Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Melina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158155
Resumo: Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos a fim de compreender de maneira integrada os fatores cognitivos/neuropsicológicos e ambientais relacionados ao desempenho em leitura (precisão e fluência) de crianças. A amostra foi composta por 185 alunos, 78 (42,2%) meninos e 107 (57,8%) meninas, do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre e Belo Horizonte. No primeiro estudo, foram investigadas as variáveis cognitivas/neuropsicológicas e ambientais que melhor explicam o desempenho de leitura (precisão e fluência). Nas análises de regressão linear observou-se a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida (NSR) como melhores preditores na precisão de leitura, apoiando a hipótese de que o processamento fonológico é um contribuinte fundamental para a leitura no nível lexical. As variáveis ambientais importantes para leitura de palavras irregulares e fluência em leitura foram o nível socioeconômico (NSE) e o índice de desempenho (IDEB) da escola de origem. No segundo estudo, comparou-se o desempenho neuropsicológico, características comportamentais e ambientais de 3 grupos de crianças provenientes do estudo 1: com dificuldades de leitura/escrita (DLE); com dificuldade combinada de leitura/escrita e aritmética (DC) e sem dificuldades de aprendizagem (SD). Os grupos DLE e DC apresentaram desempenho estatisticamente inferior ao das crianças sem dificuldades de aprendizagem em consciência fonológica, NSR e memória de trabalho fonológica. O grupo DC apresentou desempenho inferior ao do grupo com DLE apenas em fluência verbal ortográfica. As crianças com dificuldades acadêmicas (DLE e DC) apresentaram maior escore no questionário de características de desatenção e hiperatividade e menor NSE. Os resultados contribuem para a compreensão de modelos multifatoriais (cognitivo/neuropsicológico, comportamental e ambiental) no desempenho da leitura e nas dificuldades de aprendizagem. Ambos os estudos mostram que a leitura no nível da palavra está mais relacionada às habilidades de processamento fonológico do que as habilidades visuoespaciais ou funções executivas, nas crianças avaliadas no quarto ano. É importante considerar a inserção de atividades para promover estas habilidades no currículo no Ensino Infantil e Ensino Fundamental como medida preventiva (primária e secundária) de dificuldades de leitura.
id URGS_28122a9617d4aad30bfe688c6bf8c198
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158155
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lima, MelinaSalles, Jerusa Fumagalli de2017-05-18T02:41:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/158155001021215Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos a fim de compreender de maneira integrada os fatores cognitivos/neuropsicológicos e ambientais relacionados ao desempenho em leitura (precisão e fluência) de crianças. A amostra foi composta por 185 alunos, 78 (42,2%) meninos e 107 (57,8%) meninas, do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre e Belo Horizonte. No primeiro estudo, foram investigadas as variáveis cognitivas/neuropsicológicas e ambientais que melhor explicam o desempenho de leitura (precisão e fluência). Nas análises de regressão linear observou-se a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida (NSR) como melhores preditores na precisão de leitura, apoiando a hipótese de que o processamento fonológico é um contribuinte fundamental para a leitura no nível lexical. As variáveis ambientais importantes para leitura de palavras irregulares e fluência em leitura foram o nível socioeconômico (NSE) e o índice de desempenho (IDEB) da escola de origem. No segundo estudo, comparou-se o desempenho neuropsicológico, características comportamentais e ambientais de 3 grupos de crianças provenientes do estudo 1: com dificuldades de leitura/escrita (DLE); com dificuldade combinada de leitura/escrita e aritmética (DC) e sem dificuldades de aprendizagem (SD). Os grupos DLE e DC apresentaram desempenho estatisticamente inferior ao das crianças sem dificuldades de aprendizagem em consciência fonológica, NSR e memória de trabalho fonológica. O grupo DC apresentou desempenho inferior ao do grupo com DLE apenas em fluência verbal ortográfica. As crianças com dificuldades acadêmicas (DLE e DC) apresentaram maior escore no questionário de características de desatenção e hiperatividade e menor NSE. Os resultados contribuem para a compreensão de modelos multifatoriais (cognitivo/neuropsicológico, comportamental e ambiental) no desempenho da leitura e nas dificuldades de aprendizagem. Ambos os estudos mostram que a leitura no nível da palavra está mais relacionada às habilidades de processamento fonológico do que as habilidades visuoespaciais ou funções executivas, nas crianças avaliadas no quarto ano. É importante considerar a inserção de atividades para promover estas habilidades no currículo no Ensino Infantil e Ensino Fundamental como medida preventiva (primária e secundária) de dificuldades de leitura.This dissertation consists of two studies conducted to understand cognitive, neuropsychological and environmental factors related to children’s reading performance (accuracy and fluency) in an integrated way. The sample consisted of 185 4th grade students, 78 (42.2%) boys and 107 (57.8%) girls, from public elementary schools from Porto Alegre city and Belo Horizonte city. In the first study, we investigated the cognitive and environmental variables that best explain the reading performance (accuracy and fluency). In linear regression analyzes observed phonological awareness and rapid serial nomination as best predictors of the accuracy, supporting the hypothesis that phonological processing is a key contributor to the reading on the lexical level. Important environmental variables for reading irregular words and fluency in reading were the socioeconomic status (SES) and the index of Brazilian education. In the second study, we compared the neuropsychological performance, behavioral and environmental characteristics of 3 groups of children from the study 1: difficulties with reading / writing (DLE); combined with reading / writing and arithmetic (DC) and without difficulty (SD). DLE and DC groups had statistically lower