Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491 |
Resumo: | Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes. |
id |
USP-22_e0d722e50672e458d9f3985ab0d7a8c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144491 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa RendaRelaciones entre lectura, conciencia fonológica y vocabulario en niños de bajos ingresosRelations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Childrenreadingvocabularyphonological awarenessattentionsocioeconomic statuslecturavocabularioconciencia fonológicaatenciónnivel socioeconómicoleituravocabulárioconsciência fonológicaatençãonível socioeconômico Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes. Conciencia fonológica, inteligencia, vocabulario y estatus socioeconómico se han considerado variables importantes para el aprendizaje de la lectura. Al mismo tiempo, el déficit de atención se ha relacionado con los malos resultados de lectura. El objetivo de este estudio fue investigar la correlación entre conciencia fonológica, vocabulario, inteligencia, atención enfocada y lectura en niños de bajo nivel socioeconómico expuestos a malas condiciones de enseñanza. En este estudio participaron 111 niños que pertenecen a las clases socioeconómicas D y E y fueron inscritos en una escuela pública. Los resultados indican correlaciones positivas entre las puntuaciones de vocabulario, inteligencia, conciencia fonológica y lectura. No fue encontrada correlación significativa entre la medida de atención y la aptitud para la lectura. Se encontró que la relación entre las variables en cuestión se mantiene incluso en poblaciones de bajos ingresos, sin embargo, la pobreza del entorno de enseñanza actúa como factor limitante para el desarrollo expansión de la capacidad de lectura de los estudiantes. Phonological awareness, intelligence, vocabulary and socioeconomic status (SES) have been considered important variables in the acquisition of reading. Nevertheless, attention deficit is associated to low reading performance. The purpose of this work was to investigate correlations among phonological awareness, vocabulary, intelligence, focused attention and reading skills in children with low SES exposed to a non-effective teaching environment. This study included 111 children belonging to socioeconomic classes D and E who were enrolled at a state school. Results pointed to a positive correlation among vocabulary, intelligence, phonological awareness and reading scores. There was no significant correlation between attention measures and reading ability. The relations among the variables continued, even in a population with low SES, although bad teaching environment acts as a limiting factor for the students’ development of their reading ability.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14449110.1590/1982-43272768201709Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 314-323Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 314-323Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 314-3231982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491/138839Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBandini, Heloisa Helena MottaBandini, Carmen Silvia MottaRanciaro Neto, Adhemar2018-03-19T17:21:04Zoai:revistas.usp.br:article/144491Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-03-19T17:21:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda Relaciones entre lectura, conciencia fonológica y vocabulario en niños de bajos ingresos Relations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Children |
title |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda |
spellingShingle |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda Bandini, Heloisa Helena Motta reading vocabulary phonological awareness attention socioeconomic status lectura vocabulario conciencia fonológica atención nivel socioeconómico leitura vocabulário consciência fonológica atenção nível socioeconômico |
title_short |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda |
title_full |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda |
title_fullStr |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda |
title_full_unstemmed |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda |
title_sort |
Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda |
author |
Bandini, Heloisa Helena Motta |
author_facet |
Bandini, Heloisa Helena Motta Bandini, Carmen Silvia Motta Ranciaro Neto, Adhemar |
author_role |
author |
author2 |
Bandini, Carmen Silvia Motta Ranciaro Neto, Adhemar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandini, Heloisa Helena Motta Bandini, Carmen Silvia Motta Ranciaro Neto, Adhemar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reading vocabulary phonological awareness attention socioeconomic status lectura vocabulario conciencia fonológica atención nivel socioeconómico leitura vocabulário consciência fonológica atenção nível socioeconômico |
topic |
reading vocabulary phonological awareness attention socioeconomic status lectura vocabulario conciencia fonológica atención nivel socioeconómico leitura vocabulário consciência fonológica atenção nível socioeconômico |
description |
Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491 10.1590/1982-43272768201709 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-43272768201709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144491/138839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 314-323 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 314-323 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 314-323 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221835464278016 |