A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elsenbach, Claírton
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163472
Resumo: Este estudo buscou como objetivo mostrar como os professores da escola pesquisada construíram suas práticas pedagógicas a partir de uma proposta político-pedagógica diferenciada em sua organização, em seu discurso e em sua forma de transmissão do conhecimento. A análise realizada através dos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein indicou qual é o tipo de controle que o professor exerceu na prática pedagógica, e se existia ou não, um processo dialógico entre o transmissor e o adquirente. A análise destes aspectos na escola revelou um contexto social caracterizado por uma identidade própria quanto à distribuição, reprodução e mudança no código educacional: do de coleção para o de integração. Esta dissertação mostra uma prática pedagógica marcada pela permanente reflexão de como melhor construir o contexto escolar, pensando-se em professores que ensinam e aprendem, pensando-se em alunos que aprendem e ensinam, num dinamismo educacional onde as trocas cognitivas e sociais ocorreram numa rede de interações significativas visando à inclusão e à participação.
id URGS_2a6ad80dca8766607442c2056ad5205e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163472
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Elsenbach, ClaírtonVeit, Maria Helena Degani2017-06-27T02:27:29Z2002http://hdl.handle.net/10183/163472000341193Este estudo buscou como objetivo mostrar como os professores da escola pesquisada construíram suas práticas pedagógicas a partir de uma proposta político-pedagógica diferenciada em sua organização, em seu discurso e em sua forma de transmissão do conhecimento. A análise realizada através dos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein indicou qual é o tipo de controle que o professor exerceu na prática pedagógica, e se existia ou não, um processo dialógico entre o transmissor e o adquirente. A análise destes aspectos na escola revelou um contexto social caracterizado por uma identidade própria quanto à distribuição, reprodução e mudança no código educacional: do de coleção para o de integração. Esta dissertação mostra uma prática pedagógica marcada pela permanente reflexão de como melhor construir o contexto escolar, pensando-se em professores que ensinam e aprendem, pensando-se em alunos que aprendem e ensinam, num dinamismo educacional onde as trocas cognitivas e sociais ocorreram numa rede de interações significativas visando à inclusão e à participação.This study aims at showing that the teachers of the researched school have built their pedagogic practice departing from a new political pedagogic proposal different in its organization, discourse and in its way of knowledge transmission. The analysis accomplished through the concepts of classification and framing of the sociologist Basil Bernstein pointed out to the type of control the teacher exerced in the pedagogic practice and wheather or not these was a dialogical process between transmitter and acquirer. The analysis of there aspects in the school revealed a social context featured by a particular identity as to the distribution, reproduction and change in the educational code: from one characterized as colection to that one of integration. This dissertation shows a pedagogie practice marked by permanent reflection as to better construct the school context, aiming at teachers who both teach and learn, and students who do the same, in an educational dynamism where the social and cognitive interchanges took place in a web of remarkable interactions intending inclusion and paticipation.application/pdfporEnsino por ciclosEscola cidadãProfessorPrática pedagógicaIntegração escolarProcesso ensino-aprendizagemInclusão escolarBernstein, Basil, 1924-2000A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000341193.pdf000341193.pdfTexto completoapplication/pdf79345399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/1/000341193.pdfa6fdba98a0c4b699c4652d4ca59d0f2eMD51TEXT000341193.pdf.txt000341193.pdf.txtExtracted Texttext/plain353501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/2/000341193.pdf.txt299003d0d7da69884f85326df8873e1dMD52THUMBNAIL000341193.pdf.jpg000341193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/3/000341193.pdf.jpgea1428f22df0d785e12b63b9308508b4MD5310183/1634722021-08-18 04:27:58.684806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:27:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
title A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
spellingShingle A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
Elsenbach, Claírton
Ensino por ciclos
Escola cidadã
Professor
Prática pedagógica
Integração escolar
Processo ensino-aprendizagem
Inclusão escolar
Bernstein, Basil, 1924-2000
title_short A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
title_full A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
title_fullStr A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
title_full_unstemmed A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
title_sort A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
author Elsenbach, Claírton
author_facet Elsenbach, Claírton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elsenbach, Claírton
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veit, Maria Helena Degani
contributor_str_mv Veit, Maria Helena Degani
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por ciclos
Escola cidadã
Professor
Prática pedagógica
Integração escolar
Processo ensino-aprendizagem
Inclusão escolar
Bernstein, Basil, 1924-2000
topic Ensino por ciclos
Escola cidadã
Professor
Prática pedagógica
Integração escolar
Processo ensino-aprendizagem
Inclusão escolar
Bernstein, Basil, 1924-2000
description Este estudo buscou como objetivo mostrar como os professores da escola pesquisada construíram suas práticas pedagógicas a partir de uma proposta político-pedagógica diferenciada em sua organização, em seu discurso e em sua forma de transmissão do conhecimento. A análise realizada através dos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein indicou qual é o tipo de controle que o professor exerceu na prática pedagógica, e se existia ou não, um processo dialógico entre o transmissor e o adquirente. A análise destes aspectos na escola revelou um contexto social caracterizado por uma identidade própria quanto à distribuição, reprodução e mudança no código educacional: do de coleção para o de integração. Esta dissertação mostra uma prática pedagógica marcada pela permanente reflexão de como melhor construir o contexto escolar, pensando-se em professores que ensinam e aprendem, pensando-se em alunos que aprendem e ensinam, num dinamismo educacional onde as trocas cognitivas e sociais ocorreram numa rede de interações significativas visando à inclusão e à participação.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-27T02:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163472
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000341193
url http://hdl.handle.net/10183/163472
identifier_str_mv 000341193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/1/000341193.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/2/000341193.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163472/3/000341193.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6fdba98a0c4b699c4652d4ca59d0f2e
299003d0d7da69884f85326df8873e1d
ea1428f22df0d785e12b63b9308508b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085410118828032