performance than children without learning difficulties in phonological awareness, NSR and phonological working memory. The DC group had underperformed the group with DLE only orthographic verbal fluency. Children with academic difficulties (DLE and DC) had higher scores on the questionnaire of inattention and hyperactivity characteristics and were from lower SES families. The results contribute to the understanding of multifactorial models for reading performance and learning difficulties, given the performance results from the interaction among different factors (cognitive/neuropsychological, behavioral and environmental). Both studies showed that the word reading level is more consistent related to phonological processing skills than visuospatial abilities and executive functions in this 4th grade sample. It is important to consider the inclusion of these skills in the curriculum in Infant and Primary Education as a preventive measure (primary and secondary) of reading difficulties.application/pdfporCriançasEnsino fundamentalLeituraConsciência fonológicaAritméticaNível socioeconômicoPsicologia cognitivaReadingFluencyPhonemic awarenessSocioeconomic statusLearning disabilityNeuropsychological profileDesempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientaisReading performance of 4th grade brazilian children : neuropsychological and environmental factorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001021215.pdf.txt001021215.pdf.txtExtracted Texttext/plain226258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158155/2/001021215.pdf.txtcda382804b6a8e15b1a0410967de5f89MD52ORIGINAL001021215.pdf001021215.pdfTexto completoapplication/pdf7621061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158155/1/001021215.pdff73c883255d3098bfe63de7cf8c11b79MD5110183/1581552022-04-20 05:10:26.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T08:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading performance of 4th grade brazilian children : neuropsychological and environmental factors
title Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
spellingShingle Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
Lima, Melina
Crianças
Ensino fundamental
Leitura
Consciência fonológica
Aritmética
Nível socioeconômico
Psicologia cognitiva
Reading
Fluency
Phonemic awareness
Socioeconomic status
Learning disability
Neuropsychological profile
title_short Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
title_full Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
title_fullStr Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
title_full_unstemmed Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
title_sort Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
author Lima, Melina
author_facet Lima, Melina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Melina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
contributor_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Ensino fundamental
Leitura
Consciência fonológica
Aritmética
Nível socioeconômico
Psicologia cognitiva
topic Crianças
Ensino fundamental
Leitura
Consciência fonológica
Aritmética
Nível socioeconômico
Psicologia cognitiva
Reading
Fluency
Phonemic awareness
Socioeconomic status
Learning disability
Neuropsychological profile
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Fluency
Phonemic awareness
Socioeconomic status
Learning disability
Neuropsychological profile
description Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos a fim de compreender de maneira integrada os fatores cognitivos/neuropsicológicos e ambientais relacionados ao desempenho em leitura (precisão e fluência) de crianças. A amostra foi composta por 185 alunos, 78 (42,2%) meninos e 107 (57,8%) meninas, do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre e Belo Horizonte. No primeiro estudo, foram investigadas as variáveis cognitivas/neuropsicológicas e ambientais que melhor explicam o desempenho de leitura (precisão e fluência). Nas análises de regressão linear observou-se a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida (NSR) como melhores preditores na precisão de leitura, apoiando a hipótese de que o processamento fonológico é um contribuinte fundamental para a leitura no nível lexical. As variáveis ambientais importantes para leitura de palavras irregulares e fluência em leitura foram o nível socioeconômico (NSE) e o índice de desempenho (IDEB) da escola de origem. No segundo estudo, comparou-se o desempenho neuropsicológico, características comportamentais e ambientais de 3 grupos de crianças provenientes do estudo 1: com dificuldades de leitura/escrita (DLE); com dificuldade combinada de leitura/escrita e aritmética (DC) e sem dificuldades de aprendizagem (SD). Os grupos DLE e DC apresentaram desempenho estatisticamente inferior ao das crianças sem dificuldades de aprendizagem em consciência fonológica, NSR e memória de trabalho fonológica. O grupo DC apresentou desempenho inferior ao do grupo com DLE apenas em fluência verbal ortográfica. As crianças com dificuldades acadêmicas (DLE e DC) apresentaram maior escore no questionário de características de desatenção e hiperatividade e menor NSE. Os resultados contribuem para a compreensão de modelos multifatoriais (cognitivo/neuropsicológico, comportamental e ambiental) no desempenho da leitura e nas dificuldades de aprendizagem. Ambos os estudos mostram que a leitura no nível da palavra está mais relacionada às habilidades de processamento fonológico do que as habilidades visuoespaciais ou funções executivas, nas crianças avaliadas no quarto ano. É importante considerar a inserção de atividades para promover estas habilidades no currículo no Ensino Infantil e Ensino Fundamental como medida preventiva (primária e secundária) de dificuldades de leitura.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-18T02:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158155
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021215
url http://hdl.handle.net/10183/158155
identifier_str_mv 001021215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158155/2/001021215.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158155/1/001021215.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda382804b6a8e15b1a0410967de5f89
f73c883255d3098bfe63de7cf8c11b79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309105016963072