Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandini, Heloisa Helena Motta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bandini, Carmen Silvia Motta, Ranciaro Neto, Adhemar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491
Resumo: Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes.
id USP-22_e0d722e50672e458d9f3985ab0d7a8c8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144491
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa RendaRelaciones entre lectura, conciencia fonológica y vocabulario en niños de bajos ingresosRelations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Childrenreadingvocabularyphonological awarenessattentionsocioeconomic statuslecturavocabularioconciencia fonológicaatenciónnivel socioeconómicoleituravocabulárioconsciência fonológicaatençãonível socioeconômico Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes. Conciencia fonológica, inteligencia, vocabulario y estatus socioeconómico se han considerado variables importantes para el aprendizaje de la lectura. Al mismo tiempo, el déficit de atención se ha relacionado con los malos resultados de lectura. El objetivo de este estudio fue investigar la correlación entre conciencia fonológica, vocabulario, inteligencia, atención enfocada y lectura en niños de bajo nivel socioeconómico expuestos a malas condiciones de enseñanza. En este estudio participaron 111 niños que pertenecen a las clases socioeconómicas D y E y fueron inscritos en una escuela pública. Los resultados indican correlaciones positivas entre las puntuaciones de vocabulario, inteligencia, conciencia fonológica y lectura. No fue encontrada correlación significativa entre la medida de atención y la aptitud para la lectura. Se encontró que la relación entre las variables en cuestión se mantiene incluso en poblaciones de bajos ingresos, sin embargo, la pobreza del entorno de enseñanza actúa como factor limitante para el desarrollo expansión de la capacidad de lectura de los estudiantes. Phonological awareness, intelligence, vocabulary and socioeconomic status (SES) have been considered important variables in the acquisition of reading. Nevertheless, attention deficit is associated to low reading performance. The purpose of this work was to investigate correlations among phonological awareness, vocabulary, intelligence, focused attention and reading skills in children with low SES exposed to a non-effective teaching environment. This study included 111 children belonging to socioeconomic classes D and E who were enrolled at a state school. Results pointed to a positive correlation among vocabulary, intelligence, phonological awareness and reading scores. There was no significant correlation between attention measures and reading ability. The relations among the variables continued, even in a population with low SES, although bad teaching environment acts as a limiting factor for the students’ development of their reading ability.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14449110.1590/1982-43272768201709Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 314-323Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 314-323Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 314-3231982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491/138839Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBandini, Heloisa Helena MottaBandini, Carmen Silvia MottaRanciaro Neto, Adhemar2018-03-19T17:21:04Zoai:revistas.usp.br:article/144491Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-03-19T17:21:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
Relaciones entre lectura, conciencia fonológica y vocabulario en niños de bajos ingresos
Relations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Children
title Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
spellingShingle Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
Bandini, Heloisa Helena Motta
reading
vocabulary
phonological awareness
attention
socioeconomic status
lectura
vocabulario
conciencia fonológica
atención
nivel socioeconómico
leitura
vocabulário
consciência fonológica
atenção
nível socioeconômico
title_short Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
title_full Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
title_fullStr Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
title_full_unstemmed Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
title_sort Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
author Bandini, Heloisa Helena Motta
author_facet Bandini, Heloisa Helena Motta
Bandini, Carmen Silvia Motta
Ranciaro Neto, Adhemar
author_role author
author2 Bandini, Carmen Silvia Motta
Ranciaro Neto, Adhemar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandini, Heloisa Helena Motta
Bandini, Carmen Silvia Motta
Ranciaro Neto, Adhemar
dc.subject.por.fl_str_mv reading
vocabulary
phonological awareness
attention
socioeconomic status
lectura
vocabulario
conciencia fonológica
atención
nivel socioeconómico
leitura
vocabulário
consciência fonológica
atenção
nível socioeconômico
topic reading
vocabulary
phonological awareness
attention
socioeconomic status
lectura
vocabulario
conciencia fonológica
atención
nivel socioeconómico
leitura
vocabulário
consciência fonológica
atenção
nível socioeconômico
description Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491
10.1590/1982-43272768201709
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272768201709
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491/138839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 314-323
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 314-323
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 314-323
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221835464278016