Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma colaboração do ensino da geografia com a psicanálise e educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200037 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo construir uma noção acerca da forma que os professores marcam os alunos e se tornam significativos para eles. Trata-se de uma investigação de mim mesmo em convívio com os outros e de inspiração psicanalítica. Considerar que a educação, independente do componente curricular, é uma tarefa fundamentalmente relacional aponta para a gestão da sala de aula como objeto a ser refletido. Isso porque a principal queixa que encontrei de professores não se relaciona com a dificuldade de aprender determinados conteúdos, mas com manifestações e gestos que esvaziam nossa autoridade. Nesse sentido, a mera renovação metodológica parece pouco efetiva. Apreendi a partir da minha experiência como professor sobre a importância da subjetividade docente, então viso também aportar ideias para a discussão da formação de professores na linha de Ensino de Geografia da UFRGS. Para tanto, este trabalho traz uma abordagem de educação pela visada psicanalítica, que leva em conta os alunos enquanto sujeitos e que enxerga como imponderável a afetação (no sentido dos afetos) e os resultados que se produzem em um encontro sujeito-sujeito. A escolha do instrumento de rodas de conversas livres com questões semi-estruturadas configurou parte da metodologia. A partir dessas escutas que fiz com alunos adolescentes de 4 escolas de Porto Alegre/RS sobre as marcas que eles tem, sobre aulas e professores significativos, discute-se o conceito de transferência enquanto o campo afetivo que se abre na relação professor-aluno e que permite que o professor seja escutado desde um lugar privilegiado e que propicia melhores condições de aprender. Características como “bom-humor”, “humildade”, “gentileza” e “carisma” foram levantadas como primordiais para o fazer docente a partir da fala dos alunos. Considerando as transformações do sujeito professor como constituintes do processo de formação para além da titulação inicial, a responsabilização é parte importante para reconhecer a centralidade do seu saber em uma aula. |
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Costa, Felipe Velho AzevedoKaercher, Nestor André2019-10-03T03:46:05Z2019http://hdl.handle.net/10183/200037001102625O presente trabalho tem por objetivo construir uma noção acerca da forma que os professores marcam os alunos e se tornam significativos para eles. Trata-se de uma investigação de mim mesmo em convívio com os outros e de inspiração psicanalítica. Considerar que a educação, independente do componente curricular, é uma tarefa fundamentalmente relacional aponta para a gestão da sala de aula como objeto a ser refletido. Isso porque a principal queixa que encontrei de professores não se relaciona com a dificuldade de aprender determinados conteúdos, mas com manifestações e gestos que esvaziam nossa autoridade. Nesse sentido, a mera renovação metodológica parece pouco efetiva. Apreendi a partir da minha experiência como professor sobre a importância da subjetividade docente, então viso também aportar ideias para a discussão da formação de professores na linha de Ensino de Geografia da UFRGS. Para tanto, este trabalho traz uma abordagem de educação pela visada psicanalítica, que leva em conta os alunos enquanto sujeitos e que enxerga como imponderável a afetação (no sentido dos afetos) e os resultados que se produzem em um encontro sujeito-sujeito. A escolha do instrumento de rodas de conversas livres com questões semi-estruturadas configurou parte da metodologia. A partir dessas escutas que fiz com alunos adolescentes de 4 escolas de Porto Alegre/RS sobre as marcas que eles tem, sobre aulas e professores significativos, discute-se o conceito de transferência enquanto o campo afetivo que se abre na relação professor-aluno e que permite que o professor seja escutado desde um lugar privilegiado e que propicia melhores condições de aprender. Características como “bom-humor”, “humildade”, “gentileza” e “carisma” foram levantadas como primordiais para o fazer docente a partir da fala dos alunos. Considerando as transformações do sujeito professor como constituintes do processo de formação para além da titulação inicial, a responsabilização é parte importante para reconhecer a centralidade do seu saber em uma aula.The present study aims to achieve a notion on how teachers impact students and become meaningful to them. Considering that education, regardless of the curricular component, is a fundamentally relational task indicates classroom management as an object to be pondered. That is because I have found the main complaint from teachers is not related to the struggle to learn certain matters, but rather concerning the acts and gestures that empty our authority. In that sense, mere methodological renewal seems of little effect. I have learned from my own experience as a teacher about the significance of educational subjectivity, therefore I target as well to deliver ideas for the discussion of teachers´ training in the Teaching Geography line of UFRGS. For this purpose, this work brings a psychoanalytical based approach of education, which regards students as active subjects and views as imponderable the affection and the outcome of a subject-to-subject encounter. Qualitative interviews was chosen as the methodological device. From these hearings I have conducted with teenagers from four different schools of Porto Alegre/RS about the marks they carry, about classes and meaningful teachers, the concept of transference is discussed as the affective field that opens up in the teacher-student relationship which allows the teacher to be heard from a privileged place and which enables the best learning conditions. Features such as “good humor”, “humility”, “kindness” and “charisma” were raised as primordial to allow the act of teaching coming from the students´ speech. Considering the transformations of the teacher subject as constitutive of the training process beyond the initial titulation, accountability is relevant for the recognition of the prominence of their own knowledge in a class.application/pdfporGeografia : EnsinoEducaçãoPsicanáliseFormação docenteSubjetividade e trabalhoRelação professor-alunoTransferenciaTeacher trainingTeaching subjectivityTeacher-student relationshipTransferenceDa busca de certezas à aceitação da dúvida : uma colaboração do ensino da geografia com a psicanálise e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102625.pdf.txt001102625.pdf.txtExtracted Texttext/plain197227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200037/2/001102625.pdf.txt653babac88bba8eb8c09fd7436d10049MD52ORIGINAL001102625.pdfTexto completoapplication/pdf1509744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200037/1/001102625.pdf67214e33f7f2420678f03b291d612b3cMD5110183/2000372019-10-04 03:49:04.580417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-04T06:49:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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