentes autores.This research investigates contemporary art collectives dedicated to photography, considering their work processes and activities developed in the intersections of art, documentary photography and photojournalism. In a context characterized by the expansion of digital photography and online communication, it analyzes the reasons why an increasing number of photographers is investing on shared forms of authorship. By focusing on three collectives formed between 2003 and 2013 in the city of São Paulo, the present thesis investigates how the activities of these groups contribute to the discussions about photography, visual arts and authorship, as well as to revise the boundaries between document and fiction. It also proposes to establish connections between groups that currently work with photography and other collective practices observed in the fields of art and photography over the 20th century. If, due to its automatic genesis, photography was considered for a long time as a mere reproduction of the real, the production of these collectives indicates that the photographic image is the result of a construction process, which can be conceived, discussed and shared by different authors.application/pdfporFotografiaColetivos de arteArte contemporâneaAutoriaArtePhotographyCollectivesContemporary artAuthorshipManter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001010546.pdf.txt001010546.pdf.txtExtracted Texttext/plain962321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151188/2/001010546.pdf.txtc0e4fae3a5fdb330436a87dd6f7d5b2aMD52ORIGINAL001010546.pdf001010546.pdfTexto completoapplication/pdf14213490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151188/1/001010546.pdf51840a7fc011182fb3588e8af30a14e4MD5110183/1511882022-06-29 04:45:10.764184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-29T07:45:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
title Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
spellingShingle Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
Schenkel, Camila Monteiro
Fotografia
Coletivos de arte
Arte contemporânea
Autoria
Arte
Photography
Collectives
Contemporary art
Authorship
title_short Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
title_full Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
title_fullStr Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
title_full_unstemmed Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
title_sort Manter os olhos abertos diante do abismo : a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea
author Schenkel, Camila Monteiro
author_facet Schenkel, Camila Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Alexandre Ricardo dos
contributor_str_mv Santos, Alexandre Ricardo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Coletivos de arte
Arte contemporânea
Autoria
Arte
topic Fotografia
Coletivos de arte
Arte contemporânea
Autoria
Arte
Photography
Collectives
Contemporary art
Authorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Collectives
Contemporary art
Authorship
description A presente pesquisa investiga coletivos de arte contemporânea que trabalham com fotografia, considerando seus modos de produção e o tipo de atuação que desenvolvem nos cruzamentos entre os campos da arte, da fotografia documental e do fotojornalismo. Para isso, procura compreender os motivos que levam, em um contexto marcado pela afirmação da fotografia digital e da comunicação em rede, um número crescente de fotógrafos a investir em formas compartilhadas de autoria. A partir da opção por estudar a produção de três grupos formados entre 2003 e 2013 na cidade de São Paulo − Cia de Foto, Garapa e Trëma −, a pesquisa investiga como a atuação desses coletivos contribui para as discussões sobre fotografia, arte e autoria e para um tensionamento das fronteiras entre documento e ficção. Propõe-se, também, estabelecer relações entre os grupos que atualmente se dedicam à fotografia e outras práticas coletivas observadas no campo da arte ao longo do século XX. Se, devido à sua gênese automática, a fotografia foi por muito tempo vista como uma simples reprodução do real, a atuação desses coletivos evidencia que a imagem fotográfica é resultado de um processo de construção, que pode ser pensado, discutido e compartilhado por diferentes autores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-24T02:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151188
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001010546
url http://hdl.handle.net/10183/151188
identifier_str_mv 001010546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151188/2/001010546.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151188/1/001010546.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c0e4fae3a5fdb330436a87dd6f7d5b2a
51840a7fc011182fb3588e8af30a14e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085391476195328