Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aigner, Carlos Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249815
Resumo: Esta pesquisa investiga como as práticas educativas e o espaço escolar, podem marcar as trajetórias de vida dos sujeitos e contribuir para a construção da cidadania, através do estudo do lugar. Pretende auxiliar na compreensão das produções materiais e simbólicas, que condicionam o modo de ser e de aprender dos sujeitos que integram a comunidade escolar. Descreve e analisa as narrativas e experiências didático-pedagógicas, realizadas em uma instituição municipal de ensino fundamental, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, privilegiando a observação de práticas dialógicas, que deram origem à produção de saberes e materiais didáticos que valorizam a história e a geografia do lugar, evidenciando a perspectiva dos sujeitos que formam a comunidade escolar. As atividades analisadas serviram como instrumento catalizador de relações dialógicas entre os diversos segmentos da comunidade escolar, promovendo ações educativas, que marcaram a trajetória dos sujeitos em suas comunidades. Tem como objetivo, contribuir para a compreensão do papel da escola pública e das atividades pedagógicas, voltadas à formação para a cidadania.
id URGS_2237a086da51409b0ad7a395357725df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249815
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Aigner, Carlos Henrique de OliveiraRego, Nelson2022-10-07T04:51:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/249815001151196Esta pesquisa investiga como as práticas educativas e o espaço escolar, podem marcar as trajetórias de vida dos sujeitos e contribuir para a construção da cidadania, através do estudo do lugar. Pretende auxiliar na compreensão das produções materiais e simbólicas, que condicionam o modo de ser e de aprender dos sujeitos que integram a comunidade escolar. Descreve e analisa as narrativas e experiências didático-pedagógicas, realizadas em uma instituição municipal de ensino fundamental, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, privilegiando a observação de práticas dialógicas, que deram origem à produção de saberes e materiais didáticos que valorizam a história e a geografia do lugar, evidenciando a perspectiva dos sujeitos que formam a comunidade escolar. As atividades analisadas serviram como instrumento catalizador de relações dialógicas entre os diversos segmentos da comunidade escolar, promovendo ações educativas, que marcaram a trajetória dos sujeitos em suas comunidades. Tem como objetivo, contribuir para a compreensão do papel da escola pública e das atividades pedagógicas, voltadas à formação para a cidadania.This research investigates how the educational practices and the school space can mark the life trajectories of the subjects and contribute to the construction of citizenship, through the study of the place. It intends to help in the understanding of material and symbolic productions, which condition the way of being and learning of the subjects that are parto f the school community. It describes and analyzes the narratives and didactic-pedagogical experiences, carried out in a municipal elementar and middle education institucion, located in the Restinga neighborhood, in Porto Alegre/RS, emphasizing the observations of dialogical practices, which gave rise to the production of knowledge and teaching materials that value the history and geography of the place, evidencing the perspective of the subjects who are part of the school community. Its objective is to contribute to the understanding of the role of the public school and of pedagogical activities, aimed at training for citizenship.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaPráticas educativasCidadaniaPlaceSchoolEducational practicesSubjectsCitizenshipEducação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151196.pdf.txt001151196.pdf.txtExtracted Texttext/plain505379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249815/2/001151196.pdf.txt3f6b9763c32614e5d86b484e877add15MD52ORIGINAL001151196.pdfTexto completoapplication/pdf6097444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249815/1/001151196.pdf7639c6322060e9e831aa9152ca1765b2MD5110183/2498152022-10-08 05:01:03.395382oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T08:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
title Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
spellingShingle Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
Aigner, Carlos Henrique de Oliveira
Geografia escolar
Ensino de geografia
Práticas educativas
Cidadania
Place
School
Educational practices
Subjects
Citizenship
title_short Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
title_full Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
title_fullStr Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
title_full_unstemmed Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
title_sort Educação e cidadania : prática dialógicas e instauradoras na escola
author Aigner, Carlos Henrique de Oliveira
author_facet Aigner, Carlos Henrique de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aigner, Carlos Henrique de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Práticas educativas
Cidadania
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Práticas educativas
Cidadania
Place
School
Educational practices
Subjects
Citizenship
dc.subject.eng.fl_str_mv Place
School
Educational practices
Subjects
Citizenship
description Esta pesquisa investiga como as práticas educativas e o espaço escolar, podem marcar as trajetórias de vida dos sujeitos e contribuir para a construção da cidadania, através do estudo do lugar. Pretende auxiliar na compreensão das produções materiais e simbólicas, que condicionam o modo de ser e de aprender dos sujeitos que integram a comunidade escolar. Descreve e analisa as narrativas e experiências didático-pedagógicas, realizadas em uma instituição municipal de ensino fundamental, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, privilegiando a observação de práticas dialógicas, que deram origem à produção de saberes e materiais didáticos que valorizam a história e a geografia do lugar, evidenciando a perspectiva dos sujeitos que formam a comunidade escolar. As atividades analisadas serviram como instrumento catalizador de relações dialógicas entre os diversos segmentos da comunidade escolar, promovendo ações educativas, que marcaram a trajetória dos sujeitos em suas comunidades. Tem como objetivo, contribuir para a compreensão do papel da escola pública e das atividades pedagógicas, voltadas à formação para a cidadania.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-07T04:51:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151196
url http://hdl.handle.net/10183/249815
identifier_str_mv 001151196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249815/2/001151196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249815/1/001151196.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f6b9763c32614e5d86b484e877add15
7639c6322060e9e831aa9152ca1765b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085598747164672